Coluna Impacto Ed. 1133

NOVA DIRETORA DO HMS

Talita Cunha de Faria Liberal (foto) assumiu na última segunda-feira (13) a direção técnica do Hospital Municipal de Santarém, a convite do secretário municipal de saúde Edson Filho. Talita Cunha Liberal é formada em Farmácia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Ela assume em substituição a Carla Sonocélia, que estava respondendo interinamente pela direção técnica do HMS.


PROFESSOR DA UFOPA

A Ufopa publicou no último dia 14 o edital nº 13/2017 de processo seletivo para contratação de professor substituto para o Instituto de Ciências da Educação (Iced), no Campus de Santarém, para a área de Sociologia da Educação. O regime de trabalho é de 40 horas semanais. A remuneração varia de acordo com a titulação, podendo ser de R$ 3.985,89 a R$ 4.667,12, já incluído o auxílio alimentação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente, na Secretaria Acadêmica do Iced ou por Sedex, com data de postagem até o último dia de inscrição e recebimento no prazo de até 5 dias úteis, a partir do final das inscrições.


PALESTRA DA ACES

O Conselho da Mulher Empresária da ACES, em parceria com a Receita Federal e Vox Contábil (Associação dos Profissionais da Contabilidade do Oeste do Pará), realiza no dia 23 de fevereiro, às 19h30, a palestra “Por Dentro do Programa de Regularização Tributária”, com os Analistas Tributários Olessandro Garcia Cunha e Arino Gerci Coêlho Galúcio. O PRT permite que qualquer dívida com a Fazenda Nacional, vencidas até 30 de novembro de 2016, de pessoas físicas ou jurídicas, sejam renegociadas em condições especiais. A palestra é gratuita! Inscrições: https://goo.gl/Zkasu6. Informações: (93) 99145-5238.


MOSTRANDO TRABALHO

O vereador Alysson Pontes (foto), em contato com a coluna, informa que apresentou projeto de lei, na Câmara, declarando como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município de Santarém, o time do São Raimundo. Também o Vereador apresentou uma Indicação, para que seja estudada a viabilidade do setor público, no sentido de ser instituída a Semana Municipal de Combate à Evasão escolar em Santarém. Alisson Pontes também está solicitando a construção de uma Escola Municipal na comunidade de Cutilê (Escola São Raimundo), para atender a classe estudantil ali existente, em dois turnos (manhã e tarde), pois o espaço que hoje atende a comunidade está em estado precário, não oferecendo seguranças às crianças que alí estudam.


FALSIFICAÇÃO DE CARTEIRAS

O Conselho Municipal de Transportes e Secretaria de Mobilidade e a SMT reuniram na terça-feira (14), na sede do Ciam, para discutir sobre a falsificação de carteiras estudantis. Representantes de uma associação de discentes de ensino fundamental e médio e outra de ensino superior estiveram presentes e explicaram de que forma trabalham com relação à confecção das carteiras estudantis. A entidade denunciada não esteve presente na reunião. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Transportes, Marta Zoraiva, o Conselho vai encaminhar à SMT todas as denúncias apresentadas. “Nós vamos encaminhar para o setor jurídico da Secretaria e, possivelmente, também ao Ministério Público para fazer o trabalho de fiscalização e de verificação da veracidade desses fatos”, declarou.


EXTINÇÃO DOS BOTOS

Um estudo realizado nos municípios de Santarém e Jacareacanga, alerta sobre os riscos de extinção das espécies dos botos tucuxi (Sotalia fluviatilis) e cor-de-rosa (Inia geoffrensis), devido a construções de hidrelétricas na região do rio Tapajós. De acordo com o Ibama, estão em processo de licenciamento 12 empreendimentos hidrelétricos de grande porte. A pesquisa foi realizado pela ONG: Instituto Mamirauá, em parceria com a WWF Brasil. As instituições mostram o que pode acontecer com as populações de botos naquele trecho do Tapajós, caso seja instalada a barragem nas corredeiras de São Luiz do Tapajós que impeça o livre fluxo dos animais ao longo do rio.Os resultados poderão redirecionar os empreendimentos ou mesmo ajudar a repensar modelos de desenvolvimento para a região.


ANIVERSÁRIO

A linda Paloma Eduarda completa 6 aninhos neste domingo, dia 19. Seu pai, Elvis da Gráfica, deseja-lhe um feliz aniversário. A data será comemorada ao lado de seus familiares e da juventude teen. Parabéns!


Retoques

A coluna parabeniza nosso amigo de trabalho Laércio Araújo, que trocou de idade ontem (16). Também parabenizamos suas filhas Polyane Santos da Silva, que festeja idade nova nesta sexta-feira (17) e Priscila Géssi Santos da Silva, que troca de idade no dia 22. As datas serão comemoradas com muita festa. * Estão abertas até hoje, sexta-feira (17), as inscrições para as cursos gratuitos oferecidos pela escola de Artes Professor Emir Bemerguy, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Santarém. Ao todo estão sendo ofertadas 440 vagas distribuídas para seis cursos: dança, musicalização infantil, teatro, violão, canto coral e flauta doce. As aulas começam dia 20 de fevereiro. *A Vigilância Sanitária de Santarém realizou na quarta-feira (15), uma fiscalização em algumas áreas do centro comercial da cidade e apreendeu vários medicamentos naturais e cosméticos que estavam sendo vendidos sem o registro de inspeção municipal. Em uma das farmácias fiscalizadas foram encontrados dez sacos de produtos irregulares. De acordo com informações do órgão, a vigilância sanitária, já estava monitorando os estabelecimentos da área do Mercado Modelo, por causa das frequentes denúncias, de venda de alimentos com fins terapêuticos e cosméticos sem registros. * A Caixa Econômica Federal da Av. Tapajós está abrindo duas horas mais cedo de quarta a sexta-feira para atender quem tiver direito a sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas. Neste sábado a Agência também abrirá para atendimento voltado outra vez a quem tiver direito a sacar o FGTS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *