PF investigará boato sobre suspensão do Bolsa Família que atingiu 12 estados
O boato de suspensão dos pagamentos do Bolsa Família causou tumultos em pelo menos 12 estados, com beneficiários correndo para agências da Caixa Econômica Federal para sacar seus benefícios. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou neste domingo que a Polícia Federal investigue a origem do rumor.
A notícia, já desmentida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, gerou problemas em pelo menos 113 agências da Caixa, sendo o Ceará o estado mais afetado. No sábado, centenas de pessoas lotaram agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) e lotéricas, principalmente nas capitais do Nordeste e Norte. A Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, também foi afetada. O temor de que era o último dia para receber o benefício provocou tumultos.
– O problema se concentrou principalmente nas capitais do Nordeste, em Belém e Manaus. Em geral nas capitais. E um pouco na Baixada Fluminense. Esse é o relato que tivemos de ontem (sábado). Hoje de manhã (domingo), esse problema estava bastante superado. O sistema Caixa estava todo operante – afirmou a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.
Na madrugada deste domingo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) soltou uma nota negando o fim do benefício. “Não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família”, diz trecho da nota do MDS. Mais adiante assegura que “não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa”.
Segundo o ministério, o benefício alcança 13,8 milhões de famílias no Brasil e ” continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil”.
O Ministério da Justiça também soltou nota, informando que a Polícia Federal já está investigando os fatos. “A determinação foi para que a apuração seja rigorosa a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos”, diz a nota.
Neste domingo, a ministra Tereza Campello pediu que a população não tente retirar o benefício antes da data marcada. No início do ano, cada beneficiário recebe um calendário com as datas em que pode sacar o dinheiro.
Segundo a ministra, o calendário existe justamente para evitar que todo mundo vá à Caixa ou à lotérica no mesmo dia. Em maio, os saques começaram na última sexta e seguem até o dia 31.Segundo a ministra, o calendário será seguido à risca.
– Não existe qualquer possibilidade de suspensão ou qualquer alteração do Bolsa Família. Não tem por que se dirigir à Caixa. Não tem por que tentar tirar o benefício antecipadamente – disse a ministra, acrescentando: – O que é para acontecer é que possa tirar seu benefício na data marcada. Nós fazemos um apelo para que as pessoas não procurem os bancos para tentar tirar o benefício, que a chance de não tirar é muito grande. Só vamos causar prejuízo à população criando esse tipo de expectativa.
Sobre relatos em redes sociais de que algumas pessoas conseguiram sacar o benefício antecipadamente, alimentando ainda mais os boatos, Tereza Campello disse:
– A princípio não tivemos nenhum tipo de problema nesse sentido. Se teve, é mais um motivo para que as pessoas não se preocupem, que o dinheiro estava lá.
A ministra informou que a presidente Dilma Rousseff está monitorando o assunto e a orientou a procurar a imprensa para resolver o problema.
– A presidenta está monitorando o assunto. O Bolsa Família é um dos programas principais do governo federal. É preocupação da presidenta Dilma que todos estejamos atentos para que nada possa prejudicar o pagamento das famílias – afirmou Tereza Campello.
Veja a íntegra da nota do MDS:
“Pagamento do Bolsa Família está garantido O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil. ”
Veja a íntegra da nota do Ministério da Justiça:
“O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diante dos boatos infundados de que haveria interrupção ou suspensão dos pagamentos do Programa Bolsa Família, por solicitação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo, determinou à Policia Federal a instauração imediata de inquérito policial para a apuração da ocorrência de diferentes crimes. A policia federal já esta investigando os fatos. A determinação foi para que a apuração seja rigorosa a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos.”
Fonte: O Globo