Hospital Regional investe na segurança de profissionais e usuários

Brigadistas puseram em prática todo o conhecimento adquirido nos 10 dias de treinamento

Na primeira semana de setembro, aconteceu na área externa do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, a Simulação de Combate a Incêndio e Resgate para avaliar o desempenho prático dos profissionais que formaram a 4ª Turma da Brigada de Incêndio do HRBA. Durante a simulação os brigadistas puseram em prática todo o conhecimento adquirido nos 10 dias de treinamento, em que foram repassadas instruções de Resgate, Primeiros Socorros, Transporte de vítimas com fraturas e Combate a Incêndio, pelo Sgto. Uilcivaldo e Subtenente do Corpo de Bombeiros, Luiz Wanderley Ferreira dos Santos.

“O objetivo do treinamento é condicionar as equipes para, na hora de uma emergência, saber qual o posicionamento adequado, a sequencia das ações a serem desenvolvidas e também trabalhar a prevenção, uma vez que o fogo vem com características químicas e físicas. Uma atitude inadequada pode significar um acidente para a própria equipe e dificultar ainda mais as ações de socorro. Então, é primordial trabalhar nessa lógica da prevenção já com a situação de emergência instalada”, informou o Subtenente Wanderley.

Foram estudados os mecanismos de prevenção existentes no prédio. Em seguida, dadas orientações para o manuseio dos dispositivos móveis e dispositivos fixos, a utilização adequada dos aparelhos extintores, a mangueira de combate e a sequencia de atuação no caso de emergência, envolvendo as Brigadas de Evacuação, Combate e Primeiros Socorros.

Também como parte do treinamento, foi realizada uma Simulação de Resgate e Evacuação no interior do prédio, atividade inédita durante a atualização dos Brigadistas. Nessa etapa foram repassadas instruções de utilização dos equipamentos de segurança necessários para essa atuação.

“O que repassamos aos brigadistas do HRBA foi o conhecimento adquirido durante todo o nosso tempo de serviço. Procuramos demonstrar nos treinamentos para civis a necessidade do trabalho em conjunto. A metodologia foi a prática em ambientes com muita fumaça, baixa visibilidade, respiração restrita e uso adequado dos Aparelhos de Respiração Autônoma, para que em situação real os Brigadistas estejam preparados para que tudo ocorra bem. E que a nossa prioridade, que é a salvar vidas, seja atendida”, afirmou Marcelo Augusto Lopes Magalhães, do Corpo de Bombeiros.

Finalizando o treinamento, os Brigadistas foram levados à prática de Combate a Incêndio em local confinado, abandono de área e evacuação com vítimas. Nessa fase, houve a participação de todos os componentes da Brigada do HRBA, e não apenas a nova turma. O objetivo foi de avaliar as condições físicas dos componentes e o tempo de execução do resgate. Toda a ação foi coordenada pelo Enfermeiro Teysson Luiz, do Corpo de Bombeiros.

“Além do HRBA prestar serviços em saúde de média e alta complexidade, temos a responsabilidade de zelar pela integridade física de nossos profissionais e usuários. Recentemente, vimos em locais diferentes do país, incêndios ocorridos em hospitais. A melhor solução é sempre a prevenção. Mas, no caso de algo ocorrer precisamos estar preparados para lidar com a situação. Por isso, esse investimento na qualificação de nossos profissionais como brigadistas é fundamental para garantirmos a segurança de todas as pessoas que utilizam os serviços do Hospital Regional de Santarém diariamente”, afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

4 comentários em “Hospital Regional investe na segurança de profissionais e usuários

  • 18 de setembro de 2012 em 11:31
    Permalink

    Investir em segurança e prevenção é a melhor coisa a ser feita.

    Resposta
  • 18 de setembro de 2012 em 09:31
    Permalink

    Excelente iniciativa do HRBA. Que sirva de exemplo para os demais hospitais.

    Resposta
  • 17 de setembro de 2012 em 20:08
    Permalink

    Investir em segurança é sinal de responsabilidade e compromisso com usuários e profissionais. Parabéns ao HRBA.

    Resposta
  • 17 de setembro de 2012 em 19:37
    Permalink

    Realmente, vimos notícias de incêndios em hospitais, inclusive em Manaus. É muito bom saber que o HRBA se preocupa e investe na segurança de seus profissionais e usuários.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *