Coluna Impacto

Sem Título-1Congresso

A coluna se congratula com os amigos Soane – Sagri Belém, Otávio Macedo e Chiquito – Sagri Santarém e, Milena Fonseca – Sagri Belém – filha de Eduardo Fonseca (foto), que participaram do III Congresso Nacional de Feijão – Caupi, realizado de 22 a 24 deste mês, em Recife PE.

Descaso

Seis anos depois de inaugurada, a Praça do Mirante, localizada na área da Antiga Fortaleza do Tapajós, virou alvo de denúncias de parlamentares na sessão de segunda-feira, 22, da Câmara Municipal de Santarém. O Vereador Júnior Tapajós (PMDB) cobrou melhorias na Praça do Mirante, que se encontra em situação de abandono. O local é considerado ponto turístico da cidade, mas aos poucos vem perdendo o público local e os visitantes que vem de outros municípios, estados e países. Os donos de quiosques que vendem na praça alegam que a falta de segurança e a falta de iluminação nos arredores é o que mais contribuiu para afastar os freqüentadores do Mirante. No início, logo após ser inaugurada, vários eventos como apresentações de danças, eram realizados na praça.

Óbidos

As ruas do município de Óbidos estão tomadas por buracos e a reclamação é geral. Nos bairros de periferia o caso é mais grave, onde enormes crateras se abriram por conta do período invernoso, sem falar no lixo que se acumula. O prefeito Mário Henrique até agora não conseguiu agir de forma contundente para evitar esses transtornos. A estrada PA 254, que liga ao aeroporto da cidade, está completamente tomada por buracos, em todo seu  percurso. Já se passaram mais de 110 dias do novo Governo Municipal e nada foi feito para melhorar. A saúde continua a desejar, com falta de médicos; as ruas da cidade encontram-se abandonadas; falta água e energia na cidade. A população já começa a se impacientar com a situação.  Já tem gente com saudade do ex-prefeito Jaime Silva.

Polêmica

No próximo dia 03 de maio (sexta-feira), o município de Itaituba vai sediar um grande movimento em defesa da Legalização da garimpagem, quando serão feitos questionamentos e se debaterá com maior dimensão o Decreto 174, criado pelo governo do Estado no dia 5 de abril e anunciado no dia 15 de abril deste ano, deixando apreensivos milhares de garimpeiros e a população de Itaituba e região abalada em face do temor de um grande descalabro econômico, já que a economia é alicerçada na exploração mineral. O encontro vai ocorrer nas dependências do Clube Atlético Cearense.

CLT

O vereador Ronan Liberal Jr teve requerimento aprovado por unanimidade, na Câmara, solicitando a realização de uma Sessão Especial no próximo dia 03 de maio (sexta-feira, para homenagear e debater sobre a importância da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), que está completando 70 anos de criada. Outra boa iniciativa do Vereador foi solicitar ao Poder Executivo que realize campanhas educativas de orientações preventivas aos ciclistas de Santarém, quanto às normas de trânsito, para que se diminua a alta incidência de acidentes entre os usuários de bicicleta.

Nélio e mototaxistas

O deputado Nélio Aguiar (PMN) está trabalhando para garantir a qualificação dos mototaxistas  de Santarém, através da realização de cursos oferecidos pela Secretaria de Estado de Emprego e Renda (Seter). O parlamentar esteve reunido com o  presidente do sindicato de mototaxistas de Santarém, José Raimundo Santos e  também de Paragomias, José Gomes, no último dia 17. Na pauta da reunião o pedido para que  Deputado  interceda junto a Seter para garantir a disponibilidade de cursos profissionalizantes para os mototaxistas dos dois municípios. Os mototaxistas de Santarém solicitaram, ainda, a padronização dos pontos de mototaxi no Município, de acordo com o  modelo adotado em Paragominas que contém abrigos, banheiros e água.

Retificando

Na coluna Bocão, quando o articulista informa que o vice-governador Helenilson Pontes, sem ambiente com o deputado Arnaldo Jordy, deverá se filiar no PSDB. Na verdade, Helenilson deverá se filiar no PSD.

Retoques

1Um leitor da coluna informa que seu cão da marca Cocker (foto) sumiu de sua residência e pede para a pessoa que o encontrar, entrar em contato pelos telefones: (93) 9129-6267 e 8112-8749, que será recompensado com a quantia de R$ 200.00. * Prefeitura de Santarém esclarece que a palavra Sairé continuará a ser grafada com a letra “S”, de acordo com decisão dos comunitários da vila balneária de Alter do Chão. * A direção do Hospital Municipal de Santarém/ Pronto Socorro Municipal (HMS/PSM) anuncia, em entrevista coletiva, nesta sexta-feira, 26, às 09h, no auditório do HMS, o novo sistema de entrada e saída de pacientes, acompanhantes e colaboradores no HMS/PSM, que passará a ser pela Avenida Presidente Vargas. * Policiais civis de Manaus encontram-se em Itaituba, dando prosseguimento nas investigações a respeito do roubo de 26 quilos de ouro no Aeroclube da capital amazonense. Os policiais tentam descobrir se há alguma ligação de pessoas de Itaituba com o roubo. * Prefeito Alexandre Von, em nota encaminhada à redação, esclarece que não autorizou o aumento da tarifa de transporte coletivo urbano, bem como a manifestação do Conselho Municipal de Transporte não reflete a posição do Prefeito que, oportunamente, avaliará a planilha de custos, antes de tomar qualquer decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *