Adepará inicia período de vacina contra Febre Aftosa

Vacinação
Vacinação

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) iniciou o período de vacina para o rebanho bovino em Santarém, contra a Febre Aftosa. Desde o dia 01 deste mês, segundo a Adepará, centenas de animais começaram a ser vacinados em Santarém. A meta é que durante a campanha cerca de 130 mil animais sejam vacinados.

No segundo semestre do ano passado, a região do Baixo Amazonas passou da classificação de área de médio risco para livre da febre aftosa e necessita da concentração de esforços, mobilização comunitária e imunização do rebanho, durante as etapas de vacinação.

A Adepará mantém em ritmo acelerado as atividades da campanha de vacinação para o combate à febre aftosa no Baixo Amazonas. A meta da Agência é manter ou superar o índice de vacinação da última etapa da campanha, realizada em novembro do ano passado.

De acordo com gerência regional, somente em Santarém existe um rebanho 138.911 mil bovinos e 10.739 mil bubalinos, os quais devem ser imunizados. O pecuarista José Pires cria gado há 25 anos e reconhece a importância da vacinação. “Só com o trabalho de vacinação é possível manter a sanidade dos meus animais e garantir a comercialização com segurança. Nossa região avançou muito, os criadores têm consciência da responsabilidade de vacinar o rebanho, agora sonhamos com a mudança de status para expandir os negócios”.

Para o veterinário da Adepará, André Simões, os veterinários sabem que se trata de uma meta “ambiciosa”, já que na campanha passada foi atingido 95% da imunização do rebanho em Santarém. “Mas, se os produtores fizerem a sua parte, conseguiremos bater a meta e garantir a imunização de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa”, ressalta.

André lembra, ainda, que com a mobilização feita no ano passado quando a região do Baixo Amazonas passou de médio risco para livre de aftosa com vacinação, os produtores estão conscientes da importância de imunizar o rebanho.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *