Santarenos prestam últimas homenagens à Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição

Uma missa solene que aconteceu por volta de 07h, de terça-feira, 08 de dezembro, abriu oficialmente a programação alusiva ao último dia de homenagens a Nossa Senhora da Conceição, em 2015. Segundo a Diocese de Santarém, a programação continuou às 09h30, com o batizado, na Igreja Matriz.
Já às 18h, aconteceu a procissão luminosa percorrendo as principais ruas do centro da cidade, onde às 19h, aconteceu a Santa Missa, no elevado da Praça da Matriz. A programação encerrou oficialmente à meia-noite com a tradicional queima de fogos.
A programação oficial das festividades de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira da Diocese de Santarém, iniciou no dia 22 de novembro deste ano, com o Círio de número 97.
O início da homenagem à padroeira se confunde com a própria história de Santarém. O fundador da cidade, o Jesuíta João Felipe Bettendorf, consagrou a então aldeia dos Tapajós à Virgem Imaculada. Há registros de que o primeiro Círio foi realizado em 29 de novembro de 1919. Com o passar dos anos a romaria foi atraindo um maior número de pessoas que não medem sacrifícios para saudar a Virgem da Conceição pelas ruas de Santarém.
Alguns historiadores apontam que a princípio as homenagens à padroeira dos santarenos eram conhecidas como “Círio da Bandeira”, onde durante a procissão se levava um estandarte com uma efígie da santa – representação numa moeda, pintura ou escultura – que percorria algumas ruas de Santarém. Tal manifestação teria dado origem ao que atualmente se chama “Círio de Nossa Senhora da Conceição”.
Há mais de 70 anos, no final do mês de novembro, as ruas da cidade se embandeiram e enchem-se de gente e de fé. O círio, num percurso com mais de 7 quilômetros, percorre as principais ruas e avenidas da cidade, como São Sebastião, Cuiabá e Tapajós. São mais de 4 horas de romaria que reúne católicos de todos os lugarejos e dos demais Municípios do Baixo Amazonas.
No dia 08 de dezembro, no dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece o encerramento das comemorações em homenagem à padroeira da cidade com festa, arraial, culminando em uma tradicional queima de fogos. Acontece ainda, há 21 anos, a Caminhada de Fé com Maria, ou seja, uma romaria de milhares de fiéis saindo de madrugada da Vila de Mojuí dos Campos até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde é celebrada uma missa de recepção aos romeiros.
Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Santarenos prestam últimas homenagens à Nossa Senhora da Conceição

  • 9 de dezembro de 2015 em 17:18
    Permalink

    Acredito que somente com a intervenção da Santa, a operosa Camara de Vereadores de STM fará a colocação das placas dos nomes das ruas da Cidade !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *