Anac interdita aeroporto de Itaituba

Anac suspendeu pousos e decolagem de voos comerciais na pista do aeroporto de Itaituba
Anac suspendeu pousos e decolagem de voos comerciais na pista do aeroporto de Itaituba

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu pousos e decolagem de voos comerciais na pista do aeroporto de Itaituba, no Oeste do Pará. De acordo com a Anac, a proibição se deu em virtude de o aeroporto não dispor de um veículo para combate a incêndio. Essa é a segunda vez que a Anac interdita o aeroporto da cidade por falta de segurança. A decisão, em vigor desde a semana passada, pegou de surpresa as duas empresas áreas que operam no município.

Ainda segundo a Anac, o aeroporto de Itaituba está recebendo investimentos que vão adequá-lo para receber a grande demanda, principalmente dos inúmeros garimpos da região. Em 2015, a perspectiva é que já esteja operando com detector de metais, um dispositivo obrigatório que garante a segurança dos usuários. A grande preocupação é que, ao longo do tempo, o aeroporto foi sendo considerado inadequado, fazendo com que a Prefeitura investisse na adequação.

Representantes das companhias aéreas demonstraram extrema preocupação, principalmente por Itaituba fazer parte de conexões regionais, e têm sido parceiros no trabalho de adequação. Até que o problema seja sanado, o acesso ao município se dá apenas pela estrada ou por via fluvial. Passageiros vindos de Belém são obrigados a descer no aeroporto de Santarém e de lá seguir de lancha até a cidade de Itaituba.

Muita gente culpa o descaso do governo da prefeita Eliene Nunes, que fecha os olhos para os problemas de Itaituba. O descaso é total.

A Azul Linha Aéreas, cujos voos para Itaituba estão suspensos desde o dia 22 deste mês, por recomendação da ANAC, tem interesse que as operações sejam normalizadas no aeródromo do município, pois a demanda por passagens aéreas tem sido bastante expressiva.

AZUL VAI BANCAR TREINAMENTO: A referida empresa vai bancar integralmente o treinamento de quatro funcionários que atuam no setor de segurança, a fim de colaborar para que as não conformidades sejam sanadas, já que o município de Itaituba não banca. Essas quatro pessoas dividem-se entre pessoal de segurança na hora dos passageiros adentrarem ao salão de embarque e de fiscalização da pista de pouso. Os servidores irão fazer um curso em São Paulo, com hotel pago e curso pago pela Azul, que os levará e os trará de volta.

A MAP já havia doado os equipamentos para vistoria individual dos passageiros na hora do embarque. A Prefeitura adquiriu pó químico, item indispensável para a segurança das operações, caso haja algum problema. A Secretaria de Aviação Civil adquiriu um carro de combate a incêndio que foi doado para a prefeitura. Esse carro vai resolver o problema que se arrasta por anos seguidos, pois o que tem sido usado costuma dar problemas de vez em quando. Com as festas de final de ano, não se sabe ainda ao certo que dia o citado carro de combate a incêndio vai chegar ao Município. Quanto ao que estava em uso, a Prefeitura não deu informação alguma a respeito da data que ele estará recuperado.

Obras no Aeroporto de Santarém continuam a passos lentos, sem data de conclusão
Obras no Aeroporto de Santarém continuam a passos lentos, sem data de conclusão

AEROPORTO DE SANTARÉM DEVE AUMENTAR MOVIMENTO EM 10% NAS FÉRIAS, DIZ INFRAERO: O período de férias escolares com a alta estação em cidades turísticas e balneários da região Oeste do Pará deve aumentar o fluxo de passageiros no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém em 10%, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto internacional de Santarém Maestro Wilson Fonseca está entre os mais movimentados da Região Norte.

A expectativa da Infraero para a alta temporada, especialmente os meses de dezembro e janeiro, é um incremento de 10% no movimento de passageiros, em relação ao ano passado.

De acordo com a Infraero, foram solicitados 44 vôos extra para o final de dezembro de 2014 e início de janeiro de 2015. Os destinos mais procurados são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Campinas.

Na região Oeste do Estado, o destino mais procurado é Santarém. A cidade de Altamira está, também, entre os locais mais procurados do Pará. A Infraero informou que durante o ano de 2014 não houve registros de atrasos com mais de 30 minutos. Nem mesmo as obras paralisadas, em razão de descumprimento contratual da empresa responsável, atrapalharam a movimentação dos passageiros, haja vista que o terminal de passageiros não passa por reforma e ampliação.

Em janeiro deste ano, o superintendente regional da Infraero, Abibe Ferreira, informou que a capacidade do aeroporto de Santarém sem a reforma é de, aproximadamente, 1 milhão de passageiros por ano. Com a conclusão da reforma, o número deverá chegar a 1,8 milhão.

As obras incluem a construção de nova sala de embarque, a ampliação das atuais salas de embarque e desembarque e ampliação do saguão, novos sanitários, aperfeiçoamento da acessibilidade do terminal, além da troca da cobertura e do forro. Com a ampliação, o estacionamento ocupará área de 4,8 mil m², contemplando a criação de 160 novas vagas e reorganização das vagas existentes, totalizando 249 unidades.

Segundo a Infraero, em Santarém, o quadro com os números do movimento no aeroporto Maestro Wilson Fonseca é de satisfação. No primeiro semestre de 2014, foram mais de 218.749 passageiros entre embarque e desembarque. O número representa um aumento de mais de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

As promoções de passagens aéreas na internet são umas das principais responsáveis pelo aumento no número de viagens. Com planejamento e antecedência, é possível encontrar pacotes baratos para vários locais. As ofertas podem durar menos de 24 horas, por isso o consumidor deve ficar atento.

“A gente deve ficar de olho nos sites das viações aéreas, pois lá encontramos promoções justamente pra fazer essas viagens”, explica o professor Orlando Beltrão.

ENTRAVE: O aeroporto de Santarém é importante para os demais municípios da região Oeste do Pará porque a cidade é referência em vários setores, com saúde, educação e serviços, e por ser um dos únicos que recebem vôos comerciais, além de Altamira e Itaituba.

Para a titular da Secretária Municipal de Turismo (Semtur), Irene Belo, o aspecto visual; a demora na finalização da obra; o desconforto quando dois vôos pousam ao mesmo tempo; a superlotação da sala de desembarque, dificultando o acesso a esteira, são fatores que passam uma imagem negativa ao desenvolvimento turístico. “Já passou da hora de termos um terminal de passageiros com embarque e desembarque condizentes com a condição de uma cidade pólo regional, uma cidade que é região de entrada para uma região turística que é todo o pólo Tapajós, uma cidade que tem dois grandes atrativos, dois grandes portões de entrada para a região: Alter do Chão e Flona”, afirmou.

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) diz que a solução é a construção de um novo aeroporto. Segundo o presidente da entidade, Alberto Oliveira, a economia do Município depende muito do transporte aéreo, pois a rodovia BR-163 continua em condições precárias. “Com a implantação do entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém e ampliação dos portos aqui na região, certamente haverá um volume muito maior por passagens aéreas”, ressalta.

Alberto Oliveira destaca, também, a necessidade de o aeroporto possuir uma frota de transporte aéreo de carga. “Precisamos também diminuir o custo da mercadoria transportada via aérea. Hoje, praticamente é impossível transportar carga nesses vôos domésticos aqui, é preciso que haja também uma frota de transporte de carga aérea, tal como é em Manaus, isso faz com que os preços caiam bastante e nós possamos ser competitivos na região”, completa. Com informações de ORM e Jota Parente.

Por: Nazareno Santos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *