Coluna Impacto

c01TRANSIÇÃO DE GOVERNO

Ocorreu na tarde de terça-feira (01/11), na Prefeitura de Santarém, a primeira reunião da Comissão Administrativa de Transição de Mandato – CATM. A Comissão é formada por 10 representantes: cinco indicados pelo Prefeito Alexandre Von e cinco pelo Prefeito eleito Nélio Aguiar. A Comissão foi constituída por meio de Portaria Municipal, que entrou em vigor na terça-feira. Os representantes de Alexandre Von, são: Maria do Socorro Magalhães Pereira (Controladora Geral do Município – coordenadora), Carlos Mota Bernardes (contador da Prefeitura), Maria Dolores Cajado Brasil (Procuradora Geral do Município), José Maria Ferreira Lima (procurador fiscal do Município) e Maria Zeila dos Santos Dolzane (Chefe do Núcleo Técnico de Controle Financeiro). Os representantes do prefeito eleito Nélio Aguiar, são: José Erasmo Maia Costa (coordenador), Maria Josilene Lira Pinto, José Olivar de Azevedo, Rejane da Silva Jimenez e Romilson Lúcio Azevedo Moura.

MUDANÇA DE JUÍZES EM SANTARÉM

Neste final de ano haverá mudanças no Fórum de Justiça de Santarém. Saem juízes e entram outros. O juiz Gabriel Veloso, que atua em Alenquer, em breve vai assumir o Tribunal do Júri em Santarém. O juiz André Filó-Creão, que atualmente é diretor do Fórum, vai ser transferido para Castanhal e o juiz Paulo Pereira Evangelista viajará pra assumir a Comarca de Santa Izabel.

c02POVO MAL-EDUCADO

A saúde dos santarenos vai de mal a pior. Quando não é a falta de remédio, é o lixo que se acumula em vários pontos da cidade. Um leitor da coluna flagrou um abuso do povo, que não respeita os locais e coloca lixo até no meio das ruas. A foto mostra uma grande quantidade de lixo jogado na rua que fica atrás da Câmara Municipal e que se transformou em território de urubus. Perguntar não ofende: A culpa é da Prefeitura que não recolheu o lixo ou da população que despejou o lixo na rua?

HRBA E A EMISSÃO DE CARBONO

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, agora faz parte da campanha global ‘’Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima’’, coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que tem por objetivo mobilizar o setor da saúde de todo o mundo para proteger a saúde pública dos efeitos das mudanças climáticas. O compromisso foi assumido em setembro, durante do 9º Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), e, este mês, saiu a lista mundial dos hospitais membros, contando com a presença da unidade. O Desafio 2020 se baseia em três pontos principais: mitigação – reduzir a própria pegada de carbono do setor saúde; resiliência – preparar para os impactos do clima extremo e alterações na carga de doenças; e liderança – educar equipes de saúde e público em geral e promover políticas de proteção à saúde pública face às mudanças climáticas. Em agosto deste ano, o HRBA apresentou ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), um inventário com a mensuração de emissões de gases de efeito estufa produzidos em 2015, totalizando 1.798 toneladas. A unidade também estabeleceu metas de redução para os próximos anos, que consiste chegar em 1.430 toneladas até 2020.

c03SAMBA DE QUALIDADE

Você que gosta de um bom samba, nesta sexta-feira (04), a partir das 22 horas, acontece uma sensacional roda de samba no bar “Caminho de Casa”, localizado na Av. Presidente Vargas, entre Silva Jardim e Sete de Setembro, com a participação do grupo “Qualidade do Samba” e convidados, tendo à frente o grande Niltão, consagrado mestre do banjo. Não percam!

c04Retoques

A coluna parabeniza a elegante Karine Campos (foto), que trocou de idade ontem, quinta-feira (03) e festejou a data ao lado dos familiares e amigos mais chegados. * A equipe da coleta de lixo em Santarém está de parabéns, pois varou a madrugada recolhendo lixo nos dois cemitérios da cidade. * A crise econômica está tão grande, que as lojas da cidade já estão realizando campanhas para vendas de produtos natalinos. * O açaí está cada vez mais presente na mesa da população. O fruto, que é típico da culinária paraense, desperta o paladar de muita gente. Na comunidade Santa Luzia, os moradores se preparam para receber visitantes em mais uma edição do Festival do Açaí, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. * A greve dos servidores da educação pública do município de Aveiro completa 17 dias nesta sexta-feira (4). Entre as reivindicações está o pagamento e a reposição salarial da categoria que segundo o Sintepp, está atrasado há cerca de três meses. A paralisação ocorre desde o dia 17 de outubro, quando também as aulas foram suspensas. * O Sesc desenvolve atividades voltadas para orientações de saúde em Santarém neste sábado (5), das 8h às 10h, em mais uma etapa do projeto Saúde no Sesc, além de uma programação que envolve o Clube do Leitor Infantil e o Cine Kids, na unidade que fica localizada no centro comercial. O evento consiste em uma Mesa da Saúde disposta para atender comerciários e usuários, que buscam orientações acerca da prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial Sistólica, acompanhadas de mensuração de pressão arterial e teste de glicemia capilar em jejum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *