Prefeitura anuncia parceria para pesquisa de Fitoterápicos

Prefeito com diretores da OMIPEN
Prefeito com diretores da OMIPEN

O prefeito Alexandre Von, visitou na quinta-feira, 02, a IV Feira do Empreendedor, no Espaço Pérola, no Parque Municipal. Ele foi recebido pelo presidente da OMIPEN – Organização das Micro e Pequenas Empresas e Microempreendedores do Oeste do Pará, Carlos Magno, que agradeceu o apoio recebido da prefeitura, destacando o incentivo aos pequenos empreendedores. Durante o encontro, o prefeito sugeriu que a OMIPEN enumere as principais demandas que serão discutidas em um encontro a ser marcado. O objetivo é formar parceria para estimular a economia local.

Von visitou também os locais onde a prefeitura instalou serviços com destaque para a educação fiscal, da Secretaria de Finanças. A Secretaria de Saúde, também montou estrutura, entre outros atendimentos faz acompanhamento de pressão arterial e testes de glicemia. O PROCON também presta orientações aos consumidores.

Em visita à Feira do Empreendedor, o prefeito anunciou que na segunda feira, 06, participará de uma reunião com diretores de institutos da UFOPA, para estabelecer uma parceria de incentivo a pesquisa de fitoterápicos. As pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia vão permitir que sejam estudados produtos florestais da região, inclusive com potencial farmacológico.

O prefeito anunciou ainda a liberação da área da antiga TECEJUTA, para a construção do Terminal Hidroviário de Santarém, que vai  incentivar o potencial econômico das cidades vizinhas, tendo Santarém como Pólo de Desenvolvimento Regional.

Smt realiza caminhada em favor da segurança do pedestre

Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito desenvolve na próxima segunda-feira, 06, a campanha em favor da Segurança do Pedestre. A ação idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) é desenvolvida em todo o mundo de 6 a 13 de maio.

A “Caminhada de Segurança do Pedestre” começa às 7h30 na Praça Barão de Santarém e seguirá pelas Avenidas São Sebastião e Barão do Rio Branco e encerrará na Praça da Matriz. Participam da campanha estudantes de escolas da rede municipal e estadual, bem como, instituições ligadas ao trânsito e demais setores da sociedade civil organizada.

De acordo com o coordenador da Divisão de Educação de Trânsito, prof° Claruiberto Levy, o objetivo da campanha é reduzir as ocorrências de atropelamentos. “Além de alcançarmos a meta nacional, aqui em Santarém, nós queremos que os condutores e pedestres se respeitem dentro do trânsito e que cada um tenha esse comprometimento em favor da preservação da vida”, ressaltou.

VIDATIVA PROMOVE AULÕES

O programa Vidativa, da Semjel (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) retornou na sexta-feira, 03 às Praças da Cohab e Skate, Parque Municipal e Bosque Vera Paz, com aulões de ginástica abertos à comunidade.

Com o objetivo de promover qualidade de vida e espantar o sedentarismo, os monitores do programa prepararam coreografias divertidas e de fácil execução que já estão sendo trabalhadas com os alunos dos centros de ginástica do Vidativa.

Na Praça do Skate e no Bosque Vera Paz, o aulão aconteceu de 17h30 às 18h30. Na Praça da Cohab a programação ocorreu de 18 às 19h e no Parque Municipal, o aulão foi das 18h30 às 19h30.

EDUCAÇÃO NO CAMPO É TEMA DE ENCONTRO EM BRASÍLIA

Com o objetivo de oferecer formação com base em metodologia voltada para o campo, foi realizada nos dias 23 e 25 de maio, em Brasília, a Reunião Técnica com Gestores Municipais do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronocampo). A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Irene Escher, esteve entre os 80 secretários municipais de Educação de diferentes pontos do Brasil.

Foi repassada durante a reunião a proposta atual para educação no campo e os programas que podem ser inseridos.  A titular explica que foram realizadas reuniões com pessoas responsáveis pelo Programa Saúde na Escola, Programa Mais Educação e também Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“A ideia é que sejam feitas reuniões periódicas para inserir gradativamente nas escolas de campo todos os programas que são desenvolvidos na área urbana. Temos o Programa Mais Educação e projetos de Educação Ambiental, Programa Brasil Alfabetizado, entre outros”, explicou a secretária.

A intenção é fixar as pessoas em suas comunidades, uma vez que se os comunitários têm escolas, postos de saúde, oportunidade eles terão mais interesse em permanecer nelas.

Em Brasília, também foi realizado um encontro com a equipe  de  educação básica, para analisar como o governo federal está planejando as escolas de tempo integral. “O Ministério da Educação (MEC) não tem ainda escolas em tempo integral, e sim educação integral, que é na verdade o caminho, através do Programa Mais educação, para que se chegue às escolas de tempo integral”, destacou.

SEMAP PROVE PODA EM PRAÇAS E ROTATÓRIAS

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP realizou serviços de roçagem, capina, poda de levantamento e limpeza na Praça da Liberdade localizada no cruzamento da Av. Mendonça Furtado com a Rua Raimundo Fona no Bairro da Liberdade.

A ação também foi desenvolvida na rotatória da Av. Fernando Guilhon com Trav. Angelim no Bairro Maracanã. Este trabalho teve como finalidade também melhorar a visibilidade dos condutores.

A Divisão de Arborização e Paisagismo da SEMAP realizou serviços de manutenção na Praça Júlia Passarinho, no bairro da Prainha. No local foram realizados serviços de poda de levantamento, roçagem, capina e limpeza. Esse trabalho tem como finalidade a melhoria do ambiente para que os visitantes possam usufruir o espaço e para que os alunos dos colégios das imediações possam realizar práticas esportivas.

CRIAÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O Conselho Municipal de Educação realizou na sexta-feira, 03/04, na Escola do Parque, a 1ª Reunião para criação do Fórum Municipal de Educação. Segunda a presidente em exercício do CME, professora Greice Goch, o Fórum objetiva a realização da IV Conferência Municipal de Educação, com base na CONAE (Conferência Nacional de Educação), que deve ser realizada em 2014.

Para a realização do Fórum Municipal de Educação foi criada uma comissão para mobilizar as entidades da sociedade civil organizada e o Poder Executivo. Também foram criadas as comissões de comunicação, logística e outras que vão sistematizar o trabalho da Conferência Municipal de Educação. Entre as 19 entidades que encaminharam seus representes estão: URE, ULBRA, COMDECA, FAMCOS, FIT, CITA, Associação de Escolas particulares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, ADEFIS, UMES, CEPES, UNECOS, AES, UFOPA, CAE, representantes do Poder Executivo, SEMED e SEST/SENAT. Essas instituições farão parte e serão membros do Fórum.

COMEÇA O PROJETO SEMED NA ESCOLA NA REGIÃO DE RIOS

A partir da próxima semana, começa a ser posto em prática o projeto SEMED na Escola, na região de rios. De acordo com o assessor da região de rios, João Magalhães, a equipe da SEMED sai de Santarém, na  segunda-feira à noite, 06, com destino a região do rio Tapajós. Na terça, quarta e quinta-feira, serão visitadas, se possível, todas as escolas dessa região. “É uma visita técnica administrativa, com a presença de vários setores da SEMED e dentro das possibilidades, nossa intenção é já resolvermos algumas situações dentro das próprias escolas”, explica João Magalhães.

A visita técnica do projeto vai ocorrer mensalmente, começando agora, nos educandários do rio Tapajós. No mês de junho serão visitadas as escolas do rio Arapiuns.

SEMTUR QUALIFICA TURMAS EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO

As turmas dos cursos Elaboração de Projetos e Captação de Recursos e Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos encerraram suas atividades na terça-feira, 30/04. Os cursos foram oferecidos pela SEMTUR, através do projeto Qualificação Profissional Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem, do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur-PA).

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *