Pacientes do Hospital regional recebem ações de beleza e autoestima

Paciente faz o corte de seu cabelo
Paciente faz o corte de seu cabelo

A rotina de uma pessoa muda completamente ao se deparar com um grave problema de saúde. Os focos e prioridades mudam, fazendo com que, muitas vezes, os cuidados com a beleza sejam deixados de lado. Para trabalhar a autoestima dos pacientes, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) proporcionou cortes de cabelo e esmaltação de unhas. Os acompanhantes também aproveitaram o momento.

A dona de casa Jaciara Maia, de 51 anos, ficou muito feliz ao ver a sua filha receber os cuidados da equipe. “Isso ajuda bastante no tratamento dela, porque o tratamento acaba mudando a pessoa. Depois dessa sessão, ela vai se sentir melhor. Quando falaram que iam cortar o cabelo, ela ficou muito animada, alegre”, conta Jaciara, que mora em Breves. Ela acompanha a filha Carliane Maia, de 35 anos, que mora em Almeirim e está em tratamento ortopédico, já tendo passado por cirurgia.

Outro que aprovou a ação foi o operador de máquinas pesadas, Manoel Aguiar, de 48 anos, que está em tratamento de câncer de estômago há quase um ano. Ele aprovou o corte de cabelo. “O resultado ficou ótimo. Esse momento é uma grande oportunidade para nós que estamos aqui no hospital, porque nos alegra, levanta a autoestima. Eu sou muito grato a esta ação social”, diz Aguiar, que é morador de Oriximiná.

A presidente do Comitê de Humanização do HRBA, Karina Cunha, afirma que humanização também é proporcionar essas oportunidades para as pessoas em tratamento na unidade. “Uma ação simples como de cortar o cabelo se mostra como muito importante para os pacientes, porque além do cuidado que se deve ter, aumenta a autoestima, o pensamento positivo e melhora o humor. E tudo isso impacta positivamente no tratamento”.

A ação vai se repetir mais vezes, com intenção de oportunizar que um número maior de pacientes, principalmente os que estão em tratamento prolongado, sejam beneficiados com cortes de cabelo e esmaltação de unhas. Os trabalhos são executados por meio de uma parceria com a empresa Agiliza Marketing, que cede profissionais e estudantes.

Hospital

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA foi o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *