Ana Elvira: “Ministério Público está administrando Santarém”

Vereadora Ana Elvira fala sobre ações do MPE em Santarém
Vereadora Ana Elvira fala sobre ações do MPE em Santarém

Muito se tem falado sobre atuação do Ministério Público Estadual no município de Santarém. Suas ações jurídico-institucionais nem sempre agradam a população, muito menos a gestão municipal com seu secretariado. Podemos citar algumas ações estão sendo impostas pelo MPE, como a limite de estacionamento de veículos no trecho urbano da Rodovia Cuiabá, nova licitação para proprietários de boxes nos mercados Municipal e Modelo e, mais recentemente o fechamento dos contornos das Avenidas Mendonça Furtado e Presidente Vargas. Fatos estes que eram para ser gerenciados pela Prefeitura, mas devido não ter ação do Legislativo, o MPE resolveu tomar à frente dessas ações e está obrigando a Prefeitura a realizar esses serviços. Caso, não sejam feitos, o Executivo será alvo de muitas.

Porém, existem pessoas que tem se mostrado favoráveis, como é o caso da advogada e Vereadora do PT Ana Elvira Alho, que tem aplaudido pelo menos boa parte dessas ações do MP no Município, conforme declarou ao jornal O Impacto. “Eu entendo que o Ministério Público é necessário, porque o poder público (Prefeitura) deixa de realizar serviços de extrema necessidade à população, que são de sua responsabilidade. Então, a população aciona o Ministério Público, à maneira com que pode contar com o serviço público”, disse Ana Elvira.

Na opinião da Vereadora e advogada, “existem casos em que o poder público se omite, mesmo tendo competência para tal. Recentemente foi retirada a Central de ar do Centro de Convivência do Idoso, eu pedi para o poder público municipal repor o equipamento, não obtive êxito. Comuniquei o fato ao Ministério Público, que repetiu o mesmo pedido que eu, e nova central de ar, segundo a secretária me comunicou, já foi comprada e será instalada”, citou Ana Elvira. “Esta é uma forma que nós santarenos buscamos para resolver um problema que infelizmente o poder público municipal não resolve”, disse ela.

Conforme a Vereadora petista, o poder público estaria fazendo um papel que seria da Prefeitura, mas que por sua vez nada resolve. “Mesmo porque a Lei garante esse direito ao cidadão. O Ministério Público jamais fará qualquer procedimento fora da lei. São promotores pagos com o dinheiro da população, do povo, então, cumprem a missão mister, que é resguardar o direito do cidadão. A Prefeitura se omite, o Ministério Público, então, é obrigado a agir”, sentenciou Ana Elvira Alho.

Por: Carlos Cruz

Fonte: RG 15/O Impacto

3 comentários em “Ana Elvira: “Ministério Público está administrando Santarém”

  • 5 de agosto de 2016 em 11:31
    Permalink

    Concordo com a Advogada e Vereadora, a administração municipal necessita agir, e não ficar esperando que o Ministério Público desempenhe as chamadas ações impopulares, como por exemplo a desobstrução das calçadas, reordenamento das vias, fiscalização de obras, questões de posturas e até de ocupação de espaço público. Qualquer administrador, deve pensar em Santarém como uma cidade que necessita urgentemente de mudanças, a começar nos costumes da população, que sempre pensa em levar vantagem, e muitas vezes não respeita o espaço público. Outro fator é o de valorizar o material humano, muitos servidores bons, reclamam de falta de condições de trabalho e principalmente do reconhecimento financeiro. Sugiro aos Procuradores, que verifiquem a situação dos servidores, sinto que não existe a preocupação daqueles que administram o municipio em valorizar o trabalho de quem REALMENTE, trabalha.

    Resposta
  • 5 de agosto de 2016 em 09:38
    Permalink

    Cara Vereadora, eu como morador há décadas nesta cidade concluo de que vereadores tratam nossas necessidades püblicas como bandeira política partidária, acentuando no período eleitoral. Digo isso por saber, sendo morador daqui, que as situações atribuídas pela senhora como gestão do MP, e omissão do Poder Público Municipal, são as mesmas que foram negligenciadas pelos antecessessores do atual prefeito, de diferentes partidos e coligações. Portanto, não vamos perder a oportunidade de melhorarmos a cidade, reunindo todas as instituições, inclusive a sua, Câmara de Vereadores. Lembre Vereadora que o acesso a informação nos torna ou ao menos possibilita, ser cidadão mais esclarecido. Poderíamos concluir o ano de 2016 com ações mais positivas na cidade, a exemplo do papel do MP, relatado pela senhora. A parlamentar ao acaso já pensou na possibilidade de reunir com a comunidade e fazer a discussão da participação efetiva no acompanhamento dos gastos da Câmara de Vereadores com seus assessores e qual o retorno desses trabalhos para nòs – população?

    Resposta
  • 5 de agosto de 2016 em 07:39
    Permalink

    Nobre Vereadora
    Não é só o MP que está administrando santarém, mas também os blog`s, o jornal o impacto etc. O governo de Alexandre Von nunca teve um plano de governo ou plano de ação pra santarém e faz o que os blog`s e MP sugerem. A maior prova de modelo de governo do Von é a secretaria municipal de trânsito. Ontem o blog do JK publicou que o vereador Junior tapajós subiu à tribuna da Câmara para falar de sua preocupação com a reorganização do trânsito santareno, que vem recebendo a instalação exagerada de semáforos em algumas ruas. Questionou a funcionalidade de tantos semáforos instalados.Isso mostra que não tem planejamento. Sem competência técnica essa SMT
    Pra piorar horas depois a SMT publicou no mesmo Blog do JK que fizeram reunião pra melhorar sinalização. Quer dizer que o secretariado do Alexandre Von tão feito barata tonta sem saber o que fazer e ficam esperando as determinações dos blog´s e MP.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *