Dois distritos de Santarém podem virar municípios
Depois da emancipação das cidades de Rurópolis, Placas, Belterra e Mojuí dos Campos de Santarém, desta vez os distritos de Boa Esperança e Vila Curuai querem se tornar municípios. A idéia ganhou força após a Câmara Federal, em Brasília, aprovar no início deste mês o projeto de Lei que regulamenta a criação de novos municípios.
O projeto de lei abre portas para a criação dos municípios do Lago Grande do Curuai, e Boa Esperança, na região da Rodovia Curuá Una.
O projeto 416 de 2008 estabelece alguns critérios, como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito do qual devem participar os eleitores do Município a ser criado.
Lideranças da região do Lago Grande do Curuai começaram a mobilização visando a sensibilização da população para voltar o debate sobre o projeto.
O líder comunitário Roberto Marinho adiantou que algumas medidas estarão sendo tomadas a partir do Projeto de Lei. A comissão formada para liderar as discussões, estará buscando atualizar todos os dados sobre a situação real da região.
Uma das medidas é solicitar junto à Justiça Eleitoral o número de sessões e de eleitores, e junto ao IBGE, a população que habita o Lago Grande.
Para Roberto Marinho, a frente Parlamentar de Apoio à Criação de Novos Municípios diz que 150 cidades já estariam prontas para serem criadas.
“O projeto aprovado pela Câmara determina as exigências para isso, mas antes vai ser preciso comprovar, através de um estudo, se esses novos municípios terão recursos, população e infraestrutura suficientes para se desenvolver”, explica Marinho.
Só depois da consulta aos moradores em plebiscito é que as Assembléias Legislativas poderão oficializar a criação de novas cidades.
Apesar da região do Lago Grande do Curuai ter ajudado a eleger vereadores e deputados da região, duas tentativas de criação do Município foram abortadas, por falta de compromisso dos políticos da região.
PROJETO: Em fevereiro de 2011, o deputado estadual Antônio Rocha (PMDB) apresentou na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), o projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Município de Curuai, localizado na região do Lago Grande. O Deputado santareno é também autor de projetos de Lei que deram origem a emancipação dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos. Na época, Antônio Rocha declarou que acredita no potencial da região Oeste, onde tudo faz para que cada Município seja emancipado, de acordo com o desenvolvimento que possa apresentar no futuro.
Fonte: RG 15/O Impacto
Eu não defendo nenhum político. Mas pra mim seboseira e se não se tornarem os distritos em municípios.pelo menos tornarem os distritos em municípios não dependerá mas da prefeitura de Santarém que já não manda nada de recursos pra esses distritos eles vão gera a suas próprias renda…vamos apoiar os nossos distritos a serem cidades…vote Sim…só lembrando eu não sou partidários…eu sou analista em recursos humanos…estou de pé com a ideia de emancipação vai atrai recursos pra Santarém e região. .
ELES CRIAM TANTO MUNICÍPIOS, E CONTINUAM DEPENDENDO DE SANTARÉM! SANTARÉM CONTINUA SENDO MÃE! SÓ TEM POLÍTICOS VAGABUNDOS E AVACALHADOS NESTA CIDADE É TUDO SEBOSEIRA E TUDO SEBOSIDADE.