Indústria teme que haja apagão de gás no segundo semestre
O uso do gás natural pelas termelétricas nos próximos meses pode resultar na falta do combustível para a indústria a partir do segundo semestre. A advertência é do presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Carlos Faria. Segundo ele, o industrial que opta pelo gás natural no Brasil sabe que há risco de ficar sem o insumo se situações como a atual, de reservatórios com nível baixo de água e todas as térmicas ligadas, se prolongarem. Isso ocorre, observou, porque a Petrobras, que detém o monopólio da distribuição do combustível, dá prioridade ao abastecimento das térmicas. O que sobra vai para a indústria.
Uma fonte do setor informou que um grande consumidor de gás natural no Espírito Santo recebeu ontem uma notificação da distribuidora local sobre a redução do fornecimento do gás. A Petrobras não quis confirmar a informação, alegando cláusula de confidencialidade nos contratos. Alguns são de fornecimento flexível, permitindo a substituição total ou parcial do volume contratado de gás natural por combustível alternativo, no caso de consumidores bicombustíveis.
— Ainda não está faltando gás para a indústria. Mas, se a estiagem continuar, é provável que a partir do segundo semestre a entrega de gás fique prejudicada — afirmou Faria.
Questionada sobre o temor dos empresários, a estatal informou que “reafirma que não há qualquer problema com relação à disponibilidade de gás para o mercado”.
Para o presidente da Anace, um racionamento branco, com redução voluntária do consumo de energia pelo setor produtivo, só seria possível numa situação em que o governo admitisse disponibilidade de energia próxima do limite.
— O racionamento branco só pode ser recomendado se o governo for muito, muito transparente. Se isso ocorrer, a indústria teria de ver sua carteira de pedidos e fazer uma redistribuição da produção. Se os pedidos estiverem mais fracos agora, por exemplo, eles podem antecipar um período de férias coletivas — explicou.
Faria descartou o risco de um apagão este ano. Mas, se 2013 for de chuvas abaixo das médias históricas, “há grandes chances de os brasileiros ficarem sem luz em 2014”.
Para a Anace, a utilização das termelétricas para poupar a água dos reservatórios é uma solução paliativa e cara, já que a energia é gerada a partir de gás natural, carvão e óleo diesel. Além disso, as térmicas, juntas, têm capacidade de geração de 14 mil megawatts-hora (MWh), a produção de Itaipu, ao passo que o consumo nacional é de 70 mil MWh.
— Estamos passando por essa situação hoje porque o governo não tem planejamento. Há térmicas que não saíram do papel, eólicas que não têm linha de transmissão e hidrelétricas sem reservatório por causa das regras ambientais — disse, ressaltando que o custo das térmicas será repassado a todos os consumidores o que reduzirá o desconto médio de 20% prometido pelo governo, para entre 10% e 14%.
Fonte: O Globo
OS GARGALOS DE UM GOVERNO INCERTO
O MINISTRO DE MINAS E ENÉRGIA EDSON LOBÃO diz uma coisa e o SECRETARIO DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENÉRGIA MRACIO ZIMMERMAN desmente. Qual a confiabilidade do governo Dilma Rousseff que paga os meios negros de comunicação para dar entender ao povo menos esclarecido que é um bom Governo.
O MINISTÉRIO DE ECONOMIA se desmoraliza por suas múltiplas projeções do Ministro Mantegapara enganar a sociedade ordeira e pacata deste País chamado brasil.
O GOVERNO TEM MEDO DE PLANEJAMENTO e o medo e de desmoralizar o desmoralizado como Ministério de Meio Ambiente, MINISTÉRIO DE MINAS E ENÉRGIA,MINISTÉRIO DE ECONOMIA, E O MINISTÉRIO PUBLICO e continua a sua leva para honra e gloria desta seita chamada PT.
O BRASIL faz parte dos Países que menos fizeram parte dos problemas Globais esse Governo gosta de aparecer em eventos estrangeiro mais não encara os problemas que estão em sua frente, por essa e outras o Brasil ocupa a quadragésima quinta posição no ranking de aqueles que fazem alguma coisa para a sociedade, eles até que tentaram roubar as ideias de JOÃO DE DEUS FERREIRA mais não tiveram sucesso com essa pratica contra JD, caso contrario eles estariam sorrindo com mais um golpe aplicado na sua trajetória. JD tem tudo para socorrer dez milhões de pessoas dessas causas climáticas a seca no Nordeste é uma questão desumana muito triste, aonde os prejudicados perde tudo, até a dignidade,secos Rios e igarapés e a poluição toma conta de tudo. Observe chuvas fora de época na JORDANIA que inunda tudo e ao contrario do RIO DE JANEIRO que é época de chuva que praticamente caem dentro da calha e a falta de profissionais que reconheça essas causas e irá continuar assim.
A SENSAÇÃO DE INSEGURANCA é publica e notória as pessoas andam assustadas pelas ruas deste País saem de casa e não sabe de volta, isso é incerteza a falta de empregos que vai ocupar milhões de pessoas o Governo se posiciona contra a criação de empregos e o próprio Governo não tem capacidade de criar empregos, quando você estiver comendo veja se seu vizinho está de barriga cheia, ele é um ser humano igual a você e precisa se alimentar.
EDSON LOUBÃO O MINISTRO DE MINAS E ENÉRGIA diz que Energia não vai faltar como se eles fossem os donos das chuvas e mandassem no Planeta, a equipe do Governo energético não responderam as perguntas na integra a que se destina feita pelos respectivos repórteres a equipe do Governo ficou alheio às perguntas, pois os mesmos não sabem de quase nadacomo preços gastos, vocês sabem muito mais que o Governo da energia não respondeu as perguntas dos repórteres. A equipe do Ministro Edson Lobão se enganou embromou e não responderam as perguntas dos repórteres.
OS CIENTISTAS DA DENGUE estão equivocados com as altas temperaturas, as altas temperaturas no Egito como em toda África não eclode os ovos dos AEDES AEGYPTIfora do tempo, até por que os ingredientes para a sua eclosão são chuvas acidas e a queima de álcool anidro aquele produzido por essa seita chamada PT, que produz muita acidez e os cientistas esconde essa informação da sociedade que paga as contas da incapacidade deste governo que vocês conhecem bem.
João De Deus Ferreira tem uma resposta para a dengue e isso só depende da sociedade dizer que querem ajuda e eu lhes enviarei comentando nos jornais de costume eu JD dividir a dengue em três tipos e um desses tipos pertence á classe mais sofredora e essa classe seráatendido primeiro por isso eu convido as emissoras de radio dos bairros da sua comunidadealtos falantes e aguardo o seu interesse. Fale com o Governo que quem não ajuda não atrapalha.
O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.
JOÃO DE DEUS FERREIRA