DEPOIS DO SÃO JOÃO AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016

No período de 20/07 a 05/08 de 2016 é o que está determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral em sua Resolução para eleições municipais de 2016, a realização das Convenções Partidárias, oportunidade em que serão apresentados oficialmente os candidatos a Prefeito, Vice Prefeito e a Vereador, neste caso específico para a cidade de Santarém.

É claro que alguns partidos já estão marcando as reuniões, como disse, em edições anteriores, para fazer o chamado pré lançamento dos seus pré candidatos a Prefeito, a vice-Prefeito e   vereadores para o pleito de outubro de 2016, enquanto “costuram” as coligações, com esse monte de Partidos que a legislação eleitoral, ainda mantém, porque não há uma reforma política e até eleitoral para pelo menos reduzir a quantidade de nanicos.

Creio que se o povo brasileiro tirou um mínimo de proveito do momento histórico que estamos vivendo na política, acreditando que é o momento de se fazer uma mudança quase radical, que deve começar pela nossa Casa, não vai ser fácil para os pretensos candidatos serem aquinhoados com quatro anos de mandato eletivo.

Ficha limpa deverá ser agora, a exigência geral. Ou melhor, limpíssima! Porque os que já temos de ficha suja, já basta.  Temos que expurgá-los da vida pública. É bom que se diga que alguns segmentos da sociedade estão observando, que a ficha, não deve ser só na vida política do candidato. É necessário se ver os quatro cantos da vida do cidadão que se apresenta como candidato. Na vida profissional, na vida empresarial, como enriqueceu para bancar uma campanha milionária, para chegar ao poder. Ou será que tudo é por amor a Santarém? Quem está deixando o seu emprego com salário mais vantajoso para receber menos como Vereador, por exemplo, se eleito for?

Se estivéssemos na eleição norte americana, onde o eleitor em sua avaliação do candidato começa primeiramente, pela sua vida particular, como seria o seu comportamento junto à família. O convívio no seio familiar. Bom pai, bom marido, bom filho. Bom cidadão, cumpridor de suas obrigações para com o Estado. E que não estivesse envolvido em nenhuma violência familiar, por exemplo. E, ainda teria que zelar para que membros de suas famílias se comportarem com dignidade e cidadania, para não refletir, ou “respingar” na sua candidatura. Afinal de contas ele está se colocando para ser um homem público, exposto a avaliação detodos os seus munícipes.  Exemplo recente é o de Hilary Clinton que está propensa a perder a corrida para a Casa Branca, porque usou e-mail particular para transmitir notas oficiais. Está sendo investigada, se for verdade. Tchau!.

Como diziam os antigos para aqueles que iam àsfestas e não entravam no salão, ficavam lá fora olhando, dizia-se que estavam “serenando” a festa. Eu tenho feito isso. Tenho ido a algumas dessas reuniões realizadas pelos partidos políticos, só para ficar “serenando” e ver as “figuras” e o discurso, que até agora, não houve criatividade, os mesmos! Cansativo e repetitivo, alguns se julgando o salvador da pátria, outros se julgando o último honesto de Santarém! Cuidado, não vão se enganar mais uma vez, pois são essesem  questão que estão pretendendo reger os destinos dos Santarenos. Cuidado, eleitor! Muito cuidado!

===========================

O senhor Prefeito municipal, depois de muita luta, reuniões, gastos de papel, água mineral e cafezinho, resolveu de uma hora para outra (afinal está em fim de mandato – só faltam 219 dias) encaminhar para a nossa Casa Legislativa e onde votaram (dia 23/05) num susto, o Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural de Santarém. Tenho cá meus cuidados, porque durante o mandato do atual Prefeito este não incluiu nenhum centavo para a manutenção da Academia Santarena de Letras e Artes. Houve até problema com a Filarmônica, como disse o atual secretário da (“disque” que é Cultura) que não era prioridade do governo do Von, com muito reflexo no Legislativo. Então, quando a Cultura vai ser prioridade nesse governo. Depois que ele deixar o Palácio Jarbas Passarinho, ou a cultura para ele é só a gastronomia. (Que por causa das leis ambientais está bastante em baixa) Creio que vai ser mais uma forma de burocratizar o acesso aos que tem para a cultura verdadeiramente santarena. Quero parabenizar os artistas, do teatro, da música, do coral do folclore e de outros segmentos pelos seus esforços para concretizar esse objetivo. A minha geração, tentou fazer coisa semelhante, não conseguiu acho eu acabaram até com o Conselho de Cultura, de onde fui membro, junto com o Prof. Wilde Fonseca, Laurimar Leal, Hélcio Amaral e outros. Espero que não venham se desiludir. Eis aí mais um motivo para saber escolher o nosso futuro prefeito, para que não traga o seu secretariado de fora (dos patrocinadores da campanha), sem conhecer anossa realidade, nossos usos e costumes.

===========================

Pelo menos os nossos folguedos juninos estão se aproximando, onde não temos mais a liberdade de festejá-lo. Não temos mais as fogueiras, os terreiros, as músicas, originais, (o meu balão azul, o balão vai subindo, vai caindo a garoa o céu está lindo/e a noite tão boa/ São João, São João, acende a fogueira do meu coração.) os fogos, as quadrilhas originais, e as danças como lundum, carimbo, siriá. Os cordões de Pássaro e o Festival Folclórico, ou Junino de Santarém. Todos são regulados pelo poder publico, para que não perturbem a marginalidade, perturbem, sim as famílias, os cidadãos de bem. Sendo assim. Uma ou outra quermesse improvisadas, como as de algumas  escolas que insistem em apresentar até rock no São João e as mesmas músicas em todas elas. Mas temos a do Santa Clara, Colégio São Raimundo, (berço de grandes quermesse juninas) e a da OAB que salvam a nossa tradição cultural. Afora isso Só se ficar na roda na sala, para se tomar um munguzá, comer pamonha, um bolo de macaxeira ouuma canjiquinha e um milho assado, cozido, e ainda se tomar uma boa cuia de tarubá.

===========================

Nesta Sexta tem Baile de Saudade no Fluminense com Banda estação Ponto Com. A Partir da 22:30 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *