‘Nunca detectei esse conluio’, diz Ayres Britto sobre declaração de Joaquim Barbosa
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Carlos Ayres Britto disse nesta quarta-feira, no Rio, que nunca detectou um conluio no Judiciário brasileiro, contrariando a declaração do atual comandante dos dois órgãos, o ministro Joaquim Barbosa. Na terça-feira, durante o julgamento de um magistrado no conselho, Barbosa declarou que “esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso”.
Ayres Britto afirmou que tinha lido “de relance” as declarações do ex-colega de Corte e que não queria entrar na discussão. Mas, fez questão de dizer que não percebeu o conluio ao qual se referiu Barbosa.
– No meu período de presidente, nunca identifiquei esse conluio, nem no meu período de ministro. Agora, não quero entrar no mérito desse discussão – disse ele a jornalistas, após participar do seminário “A importância da liberdade de expressão no desenvolvimento de uma nação”, promovido pelo Centro Global da Universidade de Columbia, no Rio.
O ex-presidente do STF declarou que “o Poder Judiciário, no seu atacado institucional, é de muito boa qualidade”:
– Eu, pela experiência de vida, pelos elementos de que disponho, dados informativos, contatos pessoais, debates, o meu juízo sobre o Judiciário brasileiro é amplamente afirmativo. O Judiciário é de boa qualidade, e o país não tem motivos para maiores preocupações com seu Poder Judiciário. Há disfunções? Há distorções? Sem dúvida e estão paulatinamente sendo objeto de corretivos. E o CNJ cumpre um papel necessário, essencial e eminente na correção desses rumos.
E acrescentou:
– Na minha experiência, nunca detectei, nunca percebi esse conluio como característica central, absolutamente, do Poder Judiciário. E meu juízo sobre o Poder Judiciário brasileiro é favorável, afirmativo. Temos um Judiciário de qualidade. O CNJ existe para isso e vem cumprindo bem seu papel.
Fonte: O Globo
o Joaquim Barbosa está fazendo o que poucos tem coragem \”está mostrando o lado sujo da Lei
o Joaquim Barbosa está fazendo o que poucos tem corragem \”está mostrando o lado sujo da Lei