Bombeiros de Santarém participam de treinamento em elevadores

Treinamento em elevadores
Treinamento em elevadores

Homens do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) participaram de uma instrução em elevadores, a fim de verificar na prática os procedimentos a serem tomados em casos de emergência. A instrução contou com a participação do engenheiro mecânico, Allan Monteiro, responsável técnico da empresa ERGO, que se instalou na cidade há pouco tempo, porém, é crescente o número de edificações que possuem os elevadores da referida firma.

No 1º momento da instrução, o Responsável Técnico dos elevadores explanou sobre os tipos de elevadores existentes (convencionais, hidráulicos, sem casa de máquinas e plataformas), comentando sobre as especificações e peculiaridades de cada tipo e regulamentações e exigências da ABNT. Em seguida, comentou sobre os procedimentos para nivelamento das cabinas de cada tipo.

No 2º momento, ocorreu a parte prática da instrução, onde os militares visitaram uma edificação de 04 pavimentos, dotada dos tipos de elevadores apresentados na parte teórica, onde foram simuladas situações de desnivelamento das cabinas e os militares faziam todo o procedimento de segurança a fim de realizar o nivelamento e posterior retirada das “vítimas” do interior das cabinas.

Também foi realizado o procedimento padrão a ser feito em casos de sinistros, onde através das chaves de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros, as guarnições chegam ao local sinistrado e acionam o dispositivo de segurança, descendo todos os elevadores até o térreo, deixando as portas abertas e visíveis, e o elevador inoperante.

Para o soldado BM Valente, a instrução foi bastante positiva, pois: “Aliar a teoria e prática neste caso, foi de fundamental importância para conhecermos o funcionamento dessas máquinas e, principalmente sobre como operá-los em casos de emergência. Com a crescente verticalização das edificações no município de Santarém, torna-se imprescindível instruções como estas, pois o conhecimento sobre o funcionamento de cada tipo de elevador, nos auxiliará quando fomos acionados para salvamentos neste tipos de estruturas”, afirmou o militar.

Fonte: RG 15/O Impacto 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *