Descaso – Madeira doada à Prefeitura apodrece em Miritituba
800 metros cúbicos de madeira doadas para a prefeitura de Itaituba, que ficou na condição de fiel depositária, estão apodrecendo no distrito de Miritituba, jogadas e abandonadas meio sem qualquer proteção contra as intempéries da natureza.
A madeira doada no ano passado já deveria ter sido acondicionada num depósito apropriado em Itaituba, já que no próximo ano poderá ser utilizada pela Prefeitura. De acordo com a Defesa Civil de Itaituba, o montante da madeira que é de boa qualidade seria suficiente para construir ou recuperar todas as pontes e passarelas na cidade, inclusive as da Vila Nova que precisam ser fortalecidas para suportar nova temporada de inverno do próximo ano.
Raimundo Santiago, da Defesa Civil, disse que a madeira precisa vir para Itaituba, mas tem dificuldade de conseguir transporte para trazê-la.
Ainda no âmbito da Defesa Civil, por não ter apoio de passagens e diárias para estar em Belém participando de um importante encontro que poderia redundar na conquista de vários benefícios para Itaituba que passaria da ordem de um milhão de reais, o Município perdeu a oportunidade de ser contemplado com uma caminhonete Triton 0 km, Rádio amador, computadores igps e outros equipamentos.
Por falta de apoio a Defesa Civil de Itaituba também não pode cumprir as etapas de 2014 e terá sérios problemas em 2015, haja vista que a duras penas a instituição está conseguindo concluir a entrega dos kits destinados às vítimas de enchentes desse ano, por falta de combustível para os veículos do setor.
Esse é mais um descaso do governo da prefeita Eliene Nunes com a coisa pública. O Ministério Público deve entrar em ação, investigar e punir os culpados por esse desperdício. O que não pode é a população mais carente sofrer ainda mais por falta de interesse de nossos governantes.
PENINHA DENUNCIA DESCASO NA CÂMARA: O vereador Peninha usou a Tribuna da Câmara Municipal de Itaituba na quarta-feira, 03, para denunciar a madeira que está estragando há meses no Distrito de Miritituba. O edil acusou o governo municipal de irresponsável, pois pediu a madeira para o IBAMA para ser usada na recuperação e construção de passarelas e pontes nas áreas de risco do Município e nunca retirou a madeira do local onde está depositada sob sol e chuva, em Miritituba.
O IBAMA, atendendo pedido do Município, através da Defesa Civil, doou 800 metros cúbicos de madeira e até hoje a Prefeitura não transportou este produto de Miritituba para a cidade de Itaituba ou armazenou em algum depósito naquela Vila. A informação que temos é que esta madeira ainda não foi retirada por falta de transporte. Para Peninha isto é um caso de Polícia, pois quantas famílias pobres estão precisando de madeira para recuperar suas casas.
“Quantas pontes estão destruídas? Quantas passarelas, como as da Vila Nova e Vila Caçula estão precisando serem recuperadas e não tem madeira? O que estamos vendo é madeira estragando em Miritituba”, questionou e frisou Peninha. “Este Governo de Eliene Nunes não tem gestão. Este é mais um descaso com o povo. Quanto não tem é porque não tem. Quando tem estraga”, ressaltou Peninha. “Até ganhando as coisas esta Prefeita não valoriza. Não sabe como usar. É uma vergonha!”, concluiu o edil do PMDB.
Por: Nazareno Santos