Polícia vai combater bandidagem no Sairé
Para combater a prática de crimes cometidos durante o Festival do Sairé, no período de 12 a 21 deste mês, a Superintendência Regional de Polícia Civil do Baixo Amazonas anunciou que vai reforçar o efetivo de policiais e viaturas na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Alter do Chão, na 16ª Seccional da Polícia Civil e demais unidades de Santarém.
De acordo com o titular da Superintendência de Polícia Civil, delegado Gilberto Aguiar, aconteceu uma reunião na última quarta-feira, 09, com representantes da Prefeitura Municipal e demais órgãos de segurança pública, onde a Superintendência designou uma equipe para se fazer presente no encontro.
“Já finalizamos nossa escala de serviço para os dias em que serão realizados o grande evento. Estaremos com cinco policiais civis diariamente na Vila Balneária de Alter do Chão, entre delegados, investigadores e escrivães”, informou Dr. Gilberto.
Segundo ele, esses policiais estarão de plantão 24 horas, durante todos os dias do Sairé. O delegado Gilberto explica que as situações de flagrante serão feitas na própria UIPP de Alter do Chão. Apenas exceções de maior gravidade serão conduzidas para Santarém.
“Temos acompanhado nos últimos anos crimes que costumam acontecer movido por ingestão e excesso de bebida alcoólica. Essa é a nossa preocupação, não somente na Vila, mas, também, em todo o trajeto de Santarém a Alter do Chão. A gente tem observado que já aconteceram alguns acidentes devido a essa situação e muitas desordens e brigas envolvendo armas brancas”, ressalta Dr. Gilberto Aguiar.
De acordo com ele, há algumas situações que preocupa os investigadores, relacionadas a furtos e roubos. “As policias de modo geral e os demais órgãos de segurança pública estarão atentos mais um ano, para que possamos levar tranqüilidade a todos que irão se dirigir à Vila Balneária para participar do evento”, garante O Superintendente da Polícia Civil.
Ele reforça que terá uma equipe de policiais civis em Alter do Chão, mas na Seccional de Santarém os serviços vão continuar normalmente e com reforço no fim de semana do Sairé.
ORIENTAÇÃO: O delegado Gilberto diz que a orientação da Polícia Civil para as pessoas que vão deixar sua residência, para ir para o Sairé é de que tome algumas providências para garantir a segurança do seu imóvel. “A gente tem essa preocupação, porque as pessoas acabam se descuidando e nesse deslocamento acabam deixando suas residências sozinhas e sendo surpreendidas no seu retorno com alguns furtos”, aponta Dr. Gilberto.
Ele reforça que as dicas são sempre as mesmas: “O proprietário deve procurar sempre que possível e se não tiver outra alternativa de deixar alguém na casa, pedir ao seu vizinho que qualquer sinal estranho, possa entrar em contato com ele. Deve deixar alguém em casa, se houver essa possibilidade. Evitar toda e qualquer situação que possa levar as pessoas que estão nesse período somente aguardando a saída dos moradores para efetuar esses furtos, que a gente sabe que tem sido corriqueiros em Santarém”, avisa.
A Unidade Integrada de Polícia (UIPP) fica localizada na Travessa Agostinho Lobato, próximo ao terminal de ônibus. Conta com o trabalho de policiais militares, policiais civis e um militar do Corpo de Bombeiros, em regime de plantão. No período do Sairé, o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) aumenta o efetivo de militares para garantir a segurança do visitante. Em 2015, mais de 700 militares participarão do esquema nos dias de evento. Motocicletas, viaturas, policiamento de trânsito, policiamento turístico e uma embarcação devem ser usados para auxiliar os trabalhos.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto