FESTIVIDADES DE SÃO RAIMUNDO NONATO REÚNE MILHARES DE DEVOTOS

Cavaleiros e amazonas homenageiam São Raimundo Nonato
Cavaleiros e amazonas homenageiam São Raimundo Nonato

Cumprindo o rito tradicional, a coordenação das festividades de São Raimundo Nonato, padroeiro do município de Curuá, atingiu na íntegra sua programação. O início da festa deu-se no dia 17 de agosto de 2014 com a transladação da imagem do Santo até a comunidade de Flexal. No dia seguinte procedeu-se a realização do Círio com uma verdadeira multidão. Durante os dias que antecederam o encerramento, até o dia 31 de agosto de 2014, a igreja representada pelo pároco Pe. Dico presidiu todos os atos no que dizem respeito à programação religiosa.

Quanto à participação profana, como de praxe, o arraial reuniu uma verdadeira legião de pessoas procedentes de muitas cidades vizinhas e até de outros estados da Federação. O arraial, a exemplo de todos os anos, foi uma atração à parte, reunindo comerciantes de vendas diversas com bebidas e similares. Muitas pessoas degustaram do deleite das iguarias da época. O leilão de gado reuniu um número muito grande de pecuaristas que levados pela emoção e drinks arremataram lindos animais deixando uma margem de lucro satisfatória para a igreja católica.

Além de outros objetivos religiosos, foi também momento e oportunidade para muitos amigos e familiares matarem a saudade um dos outros. Levando em consideração que Curuá mesmo pacata e hospitaleira os romeiros ficaram felizes em participar das festividades. Isto certamente é o ingrediente que culminou num clima de paz. Vale ressaltar, que outra atração merecedora de destaque é a caminhada de vaqueiros e amazonas desfilando em belíssimos equinos pelas principais ruas da cidade. Em suma, o que não faltou foi exibicionismo de alguns penetras que ofuscaram o brilho da tradição desfilando simultaneamente em carros de luxo entre os animais. Para muitos religiosos e evangélicos, isto não é momento de fé e muito menos um exemplo a ser seguido. Ou seja, desviar o real sentido do catolicismo. Ademais, foi constatado muitos condutores dirigindo motocicletas sem habilitação, capacetes, crianças expostas ao risco iminentes de acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *