MP investiga acusação de desvio de função no Iasep

MP_Iasepe_denuncia
Funcionários do Iasep protocolaram acusação no MPE.

Funcionários do Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (Iasep) foram até o Ministério Público Estadual (MPE), na manhã de ontem, para denunciar irregularidades que estariam sendo cometidas pela direção do plano. Segundo a denúncia, leitos de internação estão sendo liberados por profissionais que não são médicos, o que é proibido. As informações são do Portal DOL.

A assessoria do Ministério Público informou que a denúncia será investigada pela promotoria de Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa. “O promotor José Maria Gomes dos Santos informou que vai instaurar um inquérito civil para apurar as possíveis irregularidades”, diz a nota.

Segundo um médico auditor que atua no Iasep – que pediu para não ser identificado -, no último dia 24, foi constatado que técnicos em enfermagem estão sendo obrigados pela administração a fazer a liberação de leitos, trabalho que é de competência exclusiva da auditoria médica. A denúncia foi protocolada no Conselho Regional de Medicina (CRM) no dia 25 de julho e, na manhã de ontem, no Ministério Público. Anexado ao documento, servidores do Iasep ainda apresentaram uma gravação onde a situação ficaria comprovada.

LEITOS

Na conversa ao telefone, o médico auditor contesta o motivo de não estar recebendo as demandas de avaliação da Central de Leitos, já que estaria na escala de sobreaviso. Em resposta, a suposta funcionária da Central informa ter recebido ordens para não repassar as demandas ao médico em questão. “A escala está descoberta de sobreaviso durante a semana inteira. Eles atribuem a vocês, técnicos de enfermagem, um papel que é nosso”, destaca. A situação também foi registrada em Boletim de Ocorrência.

Os servidores ainda destacam que há outras denúncias contra a administração do plano de assistência. No dia 16 de maio deste ano, eles foram ao MPE denunciar a suposta presença de funcionários fantasmas na folha de pagamento do Iasep.

IASEP

A assessoria do Iasep afirma que todas as autorizações de internação e liberação de procedimentos em saúde do Iasep são feitas por médicos. “Nós temos 15 médicos à disposição da Gestão em Saúde. Entretanto, o médico auditor efetivo está enfrentando processo administrativo e, por isso, está temporariamente afastado das autorizações de internação”, diz a coordenadora de Gestão em Saúde do Iasep, Lorena Magalhães. Sobre servidores fantasmas, ela afirma que o Iasep respondeu ao MPE, mostrando documentos que comprovam a inexistência desta situação.

(Com informações do Portal DOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *