Luiz Alberto: “Governador esqueceu educação de Santarém”

Vereador Luiz Alberto
Vereador Luiz Alberto

Em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Santarém, na manhã de terça-feira, 11, o vereador Luiz Alberto da Cruz (PSD) reportou o problema que está acontecendo em relação ao funcionamento do ensino médio nas escolas da rede estadual do Município. Desde o mês de dezembro do ano passado, cerca de 8 escolas públicas de Santarém passam por problemas em relação a finalização de reformas nos prédios e com a evasão de estudantes.

Atribulado com o problema, o Vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Luiz Alberto, declarou que está preocupado com a questão da reforma das escolas no Município e, que tem se pronunciado constantemente no plenário e, que já teve oportunidade de conversar com o diretor da 5ª Unidade Regional de Ensino (URE), professor Dirceu Amoedo, principalmente por se inquietar com o funcionamento do ensino médio na rede estadual.

Ele reforça que existem 8 escolas passando por problemas, inclusive, algumas com as obras de reforma sem prazo para a conclusão, como Barão do Tapajós e São Felipe, onde o número de alunos matriculados se consolida como pequeno, por conta dos pais terem incertezas e dúvidas se as aulas vão funcionar de forma correta.

“O espaço é de suma importância na questão estrutural. Em relação a essa demanda, também há uma preocupação direcionada aos profissionais de educação, porque caso não tenha a mesma quantidade de turmas dos anos anteriores, muitos pais e mães de família que são educadores, poderão ficar fora da sala de aula, porque não vão ter turmas suficientes para lotar todo mundo”, analisa Luiz Alberto.

Há, segundo o parlamentar, muita preocupação em relação à dificuldade que o Estado tem de administrar o ensino médio em Santarém. “Essa dificuldade reflete nas grandes escolas de Santarém que já formaram inúmeras turmas e já tiveram mais de 1.500 alunos matriculados. Hoje, escolas tradicionais de Santarém têm menos de 200 alunos, por causa de todos esses problemas que vêem enfrentando em relação à estrutura dos prédios, nas escolas do Estado”, afirma.

RISCO: De acordo com o vereador Luiz Alberto, há um risco muito grande de alguns alunos ficarem sem estudar o ano letivo de 2014 em Santarém, por causa da falta de estrutura nas escolas estaduais. “Existem outros que estão buscando alternativas nas escolas particulares. Os que não têm condições de matricular os filhos em uma escola particular só têm a alternativa da rede estadual”, observa.

Para ele, hoje, muita gente acha que é um tempo perdido estudar nas escolas da rede estadual, principalmente por causa das inúmeras greves que acontecem com freqüência e pela falta de condições de trabalho dos profissionais em educação. “Inclusive, existe a possibilidade de mais uma greve no início desse ano. Certamente muitos alunos vão preferir buscar outras opções e outros vão buscar empregos, querendo trabalhar”, diz o Vereador, considerando que as famílias fazem algumas avaliações em relação ao ensino público.

“Algumas famílias dizem que ao invés de perder tempo numa escola mal estruturada, com uma educação de má qualidade é melhor que os filhos trabalhem e ganhem algum recurso para ajudar na renda familiar”, completa.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *