Atleta santarena quer participar das Olimpíadas no Rio de Janeiro

Caio, Mestre Denilson e Silmara
Caio, Mestre Denilson e Silmara

Considerada a revelação do esporte olímpico do Pará, a atleta santarena Silmara Batista, de 16 anos, intensifica os treinos para participar de uma competição nacional de Taekwondo, da categoria 49 quilos, que acontece no final deste mês na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.

Silmara se prepara para ir às Olimpíadas
Silmara se prepara para ir às Olimpíadas

Após a competição, Silmara planeja intensificar ainda mais os treinos para chegar a ser convocada para a Seleção Brasileira de Taekwondo e, assim participar das Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro, em 2016.

Para que a preparação da atleta seja feita de forma intensiva, uma equipe da Federação Paraense de Desporto Taekwondo (FPDTKD), se deslocou de Belém e chegou na manhã de sexta-feira, 03, a Santarém, com o objetivo de dar apoio técnico aos treinos de Silmara.

O diretor presidente da FPDTKD, Denílson Nicodemos “Mestre Denilson”, destaca que Silmara se consolida como uma atleta de grande talento e, que precisa de um pouco mais de atenção por parte da Federação, por morar fora de Belém. Ele reafirma que a Federação Paraense está acompanhando a atleta e, que trouxe junto o lutador Caio Gilberto, da categoria 68 quilos, para acompanhar Silmara nos treinos.

“Trouxemos um atleta de alto nível para lhe apoiar e dar destaque a ela, para lhe colocar em treinamento ideal. A Federação está dando esse apoio para ela”, apontou “Mestre Denikson”.

De acordo com Denilson, Silmara está em preparação física em academia e, agora está tendo também a parte técnica, até o dia da competição, que é quando ela deve estar bem preparada para os desafios. “Tanto é que veio um atleta dar suporte aos treinamentos dela e, que também vai participar da competição nacional. Ambos fazem parte da Federação”, garante.

Denilson enfatiza que nos treinos, Silmara está respondendo muito bem e está focada, apesar de ainda pertencer à categoria juvenil, mas com a expectativa de subir para a categoria adulto ainda em setembro deste ano.

“Ainda este ano em outra competição nacional, ela já vai participar na equipe adulta, por ter condições para isso, tanto é que ela luta com homens e mulheres”, ressalta Denilson, explanando que na competição de Florianóplis, Silmara ainda vai disputar pela categoria juvenil, por ter começado lutando este ano no Rio de Janeiro, como faixa preta, onde conseguiu entrar no ranking nacional, porém, em setembro já estará na categoria adulto.

“Ela tem 16 anos. Pela regra pode participar de competições adultas, desde que tenha autorização dos pais. Vamos colocar ela no adulto, para que em 2016 possa conseguir a vaga nos jogos olímpicos”, abona.

Silmara Batista disse que acha legal representar Santarém e o Pará em competições nacionais e, que recebeu a equipe técnica que veio de Belém, com grande expectativa. “Espero trazer bons resultados nas próximas competições. Estou treinando intensivamente a parte técnica e física, porque as lutas daqui pra frente serão difíceis, pois são atletas do ranking nacional e espero pontuar bem”, disse Silmara.

Silmara adianta que o próximo passe é tentar pontuar no ranking, para entrar na Seleção Brasileira na categoria principal, para disputar as olimpíadas de 2016, no Brasil.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *