45 jovens reclusos recebem atendimento do HRBA
Adolescentes que cumprem pena na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em Santarém, receberam atendimento médico do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Ação é inédita na unidade. Dos 52 menores que estão em regime fechado e nove que estão sistema semiaberto, foram atendidos 45.
A Fasepa de Santarém planeja realizar mais vezes atendimentos médicos aos internos como o ocorrido na manhã de sexta-feira (23). Todos os atendidos apresentam algum tipo de patologia na triagem realizada pela instituição. A ação também aconteceu na unidade de Marabá e em Belém.
Quatro médicos do HRBA realizaram os atendimentos. Alguns internos, de imediato, foram submetidos a uma avaliação básica enquanto outros serão encaminhados a especialistas. “É importante garantir a saúde, que é um direito universal, a todo cidadão, independente da condição e do local onde ele se encontra”, diz a Diretora Técnica do HRBA, Lívia Corrêa, que participou da ação.
O médico Marcos Fortes, que também atuou no atendimento aos jovens reclusos, ressaltou: “É uma ação social muito importante, que só vai ter fim com o tratamento desses adolescentes”.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA