Botos tucuxi e cor de rosa ameaçam boicotar Sairé

Marlisson Soares faz a advertência

A festa do Sairé, uma as mais tradicionais da região Oeste do Pará, realizada no mês de setembro na Vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, corre risco de não ter a participação dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, atrações principais da Festa.

O coordenador da festa tradicional turística, Marlisson Soares, esclareceu que os dirigentes dos botos Tucuxi e Cor de Rosa ameaçam não participar, pois segundo eles, falta menos de um mês para o evento, e a ajuda financeira por parte da Prefeitura e do governo do Estado, ainda não foi repassada. “Até agora a gente não tem recurso nenhum, os Botos não tem ainda nenhuma posição de repasse e esse é um problema que a gente está enfrentando hoje”, desabafou Marlisson Soares.

Outro impasse é em relação ao espaço onde é feita a tradicional disputa dos botos. Na Praça do Sairódromo ainda é possível encontrar restos de alegorias enferrujadas do ano passado. Um verdadeiro absurdo. Para que se tenha uma ideia do extremo da situação, desde o Sairé do ano passado não foi realizada nenhuma atividade ou limpeza no lugar.

Estruturas e restos de alegorias do ano passado ainda estão no Sairódromo

Moradores reclamam que todo ano é assim, e que já foram feitas promessas de construção de um local definitivo para o evento, porém até agora só promessas. Pior é que quando chega próximo ao dia da festa do Sairé, em um instante eles montam o palco, e fazem a Festa.

Sairé 2012: O evento, que há muito integra o calendário folclórico nacional, reúne milhares de visitantes e turistas, e sempre é organizado pela Prefeitura de Santarém e comunitários de Alter do Chão. Este ano, o Sairé está previsto para ser realizado no período de 13 a 17 de setembro. O único problema é que os coordenadores dos Botos ainda não viram a cor do dinheiro, que pode estar encantado em baixo de uma pedra, no fundo do rio. Mas desta vez, tudo indica que em local onde nem os Botos estão conseguindo encontrar.

Por: Carlos Cruz

8 comentários em “Botos tucuxi e cor de rosa ameaçam boicotar Sairé

  • 2 de setembro de 2012 em 22:00
    Permalink

    sou Sueli de Curitiba, faz 3 meses que comprei minha passagem para conhecer a festa do Boto se não tiver vai ser uma pena

    Resposta
  • 20 de agosto de 2012 em 16:34
    Permalink

    Todo ano é a mesma coisa, a sujeira q esse pessoal dos botos deixam la é brincadeira, e realmente o pessoal preguiçoso, o gente vamos trabalhar, vcs passam o ano sem fazer nada e de repente quer que que venha assim tão rapido, vcs gostam mesmo é de moleza

    Resposta
  • 20 de agosto de 2012 em 12:35
    Permalink

    Parceria! Esta é a saída honrosa. Temos o terrível hábito de dependermos sempre dos governos. Por outro lado, é até incoerente o governo municipal investir no Sairé (mesmo sabendo que é uma festa tradicional e que faz parte da nossa cultura), enquanto escolas estão abandonadas, sem falarmos de outros serviços básicos. Qual será o motivo de a festa de Parintins ser um sucesso a cada ano? Parcerias com empresas (turismo, comunicação…). O que dá certo em outros locais pode e deve ser copiado sim. Até o governo federal do PT, antes avesso à parcerias e privatizações, hoje dá o braço a torcer a tais soluções. Devemos fazer o mesmo. Todavia, falta aos responsáveis pelos botos tucuxi e cor de rosa, assim também como os organizadores do evento, PLANEJAMENTO. Há um mês para a festa do sairé, ainda dependem da ajuda do governo? Mãos a obra, gente. Já era tempo de estarmos planejando o sairé de 2013!!!

    Resposta
  • 20 de agosto de 2012 em 11:05
    Permalink

    O que falta para esse povo que dirige essas entidades é atitude, boa vontade, planejamento, visão de negócio enfim …. tudo. até o lixo que eles mesmos produziram esperam pela prefeitura ( que não esta nem aí) retirar. PÔ pessoal, vamos trabalhar melhor, não esperem por ninguém, façam vcs mesmo, organizem eventos, corram atrás de patrocinios, planejem as coisas e vcs vão ver que dá tudo certo. e mandam essa Prefeitura as favas, ponham os p/ correr quando estiverem aí posando de donos da festa querendo os créditos pelo evento.
    Politicos só servem pra isso mesmo!

    Resposta
  • 19 de agosto de 2012 em 22:17
    Permalink

    Pessoal, será que já não está passando da hora para elaboração de um plano \”B\” essa verba´do \”Governo\” vcs já sabem como são destinadas. E Os patrocinadores??? Ah!, não esqueçam que o \”Governo do estado\” não está nem aí pra Santarém, pois o foco do estado é Belém e cidades próximas…

    Resposta
  • 19 de agosto de 2012 em 00:12
    Permalink

    TODO ANO É A MESMA COISA, OH POVINHO PREGUIÇOSO, SÓ ESPERAM PELO PODER PÚBLICO, SE ESPELHEM EM JURUTI/PARINTINS, NÃO ESPERAM SÓ PELO GOVERNO, DESDE O DIA SEGUINTE DO TÉRMINO DO FESTIVAL, JÁ COMEÇAM A SE ORGANIZAR PARA O PRÓXIMO, AQUI EM ALTER DO CHÃO SÓ SE MEXEM SE O REPASSE DO GOVERNO VIER, VAMOS TRABALHAR PESSOAL E NÃO ESPERAR SÓ CAIR DO CÉU, ARREGASSEM AS MANGAS DAS CAMISAS E FAÇAM SEM PRECISAR DO PODER PÚBLICO. OPA DESCULPA IA ESQUECENDO NÃO PODEM NÉ AAAAAAAIIIIIIIIII QUE PREGUIÇA.

    Resposta
  • 18 de agosto de 2012 em 14:51
    Permalink

    Vamos fazer parceria, dê uma olhada no meu blog tenho um banner do impacto na coluna do meio, agradeço se puder colocar o meu banner.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *