Ministério do Desenvolvimento Agrário se pronuncia sobre denúncia de O Impacto
Sobre a matéria “Denúncia – Programa Terra Legal está abandonado em Santarém”, publicada pelo jornal O Impacto, no dia 10 de janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, gestor do Programa Terra Legal Amazônia, esclarece que:
• Em nenhum momento o atendimento à população foi interrompido. A mudança no endereço do escritório regional do Terra Legal em Santarém foi realizada durante o dia 29 de dezembro de 2014, data escolhida para minimizar qualquer problema no atendimento à população beneficiada com o programa, para o endereço Av. Rui Barbosa, 1491 – Centro – Santarém-PA. O telefone de atendimento ao público é: (93) 3529-2518.
• O novo espaço garante melhores condições de atendimento para a população e de trabalho para os servidores do programa, além de contar com uma área adequada ao arquivamento de processos e documentos que estão devidamente organizados, catalogados e arquivados;
• Durante o último ano a equipe do escritório foi reforçada com a chegada de sete novos servidores concursados. Já foram adquiridos cinco novos veículos que tem entrega prevista para fevereiro;
• Somente em 2014 foram emitidos 324 títulos para produtores rurais no escritório do Terra Legal em Santarém.
Sobre o pagamento dos Peritos Federais Agrários, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) esclarece que:
• A categoria havia rejeitado inicialmente a oferta do governo. Ao final de 2013, os Peritos Federais Agrários assinaram acordo com o Ministério do Planejamento e o Incra após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, então o Incra só teve recurso disponível para pagar o aumento até junho de 2014. Mas, os salários reajustados já estão previstos na dotação orçamentária de 2015 e serão pagos com devidos retroativos de julho a dezembro de 2014.
• Sobre os equipamentos de proteção individuais (EPIs) o Incra explica que foram contratados e distribuídos para as 30 Superintendências Regionais da autarquia, 1,2 mil conjuntos de EPIS e, caso estas necessitem de mais outros 1300 conjuntos, estes podem ser enviados para a realização de trabalho de campo. Também está prevista a entrega de camisas de manga longa e botas de sete léguas até o final de fevereiro.
Fonte: Ascom/MDA
Esse diretor é mais um coitado iludido, e ainda tem de dar uma declaração dessas afirmando que as coisas estão as mil maravilhas, ou é um mal informado inocente ou é um tolo mesmo, mesmo com todas as evidências contra só ele vê que esta funcionando corretamente.
O Terra Legal este ano não esta não ainda funcionando. Estive por tres vezes lá e não FUNCIONA NADA.
O publico mal nos atende dizendo que não há internet.
Titulo nem pensa, pois ta todo desarrumado e não sabem onde andam os processos.
Chefe não tem para atender a gente.
Que fazer? Salas com ar não há. Un inferno aquilo lá. Deveriam fechar que seria bem Melhor.
Uma vergonha.