Pará tem 13 casos de Gripe A confirmados

Saúde está em alerta
Saúde está em alerta

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que até sexta-feira, no Pará, foram notificados 67 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), somente em 2013. Desses, 13 são para Influenza A H1N1, um para Influenza A H3N2, quatro para Influenza B e seis para outros tipos de vírus. Já houve quatro mortes, sendo três por H1N1 e uma por H3N2. Desses pacientes, três tinham doenças crônicas e uma estava gestante. Três mortes foram confirmadas em Belém e outra em Tucuruí.

Após a pandemia de 2009/2010, o vírus Influenza A H1N1 continuou a circular no mundo e passou a ser considerado como mais um vírus de circulação sazonal. No entanto, considerando o perfil epidemiológico da Influenza no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) destaca a importância do tratamento oportuno dos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), cuja incidência aumenta no período mais frio e chuvoso do ano.

Assim, o MS estabelece que todos os casos de gripe sejam atendidos em qualquer estabelecimento de saúde público e privado, ressaltando a importância do tratamento oportuno para os casos de SG e SRAG.

Fonte: Diário do Pará, com informações da Sespa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *