Polícia Civil prende 44 criminosos durante operação em Belém
A Polícia Civil do Pará, com o apoio da Polícia Militar, realizou na quarta-feira, dia 11, a operação “Xeque-Mate”, para dar cumprimento a mandados judiciais de prisão em todas as unidades policiais – Delegacias e Seccionais – na Região Metropolitana de Belém. Ao todo, 44 pessoas envolvidas em crimes diversos, principalmente, homicídios e tráfico de drogas, foram presas durante a operação. No total, cinco armas de fogo e mais de dois quilos de drogas, entre maconha e cocaína, foram apreendidos. O trabalho policial, que teve início por volta de 5 horas da manhã contou com equipes policiais de todas as Seccionais e Delegacias em Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Benevides, e distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro.
Os resultados da operação foram apresentados durante entrevista coletiva a jornalistas, na Delegacia-Geral. Participaram da apresentação dos presos o delegado-geral, Rilmar Firmino; a delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira; o diretor de Polícia Metropolitana, Marco Antonio Duarte; a diretora da Polícia Especializada, Ione Coelho; o titular da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), Francisco Filho; a titular da Superintendência da Região Metropolitana de Belém, Perpétua Picanço, e o coronel Dilson Junior, da PM.
A operação foi resultado de duas semanas de levantamentos de mandados de prisão pendentes nas unidades policiais da Grande Belém. Ao todo, foram levantados 162 mandados de prisão na Grande Belém. Com as ordens judiciais em mãos, foi planejada a operação policial, sob coordenação da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), com apoio de policiais civis de unidades policiais vinculadas à Diretoria de Polícia Especializada (DPE), do Comando de Operações Especiais da PM (COE), do Grupo de Pronto-Emprego da Polícia Civil (GPE) e do Grupamento Aéreo da Segurança Pública.
Ao todo, mais de 200 policiais civis e militares participaram da operação. O delegado Duarte explica que foram montados oito núcleos, cada um com equipes policiais de, pelo menos, quatro Delegacias diferentes. No núcleo da Seccional Urbana de São Braz, por exemplo, fizeram parte policiais civis de São Braz, Marco, Pedreira e Sacramenta. Os agentes saíram das unidades policiais para localizar e prender os foragidos nos endereços indicados no levantamento. Cada preso eram inicialmente conduzido para cada uma das delegacias envolvidas na operação, de onde foram encaminhados para a sede da Delegacia-Geral em Belém, para passar por perícia médica e identificação. Todos os presos foram em seguida encaminhados ao Sistema Penitenciário. Para Duarte, as prisões dos criminosos irão contribuir para reduzir as ocorrências de crimes, principalmente, durante o período de Carnaval.
Uma das prisões mais comemoradas foi a do traficante de drogas Tharlys da Silva Marques, 28 anos, de apelido “Polpa”, apontado como um dos principais traficantes do distrito de Icoaraci. Contra ele há 15 inquéritos de homicídio e cinco mandados de prisão já decretados pela Justiça. Ao ser preso, no residencial Tocantins, ele portava uma pistola calibre 380 e, assim, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Outro preso foi José Antônio Nascimento Chaves, 31 anos, que responde a 10 inquéritos policiais por homicídios na cidade de Santa Bárbara do Pará. Outro preso é Marcelo da Silva Lima, 29 anos, apontado como autor de um homicídio, no bairro da Cabanagem, em Belém. Com ele, em torno de 50 gramas de maconha foram apreendidas. A operação vai prosseguir para dar cumprimento a novos mandados de prisão na Grande Belém e ainda no interior do Estado.
Fonte: RG 15/O Impacto e Polícia Civil