HRBA assume compromisso mundial para reduzir emissão de carbono

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), agora faz parte da campanha global ”Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”, coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que tem por objetivo mobilizar o setor da saúde de todo o mundo para proteger a saúde pública dos efeitos das mudanças climáticas. O compromisso foi assumido em setembro, durante do 9º Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), e, este mês, saiu a lista mundial dos hospitais membros, contando com a presença da unidade.

O Desafio 2020 se baseia em três pontos principais: mitigação – reduzir a própria pegada de carbono do setor saúde; resiliência – preparar para os impactos do clima extremo e alterações na carga de doenças; e liderança – educar equipes de saúde e público em geral e promover políticas de proteção à saúde pública face às mudanças climáticas.

Em agosto deste ano, o HRBA apresentou ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), um inventário com a mensuração de emissões de gases de efeito estufa produzidos em 2015, totalizando 1.798 toneladas. A unidade também estabeleceu metas de redução para os próximos anos, que consiste chegar em 1.430 toneladas até 2020.

Para o diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, é preciso que as instituições trabalhem para reverter essa realidade que tem afetado a população mundial. “Esse desafio é um compromisso assumido pela nossa instituição para que nós possamos diminuir a emissão de poluentes, bem como de outros resíduos. Nós acreditamos que é impossível pensar em uma saúde realmente de qualidade se não estiver alinhada com as melhores práticas ambientais. Nós fazemos parte deste compromisso porque acreditamos que podemos, sim, mudar a nossa realidade”, explica Moreschi.

Segundo o diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak, os hospitais têm a responsabilidade de alertar seus usuários para a importância de cuidarem de si, e do meio em que vivem. Bem como, formar multiplicadores dessas ideias, com a conscientização dos seus colaboradores. “A nossa gestão valoriza o bem-estar da pessoa, por isso, requer ações que promovam melhorias no jeito de viver. E isso requer compromisso com sustentabilidade e educação em saúde. Queremos que nossos hospitais sejam promotores de mudanças, fomentando a recuperação da saúde e o cuidado com o meio ambiente”.

Iniciativas

O HRBA está no seleto grupo de instituições que aderiram ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Para integrar a lista, o HRBA assinou o compromisso de cumprir os dez princípios universais e teve a documentação necessária analisada pela ONU. O objetivo do Pacto Global é mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em dez princípios.

O Hospital Regional de Santarém já está elaborado o seu primeiro relatório de desempenho econômico, ambiental e social, com base nos protocolos reconhecidos a partir da certificação internacional, concedida pela Global Reporting Initiative (GRI), entidade sem-fins lucrativos sediada em Amsterdã, Holanda. A GRI foi criada em 1997, por meio de uma parceria entre a Ceres (investidores, empresas e grupos de interesse público para uma prosperidade sustentável) e o Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (Pnuma).

O HRBA já trabalha com vários projetos de sustentabilidade. No aspecto econômico, a unidade é saudável financeiramente e promove a economia local, contratando a maioria dos seus colaboradores na própria região. O hospital desenvolve ações de saúde na comunidade local e nas comunidades indígenas, além de prestar serviços de qualidade, possuindo o Certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência. A unidade também se preocupa com a questão trabalhista, visando à saúde e segurança do colaborador, bem como seu treinamento e desenvolvimento.

Na questão ambiental, há várias ações em curso para redução de consumo de água, energia e resíduos. Como o projeto de “Compostagem e Horta Orgânica”, que já reaproveita 25% do lixo orgânico gerado na unidade, transformando-o em adubo para produção de horta na área do próprio hospital.

Premiações

Em setembro, o HRBA foi premiado durante o 9º Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), que ocorreu na capital paulista. O hospital recebeu o prêmio “Amigo do Meio Ambiente” com o projeto “Compostagem e Horta Orgânica” – que já reaproveita 25% do lixo orgânico gerado na unidade, transformando-o em adubo para produção de horta na área do próprio hospital – e menção honrosa pelo projeto “Caracol, um giro ambiental hospitalar” – que reaproveita resíduos hospitalares.

Hospital

O HRBA é uma unidade de saúde pública e gratuita pertencente ao Governo do Pará, que atende casos de média e alta complexidade e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer. A unidade atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do oeste do Pará.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *