CTA lança Campanha de prevenção contra AIDS em Santarém

Campanha de cuidados às DSTs - AIDS para o Carnaval 2015
Campanha de cuidados às DSTs – AIDS para o Carnaval 2015

Com o tema “Carnaval é folia. AIDS não! Prevenção é a solução”, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove a campanha de cuidados às DSTs/AIDS para o Carnaval 2015. Ao todo, serão disponibilizados 60 mil preservativos.

Segundo a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, a única forma de prevenir é com o uso do preservativo. “A forma de contágio da AIDS é 100% pela relação sexual desprotegida, tendo o contato com secreções. Por isso, é sempre importante as pessoas não se descuidarem usando a camisinha”, afirma Ana Lúcia Ferreira.

Atualmente, na região Oeste do Pará, o CTA tem registrado 315 casos de pessoas contagiadas por HIV, Sífilis ou Hepatite Viral. A maior incidência está entre os jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, representando 81,3% desse total.

Diante os dados, a mensagem geral da campanha de carnaval deste ano tem como público alvo os jovem para se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis, usar camisinha, fazer o teste e em caso positivo, o tratamento imediato. “Queremos ressaltar que nosso público alvo da campanha será o jovem, mas todas as faixas etárias estão dentro da estatística. A AIDS não tem cura e conviver com a doença não é nada fácil”, alerta a coordenadora.

Além dos serviços durante os dias de folia, o CTA promoverá ações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com a distribuição de preservativos, testes-rápidos e orientações. Confira a programação:

– 04/02 – CRAS Santarenzinho. Hora: 13:30h às 17:30h;

– 05/02 – CRAS Urumary. Hora: 8h às 13h;

– 06/02 – Lançamento do Bloco da Camisinha. Local: Parque da Cidade. Hora: 17h. Haverá a troca de 1 (um) abadá por 2 (dois) quilos de alimentos não perecíveis;

– 09/02 – CRAS São José Operário. Hora: 13:30h às 17:30h;

– 10/02 – CRAS Caranazal. Hora: 13:30h às 17:30h;

– 11/02 – CRAS Santana. Hora: 13:30h às 17:30h;

– 12/02 – CRAS Ribeirinho. Hora: 13:30h às 17:30h;

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES

Professores, gestores e pedagogos participam até o dia 04 deste mês da formação continuada sob coordenação do Programa Circuito Campeão, da Secretaria Municipal de Educação. O encontro visa avaliar o ano letivo de 2014 e planejar as atividades para 2015.

A formação é realizada de 7h30 até às 13h e está divida nos seguintes pólos: escola Princesa Izabel; Ubaldo Corrêa, Fluminense, Hilda Mota e João Batista Miléo.

Amanhã irão participar da formação os educadores do 5º ano da Rede Municipal de Ensino.

INSCRIÇÕES PARA ESCOLA DE MÚSICA/FILARMÔNICA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ AGOSTINHO

A Instituição Musical com 50 anos de serviço prestados à cultura santarena, Filarmônica Municipal Professor José Agostinho continua com inscrições  para o curso de Musicalização. Outro segmento  musical vinculado à Filarmônica é a Orquestra Filarmônica de Santarém, juntas agregam 65 músicos e mais 25 alunos.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *