Informe RC
RESGATE COMPLICADO
Num Município conhecido internacionalmente como corredor de drogas, cheio de traficantes e criminosos perigosos vindos de vários estados, não deve ter causado surpresa aos policiais locais o sequestro vapt-vupt por 15 horas do filho de 21 anos de rico empresário de medicamentos, mobilizando a vinda para Santarém de policiais civis da capital especializados em lidar com este tipo de crime lotados na Divisão de Repreensão ao Crime Organizado “DRCO” e do “NAI” Núcleo de Apoio a Investigação, cujos trabalhos a mais de semana correm em segredo de Justiça sem conhecimento da imprensa e da maioria dos delegados lotados na Superintendência Regional. De positivo por enquanto só pistas: pagamento do resgate de 500 mil a 2 milhões de reais negociados pelo telefone da vítima, liberação do mesmo e a descoberta da casa num conjunto da Cohab que serviu de cativeiro pertencente a um pequeno vendedor de remédios, talvez freguês do genitor do seqüestrado, a verdade que combinado ou não houve o seqüestro, a liberdade do jovem foi paga, pelas pegadas deixadas só não descobrem os participantes se não quiserem. Na opinião de um velho policial, os atores (primários) são todos residentes na cidade. Os policiais visitantes a trabalho, deviam dar uma satisfação da demorada apuração nem que fosse no faz de contas, pois os d’aqui sem viaturas, combustível a conta gotas e sem material humano já desvendaram crimes piores.
ABSURDO DA JUSTIÇA
Clamor popular contra crime bárbaro praticado com requintes de perversidade contra vítimas indefesas, classificado como hediondo, não funciona contra os acusados mesmo quando ainda não tenham sido submetidos ao veredicto da Justiça? Pois é, os maiores “3” junto a outros “3” menores que assassinaram covardemente a tiro, coronhadas na cabeça, facadas e pauladas, um casal em Alter-do-Chão, com a mulher estuprada pela quadrilha e os mortos depenados de seus pertences, em menos de 20 dias foi desvendado pela Polícia, com os criminosos, usuários de drogas, presos e entregues à Justiça com pedido de prisão temporária dos acusados maiores e detenção dos “adolescentes”. Os maiores foram recolhidos a Penitenciária do Cucurunã, os menores, entre os quais se encontrava o pior de todos, autor do único disparo mortal, de idade indefinida, tomaram rumo da antiga FASEPA onde estavam alojados por tempo determinado em lei, inicialmente 45 dias e posteriormente 3 anos no máximo, se não fugissem antes para continuarem tirando vidas com aval de um Código Penal caduco. Só que essa barbárie recente, tomou caminho antes inimaginável. Não foi preciso fugir, os escórias sociais mirins foram liberados antes das festividades de Natal e Fim de Ano pela Justiça por despacho de um Juiz plantonista. Nada contra a decisão do magistrado, pode até estar embasado em leis, mas pelo alto índice de periculosidade da “meninada” entre os desfechos do crime, a sociedade não merecia este final afrontoso. Ainda dizem de Papai Noel não existir.
RETRATO DO BRASIL
Quer saber o que o povo brasileiro pensa do governo? Assista aos sábados o programa humorístico Zorra Total da TV Globo. É o retrato do Brasil no comando da presidente Dilma, maquinista do trem. Ainda faltam tomar vez no vagão o presidente da Câmara Federal e a poderosa internacional Rosemary Noronha, ex-chefa do escritório da Presidência da Republica em São Paulo, íntima de figuras coroadas do mundo político ligadas ao Palácio do Planalto, menos da companheira Dilma, que a demitiu depois de 10 anos de deslumbramentos, e da Polícia Federal que no comando da Operação Porto Seguro descobriu suas estripulias para perder o garimpo de venda de facilidades através de seus indicados a ocuparem cargos importantes nomeados no governo anterior no qual tinha prestígio. Foi pedido seu indiciamento por peculato e formação de quadrilha, mas ganhou dos companheiros um bom advogado para provar sua “inocência”, o ex Ministro da Justiça, Marcio Tomaz Bastos, o mesmo de Carlinhos Cachoeira.
A ESPERA DE BOQUITA
Comentam do maior faturamento “falam acima de 100 milhões” na administração anterior do PT (8 anos) ter sido da empresa Clean Service, encarregada da varrição de algumas artérias “com os garis trajando vermelho” e do recolhimento do lixo, com uma vantagem, despejavam a carga no pior lixão do País na colônia Perema, segundo a revista Veja, não era pesado por falta de balanças, “devia ser calculado por muitas mãos”, colocando no mínimo como suspeitas as faturas emitidas e pagas mensalmente pela prefeitura, no que pese após as eleições ter paralisado “greve” os serviços, deixando a cidade parecida com o aterro “sanitário” da Perema, alegando atraso nos pagamentos, voltando a operar mediante acerto com atividades reduzidas. Conclusão: comeu por 8 anos e cuspiu no prato. Como a mídia nacional divulga existir uma relação pecaminosa entre empresas coletoras de lixos e distribuidoras de remédios com algumas prefeituras, bom o Prefeito, que prega seriedade, se precaver desde agora e não deixar empresas como a Clean, com contrato a vencer em julho, e não dispõe de instrumentos para conferir os serviços, bamburrarem indevidamente com o dinheiro do povo, nem prometendo estampar um tucano em cada carro e num novo fardamento com as cores do pássaro.
PASSADO O SUSTO
Passado o susto de ter quase perdido a eleição de seu Vereador preferencial Henderson Pinto “DEM” para presidente da Câmara, o prefeito Alexandre Von depois dos ajustes necessários no secretariado para dar vez a dois 1°s suplentes, Marcilio Cunha “PMN”, afilhado do estadual Nélio Aguiar, e Paulo Gasolina “DEM”, do federal Lira Maia, o Prefeito mostrou estar plenamente entrosado pelos nomes apontados com o seu maior apoiador nas eleições passadas e de estar distante o sonho de muitos, inclusive de adversários que torciam por desentendimento precoce entre o prefeito e o deputado. O PT, detentor por 8 anos da sinecura política de uma das mais importantes prefeituras do Pará, que diz ir fazer oposição ao atual gestor com 2 representantes num Legislativo de 21 vereadores, sem contar com um Deputado, seus filiados, maioria desmotivados, desempregados, e a ex-Prefeita, única estrela no Município, ameaçada de ficar inelegível por 8 anos, deve estar sonhando alto. Vai suar a camisa por muito tempo, e ponha tempo nisto, para voltar ao que era em Santarém.
PROMESSA CUMPRIDA
Não causou surpresa do “educado” ex-prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos “PMDB” ter feito do vereador Antônio Picanço “PTB” presidente da Câmara Municipal, já que se diz dono de 9 votos num Legislativo de 15 membros, com a intenção passageira de criar obstáculos ao atual gestor médico Sérgio Monteiro, segundo colocado nas municipais de 2012 quando o ainda Prefeito refugado pela Justiça Eleitoral estava impedido de concorrer por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa, como dono de contas sujas, onde é acusado pelo TCU de fraudar e maquiar verbas do SUS, com recurso ainda a ser julgado pelo Supremo, não se sabe quando, mas que deve manter decisões anteriores do TRE e do TSE. Jardel que recusou fazer a transição “obrigatória” ao atual Prefeito, enfrenta os efeitos de sua soberba: uma auditagem feita por empresa “experct no ramo” pelo tempo necessário para apurar irregularidades nos seus 4 anos de convivência com o dinheiro público.
UMA BOA AJUDA
Continua na Ordem do Dia, no “Senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga na Praça da Matriz, a apreciação por parte dos “senadores” dos figurantes do primeiro escalão da administração do prefeito Alexandre Von, escolhidos sem ingerência de vereadores, a não ser da titular da secretaria municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito “antiga SMT”, engenheira Heloisa Almeida, pastora da Igreja da Paz, que falam ter sido indicada pelo idealizador da Praça da Bíblia, Vereador e soldado aposentado da PM do Pará, Reginaldo Campos, também vice-presidente da Câmara de Vereadores. Preocupados com a insegurança vivida pela população a opinião dos “senadores” é da titular da pasta, como religiosa, colaborar com a Polícia tentando afastar do trânsito da cidade os moto-taxistas piratas, sem habilitação, donos de folhas corridas que ocasionam maioria dos acidentes, atuando na ladroagem, com menores na garupa assaltando pessoas no centro e nas periferias, levando dinheiro, bolsas, cordões e celulares. A sugestão faz sentido, vítimas diárias chegam a dezenas.
COISA DE URGÊNCIA
Na administração da prefeita Maria do Carmo a secretaria de Turismo tinha como slogan os dizeres: Santarém Cidade Limpa-Turista Feliz, pelo estado atual da cidade neste início de governo a nova secretária, Irene Belo, deve ter verificado da intenção ter passado longe da realidade desejada, embora nem tudo de ruim ainda exposto possa ser debitado a ex-Prefeita que tinha montão de servidores imexíveis. Vamos ao finalmente: a Secretária, que mantém laços com a comunidade da Vila de Alter-do-Chão, “seu esposo é proprietário do Belo Alter Hotel” deve fazer com urgência uma visita a ilha de praia em frente e verificar o estado lamentável da fedentina e depredação que se encontram os banheiros químicos a disposição dos banhistas, trocar e obrigar os “donatários” das barracas, onde os banhistas são extorquidos nos preços abusivos da alimentação diante das barbas da anterior direção do Procon, a limparem diariamente, sob pena de perderem a “concessão”. Os freqüentadores do local agradecem.
TARADÃO
Diariamente a mídia nacional divulga todo tipo de crimes praticados no País. Alguns ganham o mundo se tornando manchetes internacionais, merecedores de serem inseridos no Guinnes Book. Pedofilia, assaltos seguido de mortes, vítimas de balas perdidas, violência contra mulheres, guerra urbana entre policiais versus bandidos, prostituição infantil, consumo de drogas, estão se tornando banalidades. No Distrito de Penha do Cassiano, no Município de Governador Valadares em Minas Gerais, rapaz de 21 anos foi preso por ter estuprado idosa aposentada de 92. Um neto da avançada “balzaquiana” flagrou o tarado e a parceira nus numa cama de casal. Levada a um hospital pelo parente foi constatado o ato sexual “permitido” e da vovó estar 100% em forma. Bom, né?
MILHARES NA FILA
Com julgamento e condenação pelo Supremo de 25 dos 38 réus do mensalão, os olhos da sociedade, fartos de impunidade, se voltam para os políticos com mandatos cujos processos gozam de foro privilegiado e se encontram a décadas parados a espera de um final (transitado em julgado) para com o tempo “coisa de século” a Lei da Ficha Limpa possa ser aplicada sem contestação por advogados de donos de contas sujas, constatadas por Tribunais de Contas, como ocorrem no presente. Atualmente existem no âmbito da Polícia Federal 4000 inquéritos sobre desvios de recursos públicos e corrupção envolvendo prefeituras de todo o país com centenas de prefeitos, e ex, investigados. No Pará próximo a duzentos fazem parte dessa estatística, fora mais de 300 ações “num universo nacional de 25000” fazendo fila para serem apreciados até dezembro deste ano pelos Tribunais de Justiça dos Estados, ajuizadas até fins de 2011. Moral da história: sai ano entra ano e tudo fica como está.
BONS NEGÓCIOS
Devido a fragilidade de leis, figuram como bons negócios, a quem queira faturar e embolsar dinheiro fácil, a criação de partidos políticos “os nanicos” para receberem recursos do Fundo Partidário, espaço na propaganda eleitoral obrigatória e servirem de aluguel em ano eleitoral, e instituição religiosa, isenta do recolhimento de tributos. Do 1° negócio, semana passada, por 5 minutos tomou tempo em horário nobre das TVs em cadeia nacional o Partido Humanista da Solidariedade “PHS”, não disse para que veio, nem seus propósitos, mas ofereceu vaga a quem deseja ser Deputado em 2014. Do 2°, em Pernambuco, pastor da Assembléia de Deus e esposa foram presos e indiciados pela Polícia (réus confessos) por abuso sexual contra menores de 12 a 17 anos. Expulsos da Igreja fundaram a Assembléia de Deus Mistério e Missões, para fazerem novas vítimas, graças as facilidades oferecidas no Brasil a quem queira fazer um bom negócio.