VI Conferência Municipal da Saúde norteia avanço na área

Autoridades formam a mesa da VI Conferência Municipal de Saúde
Autoridades formam a mesa da VI Conferência Municipal de Saúde

Mais de duzentas pessoas participaram da VI Conferência Municipal de Saúde que aconteceu no dia 30 de agosto nas dependências do Clube Sertanejo, em Placas. Na VI Conferência Municipal o tema foi: “Consolidação dos Instrumentos de Gestão do SUS e Controle Social”, O Desafio de Cumprir a Lei. Os eixos temáticos foram: Gestão Democrática e Participativa, Ampliar o Controle Social no SUS e Transparência e Equidade, Financiamento Para Todos.

Na formação da mesa foi convidada a secretária municipal de saúde Elzeni Pires, o prefeito Leonir Hermes, a vereadora e enfermeira Mayara Cheyenne, Cláudio Faleiro (presidente da comissão organizadora), Gilberto Piava (presidente do conselho municipal de saúde) e João Portela SESPA/Santarém. Dentre os participantes estavam usuários e trabalhadores da saúde com o desígnio de oferecer propostas que consolidam as necessidades de melhorar o sistema. As propostas oferecidas foram baseadas na avaliação da situação da saúde de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

Na ordem dos trabalhos foi lido o regulamento da Conferência e achado conforme, foi aprovado. O senhor Leonardo Aguiar, representado o 9º Centro Regional de Santarém, deu uma palestra onde fez esclarecimentos baseados no tema principal da Conferência e isto contribuiu muito no andamento dos trabalhos.

A VI Conferência Municipal foi garantida pela participação da maioria dos munícipes, pois foram realizadas pré-conferências em seis pólo onde toda a população pode opinar sobre o que é melhor para o Município. Estas propostas foram anexadas a outras dentro da Conferência através dos grupos e apresentadas para apreciação e aprovação.

Na ordem dos trabalhos foram eleitas as entidades que irão compor o próximo mandato do Conselho Municipal de Saúde no biênio 2014/2016 e eleito os delegados que irão participar da 10ª Conferência Estadual de Saúde. A secretária de saúde Elzeni assim como o prefeito Leonir afirmou que estarão trabalhando dentro das metas para ofertar o cumprimento das proposituras encaminhadas pelos conferencistas no que compete ao município. Quanto às demandas de responsabilidade do Estado e União, buscarão respostas e ação imediata conforme o cronograma prevê.

Por: Assessoria de Imprensa/Edson Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *