Delegado Gilberto: “Criminalidade diminuiu em Santarém”
Com a apresentação de números positivos sobre o índice de homicídios em Santarém e Região, o Superintendente da Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, Dr. Gilberto Aguiar, destacou a atuação dos órgãos de Segurança Pública de forma integrada no combate ao crime.
Gilberto Aguiar falou das medidas administrativas adotadas na Superintendência e na 16ª Seccional de Polícia Civil, como a base para que fossem realizadas melhorias nos processos internos, e consequentemente na dinamização dos trabalhos. Um grande exemplo dessas medidas foi a criação da Delegacia Especializada de Roubo e Delegacia de Homicídios.
“Antes desta medida, víamos a dificuldade que a população tinha para acompanhar os processos de investigação, pois quando o caso não se constituía em flagrante, os processos eram assistidos pelos delegados plantonistas”, informou Gilberto Aguiar.
O Delegado disse que existe todo um trabalho com a perspectiva da melhoria dos índices de criminalidade na região.
“São dados muito positivos para nossa região, tendo em vista que historicamente nossa região não tem tantos problemas com crimes de homicídio. Isso se dá principalmente pela atuação dos órgãos de Segurança Pública como um todo, que sempre tem atuado através deste objetivo maior da própria SEGUP, que é manter a integração. O combate ao tráfico de drogas, que é um dos crimes que acaba fomentando o aumento da criminalidade, em especial o homicídio. É muito importante esse combate diuturnamente, que tem sido feito pelos policiais”, declarou.
NÚMEROS: De acordo com Gilberto Aguiar, analisando os números de homicídios do primeiro semestre do ano passado com o mesmo período deste ano, foi constatada uma redução deste tipo de crime. Esta redução aconteceu tanto em Santarém como na 12ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), que cobre as cidades de Santarém, Alenquer, Belterra, Faro, Curuá, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa.
Em Santarém a redução foi de 35%. Dos 29 casos registrados no primeiro semestre do ano passado, contra apenas 19 casos neste ano. Os números apresentados na 12ª RISP também são positivos levando em consideração a redução dos crimes de homicídios. Neste ano, foram 48 casos ocorridos, sendo que no ano passado, esse número foi de 67 casos, uma diminuição de 28% neste índice.
O Superintendente destacou outro número muito importante. O chamado Índice de Resolutividade de Crimes de Homicídios. Tanto em Santarém, como na Região da 12ª RISP, este índice é um dos melhores do Brasil.
“Outro detalhe importante que deve ser informado é exatamente a questão da resolutividade desses homicídios. Atualmente mais de 90% dos homicídios ocorridos e registrados na Regional, e em especial em Santarém, têm a autoria definida sobre a sua devida materialidade. Um índice altíssimo, historicamente sempre foi assim. Santarém particularmente tem um bom desempenho. Eu quero em público agradecer o empenho e dedicação de todos os policiais que estão envolvidos nessas ações. Cito aqui o nome do Delegado Nelson Silva, Diretor da Seccional e do Delegado Germano do Vale, que responde pela Delegacia de Homicídios. Então, segue aqui os meus agradecimentos a todos os policiais e demais colegas delegados. Que a gente possa continuar nessa luta constante contra a criminalidade. E que neste segundo semestre, a gente possa manter ainda baixo esse índice de homicídios”, disse Gilberto Aguiar.
O índice de resolutividade é obtido através do cálculo, do total do número de inquéritos instaurados, em relação àqueles que têm confirmada a autoria, ou que pelo menos seja estabelecido um suspeito. No caso de Santarém, de cada 10 homicídios que tiveram inquéritos abertos, 9 foram encaminhados para o Judiciário apontando autores ou suspeitos de terem cometido os crimes.
PREVENÇÃO: Para o Delegado responsável pela 12ª RISP, outro fator que contribuiu em muito para a redução dos homicídios, tem sido a atuação intensiva da Polícia Administrativa. “Podemos citar outras ações que resultaram na diminuição dos casos de homicídios, como por exemplo, as fiscalizações que estão sendo feita pela Divisão de Policia Administrativa, nos bares, controlando os horários de funcionamento. Existem alguns bares que insistem em desobedecer o horário de funcionamento, por isso temos vistos alguns homicídios ocorridos no interior destes bares. Então, este é o trabalho que tem sido feito no município pelo Órgãos de Segurança. A gente acredita que no segundo semestre não será diferente. Nós estamos acompanhando toda a RISP e conversando sempre com os policiais”, informou o Superintendente de Polícia Civil.
COMBATE AO TRÁFICO DE DROGA: A atuação dos Órgãos de Segurança no combate e repreensão do crime de tráfico de drogas é fundamental para redução dos índices de diversos tipos de crimes. O tráfico fomenta todos os tipos de barbáries. A triste realidade é que semanalmente a Polícia estoura várias bocas de fumo (locais de venda e consumo de droga), e encontra entre os criminosos jovens menores de idade. Também é muito comum o envolvimento de famílias inteiras no processo de fabricação, distribuição e comercialização de entorpecentes.
HOMICÍDIOS NO PRIMEIRO SEMESTRE: Um dos casos que mais chamou a atenção neste primeiro semestre do ano, sobre a eficiência da atuação das Polícias Civil e Militar em elucidar um caso de homicídio, foi referente ao assassinato do aposentado Francisco Ferreira Aguiar, conhecido como “Chiquinho Promissória”. Ele foi morto pelo cidadão Generino Libério dos Santos, o “Carequinha”. Ambos moravam juntos em uma residência, mais precisamente em uma movelaria. A morte de Francisco Ferreira Aguiar foi desvendada em tempo recorde pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, fato que foi motivo de elogios dos meios de comunicação e também da população. O delegado Germano Filho declarou que a Polícia sempre foi eficiente para desvendar qualquer crime, alguns demoram em virtude da Polícia ter que ouvir testemunhas, esperar resultado das perícias, mas sempre os crimes são desvendados.
Fonte: RG/O Impacto