Vereador de Itaituba morre em Santarém

João Crente estava se recuperando de um AVC
João Crente estava se recuperando de um AVC

Morreu no último sábado, dia 29 de dezembro de 2012, m,ais precisamente às 21 horas, o vereador João Pereira dos Santos, mais conhecido por João Crente, do PMDB de Itaituba, no Oeste do Pará. João Crente estava internado em estado grave desde oi dia 25/12, no Hospital Menino de Jesus, em Itaituba, em coma induzido. Na quarta-feira, dia Regionalocorrida na cidade de Santarém por volta das 21 horas. Na terça feira, 26, ele foi transferido para o Hospital Regional de Santarém, porém, no sábado, devido seu estado de saúde ser bastante grave, veio a falecer. João Crente apresentou alguns problemas de saúde no ano de 2012, inclusive sofrendo um AVC. Decorrente da doença, ficou internado por vários dias em Santarém, mas com muito esforço conseguiu se recuperar, ficando com algumas sequelas. Outros problemas de saúde foram diagnosticados no Vereador. Um dos últimos compromissos políticos do vereador João Crente foi na inauguração da Escola Engenheiro Francisco Barros na comunidade de Campos Verdes. O Vereador fez parte da mesa de autoridades e falou sobre a inauguração da escola, dizendo que, estava muito contente com a conclusão da Escola que vai atender a comunidade.

Corpo do Vereador foi velado na Câmara Municipal
Corpo do Vereador foi velado na Câmara Municipal

Corpo do vereador foi velado em Itaituba: O corpo do vereador João Crente chegou a Itaituba na manhã de domingo, 30/12, às 9 horas no aeroporto municipal, onde amigos, colegas vereadores e familiares já o aguardavam. A prefeita eleita Eliene Nunes também esteve no aeroporto municipal. Segundo ela, o Vereador faria parte de seu governo, inclusive acompanhou a transição de governo na SEMINFRA. Em um carro do Corpo de Bombeiros, o caixão com o corpo do Vereador foi levado para o plenário da Câmara Municipal, onde ficou por algumas horas e depois foi levado para a sua residência na comunidade de Campo Verde, km 30. Na segunda-feira, dia 31/12, retornou para Itaituba, de onde seguiu para Santana do Araguaia, onde morou por vários anos. Amigos e parentes estiveram na Câmara de Vereadores prestando as últimas homenagens ao vereador João Crente, entre eles, a prefeita Eliene Nunes, deputado estadual Hilton Aguiar e colegas vereadores. O vereador Peninha, amigo e companheiro de partido, falou que foi uma honra trabalhar com João Crente, e que Itaituba perde um grande homem. João Crente era natural de Tupiranga (Tocantins) e seu corpo foi velado na terça feira, em Santana do Araguaia-PA.

João Crente foi o mais votado em 2004: João Pereira dos Santos foi eleito Vereador pela primeira vez em 2004, sendo o mais votado na época. Em 2008, foi reeleito novamente com mais de mil e setenta votos, pelo partido PMDB. Durante todos os oito anos de mandato trabalhou incansavelmente pelo povo de Itaituba, tendo destaque para a agricultura e o esporte, onde apresentou diversos requerimentos ofícios, aos poderes competentes solicitando as providências necessárias. Foi autor de mais de 900 requerimentos, 300 ofícios e diversos projetos, tais como: “Faça uma criança feliz”, que beneficiou bairros de Itaituba, Miritituba e Campo Verde. Foi autor de emendas com valores mais de quinhentos mil reais destinado para o esporte. Emendas para a agricultura somando um valor de mais de trezentos mil reais, com o objetivo de incentivar ao produtor rural. Um de seus maiores sonhos era a construção da escola Engenheiro Francisco Barros, que foi concluída. Diversos requerimentos que foram atendidos, tais como: construção de Poços artesianos; construção de Postos de Saúde na comunidade Jardim do Ouro; abertura, construção, revitalização de estradas vicinais. Incentivo a produção do cacau, na referida comunidade.

João Crente era natural do estado do Goiás, veio morar em Itaituba, mais precisamente no km 30, em 1997, onde constituiu família, casando-se pela segunda vez, tendo um filho. Exerceu a atividade com a extração de madeira. Mesmo na condição de empresário bem sucedido, sentia-se compelido a ingressar na carreira política para lutar pelas necessidades da população. Nas eleições de 2012, preferiu não ser candidato novamente, por não encontrar o apoio necessário por parte da administração municipal. Encerrou o seu mandato na certeza do dever cumprido naquilo que estive ao seu alcance. Com informações e fotos de Junior Ribeiro.

Por: Nazareno Santos

Um comentário em “Vereador de Itaituba morre em Santarém

  • 11 de janeiro de 2013 em 10:33
    Permalink

    sou itaitubense de coração tiamo itaituba estotu longe mais nunca te esqueserei

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *