Informe RC

FARINHA DO MESMO SACO

Com contrato superior a 100 milhões de reais para construção dos conjuntos residenciais Moaçara I e II no bairro do Aeroporto Velho, com 1880 unidades de apartamentos, em blocos de 4 pavimentos, construídos, inicialmente, pela complicada empresa de engenharia Carmona Cabrera e, posteriormente, repassada a espanhola Tragsa, financiados pela Caixa Econômica do programa Minha Casa, Minha Vida, foram interditados, mês passado, por fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por apresentar falhas em suas estruturas, que apresentam rachaduras e, futuramente, dos compradores pelo imóvel interditado seus responsáveis não terem a mínima noção do mau emprego dos materiais de construção, que dariam suporte aos prédios, para não caírem. E olhem que o embaixador da Espanha no Brasil, saiu de Brasília, com lustrosa comitiva, e veio a Santarém dizer à Caixa e ao prefeito, Alexandre Von (PSDB), que a Tragsa era composta por pessoal qualificado. As empresas de “engenharia” Carmona Cabrera e Tragsa são farinhas do mesmo saco. Dinheiro do povo jogado no ralo.

O PREFEITO E O VICE FUGIRAM

Semana passada, uma operação surpresa do Ministério Público Estadual, comandada pelo promotor Nelson Medrado, que comanda o Grupo de Combate ao Crime Organizado (GAECO), no Pará, pintou e bordou em Oriximiná, realizando apreensão e busca de documentos na Prefeitura e nas residências do prefeito, do vice e de outros servidores municipais. A população aplaudiu, mas o Luís Gonzaga Viana e seu vice, Ludogero, fugiram, não foram vistos, tomaram Doril. Como a administração de Luís Gonzaga, prefeito de muitos padrinhos, é tida como corrupta, cheia de fraudes e de falta de licitações, a operação acumulou vasto material apreendido, deve ter sido um sucesso. Pena que o prefeito, dono de muitas broncas de corrupção na Justiça Eleitoral e Federal continue no cargo, com possibilidade real de fazer o seu sucessor, no que vale afirmar: a sacanagem com dinheiro público vai continuar. Nota 10 ao promotor Nelson Medrado. O que foi feito em Oriximiná devia se estender aos municípios de Alenquer, Belterra, Prainha, Rurópolis e Juruti, onde o prefeito implantou o Mensalinho aos vereadores, o que é de conhecimento do Ministério Público do Estado.

ROMBO NO SALÁRIO FAMÍLIA

Um cruzamento de dados fornecidos pela Receita Federal, de Tribunais de Contas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério de Desenvolvimento Social, responsável pelo programa Bolsa Família, que o programa pagou entre os anos 2013 e 2014, no 2º governo Dilma Rousseff, mais de 2,5 bilhões de reais a quem não tinha direito, segundo o Ministério Público Federal, que, depois de rigorosa fiscalização, descobriu a sangria nos cofres da União e tornou pública a situação, onde quase 600 mil servidores públicos, entre os quais 318 mil eram empresários, mais de 100 mil faziam doações graciosas para disputantes em campanhas eleitorais e quase 50 mil já tinham falecido há muitos anos, que recebiam sem necessidade a merreca de 160 reais. Extirpar esse mal ainda vai demorar, assim como os falsos pescadores que recebem o Seguro Defeso. Os programas federais, à época do PT, distribuíam renda a famílias para saírem da situação de extrema pobreza, mas roubavam grande parte, o que faz falta a Segurança, Saúde, Educação e Saneamento Básico.

HOMEM DO MUNDO

Ano passado, os ex-presidentes do Brasil e Estados Unidos, Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton, foram homenageados por 1.100 industriais espalhados pelo mundo no auditório do Hotel Wandolf Astoria, em Nova Iorque, como as personalidades do ano. Ambos, abraçados depois de afagos de um a outro, foram aplaudidos de pé. Mês passado, o fato envolvendo Fernando Henrique se repetiu. O brasileiro, considerado o maior estadista vivo do país, foi homenageado com outras personalidades internacionais, recebendo o título honoris causa da universidade Harvard, dos Estados Unidos, considerada a melhor do planeta. Enquanto Fernando Henrique engrandece o Brasil, com sua notória sabedoria, o Lula da Silva e seu Instituto político, que leva seu nome, enche de vergonha. Está se virando nos 30, jurando diariamente inocência, para não ser preso junto com seus familiares como corrupto, pela Operação Lava Jato.

MAIORIDADE PENAL

Como a maioria dos crimes hediondos praticados no país envolve a participação de menores, retornou, semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal o projeto de Emenda à Constituição, a PEC 33/2012, de autoria do senador Aloízio Nunes Ferreira (PSDB/SP), que abre possibilidades da penalização de menores de18 anos a maiores de16, que pratiquem crimes graves. A meninada defendida pelo PT, ONGs ligadas aos Direitos Humanos e partidos de esquerda, continuam a cortar vidas preciosas, como casos conhecidos no município de Castelo dos Sonhos, no Piauí, e da menor de 16, mãe aos 13, que foi estuprada por mais de 30 homens, pode ser que o Congresso Nacional aprove a PEC, defendida pela maioria das famílias brasileiras, num momento em que estupro é praticado como se fosse banalidade.

MAZELAS: CONFIRA SEU VOTO

1)  NO REINO DOS GABIRUS – Parece mentira, mas é verdade. O prédio da Receita Federal, em Santarém, foi invadido por ratos e baratas. 2) FABRICANDO VADIOS – De Manuel Roberto, líder pastoral do Conselho de Pescadores: o povo depende do Bolsa Família e deixou de trabalhar. 3) DESCASO – Moradores, com placas ofensivas ao prefeito e seus familiares, denunciaram o abandono da rua Maracanã. Dezenas, espalhadas pela periferia, encontram-se em situação idêntica: buracos, falta de água, transportes e luz tomam de conta. 4) ESQUECIDO – Ginásio Poliesportivo em construção no bairro da Aparecida desde 2013 está abandonado. Obras viram ponto de drogas e marginais. 5) MORTE – Nacional, com suspeita de gripe suína, morreu num hospital em Santarém. 6) VÁ CONHECER – Quer conhecer um chiqueiro ou um mundão de lagoas feitas de lama pura? Visite a rua Tocantins no bairro da Prainha. 7) MATAGAL – Mato começa a engolir a igreja e monumentos na Praça São Sebastião. 8) FAROESTE – A presidente do Conselho Municipal de Transportes denunciou: “área portuária de Santarém virou terra sem lei”. 9) ONDE ESTÁ O PARQUE? A Secretaria Municipal de Infraestrutura retirou o parque infantil do bairro da Matinha. O secretário da Seminfra afirma da Igreja Católica ter pedido a retirada, mas a Diocese nega. E daí? Onde está o parque? 10) FALTA GRAVE – A vereadora Marcela Tolentino (SD) denunciou, na Tribuna da Câmara, existir fraudes no Bolsa Família em Santarém. Não é novidade. 11) DISSE ME DISSE – O Conselho de Transportes desmente a Prefeitura de Santarém, ou melhor, o prefeito. Como essas deficiências mostram a negligência dos funcionários do 1º, 2º e 3º escalão da prefeitura e são debitados ao prefeito Alexandre Von (PSDB), candidato à reeleição, os eleitores vão votar em candidatos da oposição.

CADÊ A POLÍCIA?

Como o município de Santarém, com mais de 300 mil habitantes não dispõe de uma Guarda Municipal, embora exista uma lei criada há mais de 50 anos, e, meia dúzia de policiais concursados como delegados de carreira da Polícia Civil, enveredarem pelo caminho da política, afastados por lei para impulsionarem suas candidaturas a Câmara Municipal e Prefeitura, a bandidagem toma conta da cidade. Vamos ler as manchetes da semana: – Envolvimento de jovens com assalto cresce a cada dia mais em Santarém. —- Mortes e acertos de contas do tráfico assustam a cidade. —- Assaltantes aterrorizam comerciantes da avenida Paulo Maranhão. Delegado pede à população: entregue tudo, fique atenta e não reaja. —- Serviço de mototaxi clandestino fomenta a criminalidade. —- Delegado de polícia Luís Paixão, candidato a prefeito pelo PROS, sofre atentado, mas saiu com vida. —- Assaltantes (3) estupraram mulher na praia do Maracanã. —- Vereadora Ana Elvira (PT) denuncia: “criminalidade já prolifera no Residencial Salvação”. —- Vereadora Ivete Bastos (PT) também denuncia: “violência e morte de colonos na região”. É isso aí, apelar pra quem? De 4 em 4 anos vai continuar assim.

VEREADOR DENUNCIA TRAMBICAGEM

Se fossem somar todos os valores pagos pelo antigo DER (Departamento de Estradas e Rodagens) e da atual Secretaria de Transporte do Estado, nos últimos 40 anos, a empresas de engenharia do 2º escalão do órgão, destinados a recuperação de estradas, pontes e vicinais dos municípios da Calha Norte, parte divida entre prefeitos, núcleos dos Setrans nos municípios, repassados pelos construtores responsáveis, há muitos anos a estrada ligando as cidades estava pavimentada, as vicinais empiçarradas e as pontes todas em concreto, como a construída em Alenquer sobre o rio Curuá, com 360 metros de extensão. Mês passado, o vereador Ney Santana (PSDB) cobrou da empresa Etec, vencedora de uma licitação há muitos meses para serviços de manutenção da rodovia Santarém/Curua-Una (PA 170), no valor de 3,5 milhões de reais, que pegou a grana, a ordem de serviço e, até mês passado, não tinha dado o ar de sua graça, o que levou o vereador a tornar pública a esperteza da Etec com o dinheiro do povo. Esse tipo de trambicagem não deve ser do conhecimento do governador.

SERÁ SE VAI DAR?

Um semanário local divulgou que o Sindicato das Empresas de Transportes Públicos de Santarém (SETRAN) teria remetido ao prefeito Alexandre Von (PSDB) proposta de reajuste nas tarifas de ônibus, dos atuais R$2,25 para R$3,30, o que representa um real de aumento, o que já estaria em estudo pelo Conselho Municipal de Transportes. O prefeito, candidato à reeleição, é um homem pesado, mas de massa, não de bondade. Apesar do estado de parte das ruas e travessas não ajudarem, ninguém acredita do Von conceder o pleito dos empresários, que sempre vivem, anualmente, a esta época, às voltas com prefeitos, diante da grita popular contrária, principalmente em ano eleitoral. O prefeito Von, com baixa popularidade, deve estar vacinado para esse tipo de pegadinha.

ATOS E FATOS. COMO O PT DEIXOU O BRASIL

SABIA DE TUDO – O ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, delator e condenado da Operação Lava Jato, deve deixar a prisão ainda este mês para cumprir pena em prisão domiciliar. Afirmou ao juiz federal Sérgio Moro que a ex-presidente Dilma Rousseff, à época ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, mentiu ao dizer que não sabia de nada quando foi comprada a refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), superfaturada em mais de 2,5 bilhões. A petista, que financiou sua campanha de reeleição em 2010 com dinheiro público, sabia de tudo e que o PT ficou com o dinheiro. RASPARAM O TACHO – Onde havia dinheiro, limpavam como podiam. A Casa da Moeda abrigava uma quadrilha expert em corrupção. Bilhões de dólares foram desviados para os bolsos dos diretores e do PT. – DECIDIDO – Do senador capixaba Magno Malta (PR): “A gritaria do PT não vai mudar a minha consciência”. – ESTÁ DEMORANDO – Não deve estar distante do juiz Sérgio Moro solicitar, da Polícia Federal, a prisão do ex-presidente Lula da Silva. O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, já denunciou enes vezes o petista, dono da alma mais honesta do mundo, por envolvimento em práticas desonestas com o dinheiro público. – SITUAÇÃO DEPLORÁVEL – Relatório divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes afirma que 78% das rodovias federais não são pavimentadas. – ESPERANDO A CHAVE – Mais de 50 mil famílias aguarda a entrega das chaves dos apartamentos que terão de passar por reformas para serem habitados. Maioria está com rachaduras. – MENINO PRODÍGIO – O filho caçula do ex-presidente Lula recebeu mais de 10 milhões de reais da Operação Zelotes para prestar marketing esportivo aos assaltantes do dinheiro da Receita Federal. O roubo não para. – DESEMPREGO – Com mais de 12 milhões de desempregados, está ficando mais difícil arranjar um bico para sobreviverem aos estragos dos mais de 13 anos de governo do PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *