Judiciário empossa dezessete novos juízes
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, empossou dezessete novos juízes de direito substitutos aprovados em concurso de provas e títulos realizado pelo Tribunal de Justiça em 2011, tendo à frente da comissão do certame o desembargador Ronaldo Valle. Só neste ano, são 40 novos juízes que ingressam na magistratura do Estado. Em março deste ano, foram empossados 23 novos juízes substitutos.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os novos integrantes da magistratura paraense prestaram o juramento diante dos desembargadores do TJPA: “Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e a deste Estado, as leis e as decisões dos Tribunais e honrar a classe a que pertenço, e exercer com dignidade o cargo de juiz substituto do Estado do Pará”. O novo juiz substituto Thiago Cendes Escórcio fez a leitura do juramento, sendo acompanhado pelos demais colegas.
Os novos juízes assinaram individualmente os termos de afirmação e posse. Em seguida, receberam as portarias das autoridades que compuseram a mesa. São elas: o procurador-geral do Estado Cario Azevedo, representando o governador do Estado Simão Jatene; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) Márcio Miranda; o vice-presidente do TJPA em exercício José Maroja; o procurador Manoel Santino, corregedor geral interino do Ministério Público; o vice presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Pará Alberto Campos.
Em discurso emocionado, o novo juiz substituto Pedro Enrico de Oliveira, orador oficial, agradeceu os familiares presentes e ausentes e citou o empenho empregado por cada aprovado no concurso. Oliveira também agradeceu a acolhida de desembargadores e servidores da Justiça, encerrando o discurso destacou ter a certeza que, assim como ele, cada um dos colegas servirá a população e “dará o seu melhor à Justiça”.
A desembargadora Luzia Nadja Nascimento encerrou a cerimônia e citou uma passagem bíblica, mencionada pelo orador oficial da turma e destacou a importância das famílias ao apoiarem e acompanharem a carreira de cada juiz.
Fonte: DOL, com informações do TJPA