Praça do Mirante abandonada pelo Poder Público

Praça do Mirante
Praça do Mirante

Seis anos depois de inaugurada, a Praça do Mirante, localizada na área da Antiga Fortaleza do Tapajós, na orla de Santarém, virou alvo de denúncia de parlamentares na sessão de segunda-feira, 22, da Câmara Municipal de Santarém. O Vereador Júnior Tapajós (PMDB) cobrou melhorias na Praça do Mirante, que se encontra em situação de abandono.

O local é considerado ponto turístico da cidade, mas aos poucos vem perdendo o público local e os visitantes que vem de outros municípios, estados e países. Anexo a Praça do Mirante também fica localizada a escadaria José Miguel Lisboa de Mendonça que dá acesso à Praça pela Avenida Adriano Pimentel.

Os donos de quiosques que vendem na praça alegam que a falta de segurança e a falta de iluminação nos arredores é o que mais contribuiu para afastar os freqüentadores do Mirante.

De acordo com o vereador Júnior Tapajós, no início, logo após ser inaugurada, vários eventos como apresentações de danças, eram realizados na praça. “Vamos valorizar um espaço que custou caro para ser construído e merece ser melhor aproveitado”, destaca.

Júnior Tapajós pediu uma atenção maior, via documento, das secretarias municipais de Cultura e Turismo, para que direcionem alguns dos eventos culturais e artísticos de pequeno porte à Praça do Mirante.

HISTÓRICO: Localizada em uma colina no centro da cidade, a Praça do Mirante atrai olhares de quem visita Santarém. A construção da Fortaleza serviu para evitar a invasão de inimigos, teve seu início em 1693 pelo português Francisco da Costa Galvão. Com a morte dele, as obras continuaram sob o comando de seu filho Manoel da Mota de Siqueira, mas a inauguração ocorreu em 1697, mesmo não estando definitivamente concluída.

Após várias renovações, a última tentativa de recuperação do forte foi em 1867, onde o governo imperial enviou seis peças de artilharia, calibre 6, para serem instaladas no local. Como os trabalhos não foram terminados, as peças ficaram, por quase um século, no leito da atual Rua Galdino Veloso. Hoje, dois canhões encontram-se na Praça do Centenário.

Quem passa no local não observa qualquer traço restante da Fortaleza, mas a praça representa um marco histórico importante de nosso Município, além de oferecer uma visão privilegiada do encontro das águas.

Fonte: RG 15/O Impacto

4 comentários em “Praça do Mirante abandonada pelo Poder Público

  • 25 de Abril de 2013 em 07:13
    Permalink

    O Poder Público tem o dever de zelar pela Cidade no geral. Os operadores de quiosques instalados naquele logradoura ( Praça do Mirante ), bem que poderiam também melhorar o atendimento ao público que ali frequenta. Na verdade, praticam-se varios eventos para que ali, tudo fique a desejar pelos frequentadores : O Poder Público não se faz presente, e os operadores dos estabelecimentos ali instalados, prestam um péssimo serviço a seus clientes. Se esses dois pontos melhorarem, os frequentadores agradecem.

    Resposta
  • 24 de Abril de 2013 em 17:39
    Permalink

    Lastima saber que aquele local lindo está abandonado, largado …
    Muito triste tbm se agora no dia 1º de maio o Alexandre Von não for fazer uma visita aquele funcionário Clean, da empresa que recolhe o lixo, aquele rapaz simples, trabalhador honesto, cidadão, eleitor, aquele homem que foi estupidamente atropelado enquanto trabalhava a noite recolhendo o lixo , atroplelado por um motorista embregado! O Von ir visitá-lo e os seus Secretários de Governo que quisessem o acompanhar nesse exemplo de solidariedade e força aquele rapaz que perdeu a perna no acidente. Ocasiões desse tipo não precisam de convite , basta fazer o que o coração manda! Vai la Prefeito, visitar o rapaz que por pouco não morreu! Vai lá e chame a imprensa pra acompanhá-lo pois isso sim deve ser divulgado pra todos verem que o Sr.está consternado e dando apoio aquele pobre rapaz que por pouco não perdeu a vida. O Sr. Alexandre Von, deveria aproveitar a oportunidade e dizer para os repórteres que o Sr. é totalmente a favor da lei seca no transito! Isso serveria de exemplo pra muito marmanjo irresponsavel que ao lhe ver falando, pensaria no mínimo 2 vezes antes de avacalhar a cidade que o Sr. comanda, que o Sr. é um homem que se importa de verdade com os cidadãos sejam principalmente qando é uma pessoa que passou o que esse rapaz que quase morreu , passou.

    Resposta
  • 24 de Abril de 2013 em 12:06
    Permalink

    a cidade esta muito suja e onde sai os barcos tem um monte de lixo,seu prefeito a frente da cidade a linda mas esta completamente tomada de lixo,vamos cuidar da cidade como ela merece???????????????????????????

    Resposta
  • 24 de Abril de 2013 em 10:26
    Permalink

    para lembrar aos nossos historiadores , que dois canhões estão no aeroporto e dois na área da antiga sudam (UFOPA)

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *