Adepará apreende mais de 20 mil doses de vacina em Alenquer
Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) apreenderam, na última quarta-feira (4), mais de 20 mil doses de vacinas no município de Alenquer, no Baixo Amazonas. As vacinas eram contra a febre aftosa, botulismo e brucelose. A apreensão foi realizada quando a carga chegava a uma revenda agropecuária da cidade. O produto veio provavelmente do município de Brasil Novo.
Segundo os técnicos, as vacinas estavam acondicionadas em caixas térmicas lacradas (isopor), mas não apresentavam a temperatura adequada (entre 2° e 8°), para que sua eficácia esteja garantida. “As caixas não apresentavam gelo suficiente para a conservação das vacinas”, explica o técnico da Adepará, Altemar Paixão, que acompanhou o trabalho juntamente com os técnicos João Cambraia e Joaquim da Silva Batista.
De acordo com o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira, as vacinas serão destruídas, já que não tem mais a capacidade de gerar proteção aos animais. “A fiscalização em revendas agropecuárias é constante e faz parte da rotina dos técnicos da Adepará. Essas ações são intensificadas neste período de Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que estamos agora, e segue até o dia 31 de maio, quando será encerrada a etapa”, garante Jefferson Oliveira.
O proprietário da carga foi notificado e foi lavrado o termo de apreensão da carga pelos técnicos da Agência.
RG 15 / O Impacto