Hospital Regional de Santarém implanta o Comitê de Humanização
Alinhado às diretrizes da Politica Nacional de Humanização (PNH), o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, nomeou na última semana, os membros do Comitê de Humanização do HRBA. A iniciativa surgiu a partir dos debates realizados no I Seminário Macrorregional do Norte, realizado nos dias 20 e 21 de março, em Manaus (AM).
No evento discutiu-se sobre a importância de inserir a Sociedade no processo de melhoria contínua dos Serviços de Saúde Pública no Brasil. A Presidente do Comitê de Humanização, a Diretora Administrativo-Financeira do HRBA, Meredith Barcelos, falou que a sua participação e da Coordenadora do Grupo de Humanização, Gabriela Fortes, no Seminário foi determinante para a implantação do Comitê. “Nós temos diversas atividades relacionadas à Humanização dentro do HRBA. Mas, eram atividades que não estavam organizadas dentro de um Planejamento Institucional único. A PNH preconiza isso. A partir deste Seminário, nós decidimos mudar a estratégia de trabalho para que todos os requisitos da PNH fossem contemplados. Dessa forma, o HRBA se torna pioneiro na aplicação integral da PNH em nossa região”, falou a Presidente.
O seminário contou com a participação de todas as cidades do norte e um dos pontos base da discussão foi o envolvimento de toda a Sociedade. “Nós discutimos a participação da Sociedade, do Usuário do Trabalhador, do Gestor, a formação dos profissionais, a integralidade do serviço, a interdisciplinaridade, a transversalidade e tudo o que a PNH preconiza. Fizemos várias reuniões, rodas de conversas e dentro dessas rodas cada um foi expondo a sua forma de trabalhar a PNH”, enfatizou Meredith.
No total, 15 pessoas, ligadas aos mais diversos serviços do HRBA, usuários e convidados passam a integrar o Comitê. Segundo o Diretor Geral do HRBA, a implantação do Comitê de Humanização traz benefícios diretos aos usuários, profissionais e acompanhantes. ”É impossível pensarmos numa assistência à saúde com qualidade e segurança sem que a Humanização seja um requisito fundamental. E é importante lembrar que a Humanização deve estar presente em todas as relações, sejam elas entre profissionais e usuários, o hospital e seus profissionais e, também, entre os próprios profissionais. O Comitê, alinhado à Política Nacional de Humanização, determinará as diretrizes dos trabalhos dentro do HRBA. Com certeza essa ação contribuirá para a melhoria contínua dos serviços do Hospital, e os maiores beneficiados são os nossos usuários”, concluiu Hebert.
O Comitê de Humanização é composto por representantes do Serviço de Fisioterapia, Psicologia, Recursos Humanos, Enfermagem, Serviço Social, Serviço de Atendimento ao Usuário, Recepção e Atendimento, Educação Permanente, Hotelaria, Comunicação, Qualidade, Corpo Docente, Clínica Médica, Usuários e SESPA.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA
Que excelente iniciativa do HRBA. Que sirva de exemplo para os demais hospitais de nossa cidade.
Que excelente iniciativa do HRBA. Que sirva de exemplo para os demais hospitais de nossa cidade.