Semtur acompanha diretora da empresa Viare Turismo para organizar roteiro gastronômico do Pólo Tapajós

  • Secretário Pablo Barrudada apresenta produtos à empresária catarinense Leyla Spada.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em  parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), finaliza nesta terça-feira (21) a apresentação dos produtos relacionados à gastronomia e ao artesanato do pólo Tapajós, para a empresária catarinense, Leyla Spada, da Viare Turismo, que está em visita ao Pará para conhecer e degustar a culinária amazônica, visando a elaboração de um roteiro gastronômicos no Estado.

Leyla Spada, que organiza viagens gastronômicas pelo Brasil e exterior, afirma que o pólo Tapajós tem um grande potencial gastronômico que precisa ser explorado e incluído nesta rota que está sendo montada no Pará. “Vir a Santarém faz parte de uma visita com o objetivo de conhecer mais a fundo a rica gastronomia paraense. Como trabalhamos com viagens voltadas para profissionais do ramo e amantes das mais diversas cozinhas, a culinária do Pará não podia ficar de fora dos nossos roteiros nacionais”, destacou.

A empresária disse ainda que o pólo Tapajós tem tudo para despertar o interesse de um grande público admirador de uma culinária que tem o pirarucu como prato principal. “Além da exoticidade, a gastronomia regional do estado é praticamente sustentável e orgânica, o que gera mais interesse de nosso público. Santarém, por fazer parte da rota do “Peixe de Esquina”, é um destino que muito nos interessa, pois é de onde vem o pirarucu, peixe largamente utilizado nos pratos paraenses. Além da farta oferta gastronômica, nos deparamos com uma beleza natural inigualável e com hospitalidade tocante”, afirmou Leyla.

A visita é acompanhada pelo secretário de Turismo de Santarém Pablo Barrudada e equipe técnica da Semtur. “Estamos dando todo o apoio para a construção desta rota gastronômica no Pólo Tapajós, pois sabemos da importância desse roteiro para contribuir no fomento do turismo na região, por meio da nossa culinária”, afirmou o secretário.

A vista ocorre em duas etapas: na segunda-feira (20) a empresária visitou pontos gastronômicos de Santarém, como Mercadão 2000 (peixes, frutas e óleos), Museu Dica Frazão (souvenirs), Casa do Saulo, Alter do Chão, Doces Paraenses (Dona Glória), Loja de Artesanato Araribá. Nesta terça-feira (21), a comitiva acompanha a empresária no município de Belterra.

SECRETÁRIO VISITA COMUNIDADE NA FLONA DO TAPAJÓS BUSCANDO RETOMAR AÇÕES DO PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO

A equipe técnica e o secretário de Turismo da Prefeitura de Santarém estiveram na comunidade Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós (Flona do Tapajós), em Belterra, Região Metropolitana de Santarém, para uma visita técnica, na última sexta-feira (17), a fim de retomar ações que estão preestabelecidas no Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra, que busca integrar o desenvolvimento turístico regional no Pará.

Santarém e Belterra, pelo plano estratégico, estão na região turística denominada Destino Tapajós e o objetivo desta visita visa estimular o reconhecimento e identificação das condições espaciais e produtivas, a percepção das potencialidades, a troca e a socialização de informações entre técnicos e moradores das comunidades para a organização de ações estratégicas de desenvolvimento do turismo no contexto regional adequados às reais necessidades e realidade locais.

A comunidade Jamaraquá tem uma expressividade econômica baseada no ecoturismo de base comunitária e se destaca como melhor experiência turística conduzida pelos próprios moradores.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *