Empresários revoltados com mudança na data do Sairé

Rede hoteleira será a mais prejudicada, pois ja vedeu pacotes turísticos
Rede hoteleira será a mais prejudicada, pois ja vendeu pacotes turísticos

A alteração da data para a realização do Festival do Sairé de 09 A 13 de setembro, para 19 a 23 do mesmo mês mexeu com os nervos de proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes, de Alter do Chão, em Santarém, Oeste do Pará. Para os empresários, faltou visão de negócios nos coordenadores do evento, juntamente com a administração de Santarém (Secretaria Municipal de Cultura), para que chegassem a mudar a data sem consultar principalmente os donos de hotéis.
Segundo os empresários, desde o final do Sairé do ano passado, centenas de pacotes turísticos em hotéis e pousadas foram vendidos, parte para turistas estrangeiros e outros para visitantes de outras regiões do Brasil e dos grandes centros, como Belém e Manaus. Após a mudança da data do Sairé, os empresários dizem que em relação aos pacotes turísticos ficaram “em um beco sem saída”.
A proposta dos empresários é de que o Governo Municipal juntamente com a Coordenação da Festa busque uma estratégia para que com a mudança da data não faça os donos de hotéis de Alter do Chão “amargarem” um grande prejuízo financeiro.
O proprietário de um hotel, que pediu para não ter a identidade revelada, disse que os empresários que atuam na vila de Alter do Chão ficaram indignados com a mudança da data da festa do Sairé, principalmente os donos de hotéis e pousadas, por terem vendido pacotes turísticos para a antiga data. Os empresários alegam que os prejuízos serão grandes. Um deles afirma que vai “amargar” um prejuízo de mais de R$ 30 mil, por ter vendido antecipadamente pacotes turísticos para outro evento que será realizado justamente no período em que marcaram a nova festa do Sairé.
“Ha quantos anos a Festa do Sairé acontece no período de 09 a 13 setembro? Por que tem que mudar a data do Sairé e não outros eventos? Por que essa mudança não foi programada no ano passado? Quem vai pagar os custos das mudanças nas passagens aéreas, já que todo mundo sabe que mexer na data marcada, as companhias aéreas cobram multas de no mínimo 30% de seu valor? Esses são alguns dos questionamentos feitos pelos empresários. É preciso saber que Turismo é coisa séria, tudo é programado com um ano de antecedência, no mínimo”, afirma um empresário.
Para ele, o setor hoteleiro terá sérios problemas para resolver a impensada mudança. “O prefeito Alexandre Von deve tomar frente e reunir com a Comissão da Festa do Sairé, para resolver esse impasse que pode trazer grandes prejuízos à classe empresarial”, sugere.
A Secretaria Municipal de Cultura, que é uma das responsáveis pela festa, até agora não se manifestou sobre o assunto, que está causando polêmica.
DATA ALTERADA: Durante reunião realizada pela coordenação da Festa do Çairé, representantes comunitários decidiram mudar a data da maior manifestação cultural da região. O período definido por eles é 19 a 23 de setembro. No documento encaminhado ao gabinete do Prefeito, a coordenação apresenta dois motivos para mudança: o primeiro é que a busca do mastro é realizada na Semana da Pátria, momento em que a vila está mobilizada nos desfiles de Sete de Setembro. O segundo motivo é que o Encontro Estadual do Movimento da Renovação Carismática Cristã será realizado entre 13 e 15. Para a coordenação da festa, os dois eventos ocorrem no mesmo período e podem provocar insuficiência de atendimento na rede hoteleira.
Fonte: RG 15/O Impacto

9 comentários em “Empresários revoltados com mudança na data do Sairé

  • 29 de abril de 2013 em 14:13
    Permalink

    O dono do hotel não quer colocar a cara a tapa?é isso mesmo? é sinal que ele não participa de nada!ninguem faz nada no anonimato.

    Resposta
  • 28 de abril de 2013 em 22:32
    Permalink

    Hum …
    E por acaso os nativos de Alter do Chão já sabem fazer turismo? Tratam o turista muito mal; cobram valores altos pelos produtos e muitas vezes sem qualquer qualidade …

    Resposta
  • 27 de abril de 2013 em 14:34
    Permalink

    Me respondam um coisa. Os donos de hoteis contribuem com alguma ajuda financeira para os grupos ou eles so querem os dividendos da festa?

    Resposta
  • 27 de abril de 2013 em 11:31
    Permalink

    Não sou do ramo…mas olhando pelo lado de quem mora fora e quer participar, próximo do feriado da Semana da Pátria para mim ficaria melhor.

    Resposta
  • 26 de abril de 2013 em 18:14
    Permalink

    Me digam quantos nativos de Alter do Chão tem hotel ou restaurante?

    Resposta
  • 26 de abril de 2013 em 11:07
    Permalink

    Grandes motivos esses.
    1 – A busca do mastro sempre foi realizada no período da senama da patria e numca teve problema algum, como se a vila toda girasse em torno disso.
    2 – Como é mesmo \”Movimento da Renovação Carismática Cristã\”. Nossa! Um evento desse de tradição, ele deve ser muito importante mesmo, pra fazer a Festa do Sairé mudar de data com 5 meses de antacedencia, será que eles não poderiam mudar a data do evento deles?
    Isso é uma vergonha, trabalho com turismo em Alter e situações como esta só servem pra mostrar o amadorismo dos nossos coordenadores.

    Resposta
  • 26 de abril de 2013 em 11:02
    Permalink

    acontece que se existe descontentamento certamente é do grupinho que quer fazer cartel no ramo, posso adiantar que já mantive contato com inúmeros do setor e ninguém disse estar descontente, muito pelo contrário apoiam a mudança.

    Resposta
  • 26 de abril de 2013 em 08:48
    Permalink

    Para os coordenadores da festa, tanto faz a data, afinal, eles sempre recebem verbas públicas para custear o evento … ou seja, em qualquer data, eles vão receber o dinheiro púbico!!!!
    Agora se quesiona, como é um evento que envolve toda a comunidade, por que não convidaram os representantes da rede de hotelaria e pousadas para conversar?

    Resposta
  • 25 de abril de 2013 em 17:44
    Permalink

    acredito que esse empresário que se julga prejudicado está falando únicamente por êle, pois sou do ramo e concordo plenamente com a mudança para 19/09 a 23/09, já que assim teremos 03 eventos em um só mes o que vem aumentar o faturamento.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *