Última semana para se inscrever no Processo Seletivo Regular da Ufopa

Processo seletivo da Ufopa
Processo seletivo da Ufopa

As inscrições para o Processo Seletivo Regular 2016 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) serão realizadas até o próximo domingo, dia 28 de fevereiro de 2016, exclusivamente via Internet, na página http://www.ufopa.edu.br/psr2016/. São 1.153 vagas, distribuídas em 31 cursos de graduação ofertados no Câmpus de Santarém. Para participar, o candidato deverá ter concluído o ensino médio, ou equivalente, e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2014 ou 2015.
Do total de vagas oferecidas no PSR 2016, 31 são destinadas a pessoas com deficiência (PcD); 573 para o sistema de ingresso por meio de cotas sociais; e 549 são vagas de ampla concorrência. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), mais de dez mil candidatos já se inscreveram no processo seletivo regular da Ufopa, sendo os mais concorridos os cursos de Direito, Pedagogia, Farmácia e Engenharia Florestal.
Gratuito, o Processo Seletivo Regular (PSR) visa à seleção e ingresso de novos alunos para os bacharelados interdisciplinares (BI), bacharelados profissionais (BP) e licenciaturas, oferecidos pela Ufopa em Santarém (PA), nos regimes matutino, vespertino, noturno e integral. O preenchimento das vagas será processado com base no critério classificatório, por curso de opção, até o limite de cinco chamadas, conforme distribuição de vagas e turnos por curso. Confira o Edital de Seleção do PSR 2016.
O PSR compreende três fases: inscrição; seleção dos candidatos; e convocação, habilitação e matrícula. A inscrição no PSR 2016 implica que o candidato tenha realizado o Enem nos anos de 2014 ou 2015, considerando o exame de maior nota (redação + áreas temáticas), inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais e para obtenção de vaga destinada a pessoa com deficiência (PcD).
No ato de inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, ocasião em que prestará informações sobre seu perfil socioeconômico; e indicar uma opção de curso. Eletivamente, o candidato também poderá indicar uma segunda opção de curso.
A homologação da inscrição será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato realizou o Enem 2014 ou 2015. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que, alternadamente, tenha obtido: nota inferior a 450 na Redação; e pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.
Resultado – A divulgação do resultado do PSR 2016 deverá ocorrer até o dia 10 de março de 2016. A habilitação dos candidatos aprovados na primeira chamada será realizada no período de 14 a 18 de março de 2016, em Santarém. Os candidatos não selecionados na primeira chamada, interessados em concorrer às vagas remanescentes, deverão manifestar interesse em continuar participando do processo seletivo.
O candidato poderá obter informações na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), responsável pelo PSR 2016, localizada na Unidade Amazônia (Avenida Mendonça Furtado, 2946, 4º Andar, bairro de Fátima), em Santarém (PA). Mais informações pelo telefone (93) 2101-6519, pelo e-mail psr@ufopa.edu.br ou no sítio http://www.ufopa.edu.br.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *