Nélio quer prestar homenagem a ex-delegado de Jacareacanga

Nélio Aguiar (PMN)
Nélio Aguiar (PMN)

Nélio Aguiar (PMN) deu entrada nesta terça-feira (12) à moção solicitando ao Governo do Estado que o Poder Executivo dê o nome Ambrósio Antero Santiago à obra Integrada de Polícia de Jacareacanga. Uma justa homenagem ao ex-delegado de Polícia de Jacareacanga, que exerceu o cargo de comissionário de Polícia por mais de 20 anos. “Ambrósio  foi nomeado pelo ex-governador Alacid da Silva Nunes, em 1966, através de Decreto e durante 24 anos serviu a população do município de Jacareacanga. Sem remuneração, fazia seu trabalho de delegado voluntário e com amor, lutou em prol dos menores, arriscou sua vida pela segurança da população, sempre defendendo os interesses e direitos dos cidadãos de bem”, disse o  parlamentar.  Nélio disse, ainda, que o ex-delegado foi um dos pioneiros na construção da cidade, chegou ao Vale do Tapajós como soldado da borracha, vindo do Ceará com seus familiares em 1943, onde fixou residência no Município, foi servidor da Brasil-Central, na fundação da cidade, trabalhou como funcionário da Força Aérea Brasileira (FAB) onde ajudou na abertura do campo de pouso, foi garimpeiro e por último pescador profissional e nunca denegriu a sua conduta moral e profissional de cidadão jacareacangense, título recebido pelo Legislativo, em razão dos serviços prestados à coletividade e, por fim, concluiu a carreira de Delegado em 1990. “Lamentavelmente, Ambrósio Antero Santiago faleceu em 25 de fevereiro de 2012, mas deixou seu nome como referência na cidade. Por tais motivos nada mais justo do que homenagear o Ex-delegado de Polícia do Município de Jacareacanga, inserindo no bojo da placa da sede da Unidade Integrada de Polícia de Jacareacanga Ambrósio Antero Santiago”, defendeu Nélio Aguiar.

Nélio pede ajuda do Governo para recuperar escola em Uruará

O deputado Nélio Aguiar (PMN) deu entrada nesta terça-feira, 12, à mesa da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) a uma moção solicitando apoio do Governo do Estado ao município de Uruará para recuperar a Escola Melvin Jones, que vem passando por sérios problemas de ordem, físicas, administrativas e educacionais, prejudicado a qualidade do ensino dos alunos, fazendo-se necessário a intervenção do Estado para que não haja prejuízos maiores. “Preocupado com a qualidade do ensino médio de Uruará, foi enviado ofício, subscrito pelo Vereador Gedeon de Souza Moreira, atual Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, a qual pediu apoio do meu mandato, para juntos cobrarmos providências do Governo Estadual”, disse o parlamentar.

Nélio disse ainda que hoje a Escola Melvin Jones encontra-se em precárias condições para ofertar um ensino de qualidade para os estudantes daquele Município. “È necessário que haja a contratação de mais professores e servidores para compor uma equipe de apoio, bem como aumentar o número de vagas, indispensáveis para uma boa administração e qualidade de ensino da Escola, além da necessidade de melhorias nas precárias instalações físicas que hoje se encontra”, defendeu o parlamentar.

Deputado pede nova escola de ensino médio para Aveiro

Após a interdição da Escola Eduardo Angelim, em Aveiro, pela Defesa Civil, única escola estadual no Município, o deputado Nélio Aguiar (PMN) deu entrada nesta terça-feira (12) a um requerimento solicitando a  construção de uma nova escola naquele Município, cujo estudantes sofrem com as péssimas condições físicas, assim como com os problemas de ordem administrativas e educacionais, como falta de servidores e professores. “Não é de hoje que a Escola Estadual Eduardo Angelim, vem enfrentando problemas administrativos e educacionais naquele Município. A interdição deu-se devido ao estado de abandono, principalmente pelos alagamentos provocados pelo período de chuvas em nossa região, além das péssimas condições físicas em que a escola se encontra”, disse o parlamentar.

Nélio disse, ainda, que estudantes revoltados com a atual situação da escola ressaltam em depoimentos que o retrato é vergonhoso, pelo abandono por parte do governo. “Bem se sabe que a educação é um polo de desenvolvimento de um País, e que  sem ela o mundo não irá a nenhum lugar. Digo mais, é a raiz de um indivíduo de qualquer raça que for. Na atual sociedade do conhecimento não há crescimento x desenvolvimento no Brasil sem investimentos em Educação em todos os sentidos, por isso é de fundamental importância o investimento no setor”, defendeu o parlamentar.

Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *