Coluna Impacto Ed 1134

DEPUTADO ATUANTE

O Governo Federal amplia oferta de água e energia no Pará. Investimentos foram anunciados na terça-feira (21) em Altamira, pelos ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho; e das Minas e Energia, Fernando Coelho, onde serão aplicados mais de 240 milhões de reais. O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Ozório Juvenil e Eraldo Pimenta (foto). Vale lembrar, que Eraldo Pimenta sempre lutou pelos municípios da região Oeste e também do Xingu, fazendo com que se destaque como um dos deputados mais atuantes do Pará. Após o encontro em Altamira, Eraldo e o ministro Helder Barbalho vieram para Santarém, onde foi anunciado mais investimentos para a construção da orla da cidade.


ATRAÇÕES CARNAVALESCAS

Dando prosseguimento às outras atrações carnavalescas de Santarém, a Feira do Abadá será realizada nesta sexta-feira (24), das 19 às 00 horas, na Praça do Pescador. O Carnavelhinho será realizado na segunda-feira gorda de carnaval, dia 27, na Praça do Pescador, a partir das 19 horas. E o tradicional “Bloco da Fuleragem” será na quarta-feira de cinzas, dia 1º de março, a partir das 15 horas, com concentração na Academia Djalma Lima, na Avenida São Sebastião, s/n, quase esquina com a Travessa Silvino Pinto, no bairro Santa Clara.


CRISTOVAL

O Cristoval ocorrerá de 24 de fevereiro a 1º de março, no Espaço Pérola do Tapajós, em Santarém. A Pastoral do Menor da Diocese de Santarém promoverá mais uma edição da Campanha de Material Escolar, que serão destinados para crianças e adolescentes atendidas pela entidade. A meta é arrecadar 300 kits. A coleta começará no Cristoval 2017, aonde haverá um stand de arrecadação. Depois a campanha continuará no período de 06 a 24 de março. Quem quiser colaborar com a campanha pode doar os seguintes materiais: caderno, lápis, régua, borracha, caneta, apontador, papel A4, mochila (pode ser usada), cola, tesoura, lápis de cor, lápis de cera, caderno de desenho e caderno de caligrafia. A coordenação também aceita livros, sejam novos ou usados.


FORA COSANPA

“A Cosanpa não teve a decência de vir dizer que não ia dá conta de cumprir com atendimento de fornecimento dos serviços (abastecimento de água) em Santarém”. Assim declarou o vereador Dayan Serique (foto) à nossa coluna, após participar da sessão especial na Câmara, em que moradores do Residencial Salvação fazem reivindicações contra o valor alto das taxas de água e de energia cobradas aos moradores. O parlamentar propôs ainda que deve ser feita uma comissão para ir à 6° Vara da Fazenda, falar com a Dra. Karine Assad, a qual proferiu a sentença favorável ao Município para a reincidência do contrato com a Cosanpa sem demais cobrança ao Município, pois existe um processo judicial já tramitando nesta Comarca. Após esse processo, a referida comissão poderá ir a Belém para reafirmar o não cumprimento do fornecimento dos serviços por parte da empresa. Diante desse fato, não há mais alternativa, que não seja rescindir o contrato de prestação de serviço; logo habilitar nova empresa para realizar o serviço, pois essa é a vontade dos vereadores e da população.


PREFEITO DESMORALIZADO

O prefeito de Óbidos, Chico Alfaia, em portaria assinada no dia 10 de janeiro deste ano, concedeu licença remunerada para o exercício de mandato classista no período de três anos (2016 a 2018) aos servidores municipais (Derinaldo Câncio Biá, Elizeth dos Santos Garcia e Dhone Fonseca Cerdeira) no Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Óbidos. Acontece que no mesmo dia, o Secretário Municipal de Administração e Desenvolvimento Humano, José Roberto Nunes dos Anjos, baixou uma Portaria retirando os nomes dos servidores Derinaldo Câncio Biá e Elizeth dos Santos Garcia, lotados na Secretaria Municipal de Administração. Agora o que não dá pra entender é se o Secretário tem mais poder que o Prefeito. Pelo visto, Chico Alfia está fazendo valer seu pronunciamento assim que assumiu a Prefeitura, quando disse que não entendia nada de administração pública, só de administração bancária.


ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

Durante a visita do ministro Helder Barbalho a Santarém, muitos políticos estiveram presentes para recepcioná-lo. Entre eles, podemos destacar os ex-prefeitos Marco Aurélio Dolzanes (Juriti) e Jaime Silva (Óbidos), que tiveram uma longa conversa com o Ministro e acordos foram feitos para o futuro político de seus municípios.


Retoques

Vereador Ronan Liberal Jr. (foto), em contato com a coluna, falou sobre a importância da visita do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a Santarém. Na ocasião, Barbalho averiguou a real situação da orla da cidade, onde parte do cais está com a estrutura comprometida. Ronan garantiu que as obras deverão iniciar ainda neste primeiro semestre de 2017, e que a revitalização deverá trazer maior segurança para a população e aos donos de embarcações que necessitam do local. * Os passageiros que desembarcaram no aeroporto de Santarém, na tarde de segunda-feira (20), foram contagiados com a programação do receptivo turístico, promovido pela Prefeitura, por meio da Semtur, em parceria com a Infraero e Libes. Na sala de desembarque um mini trio deu o tom da animação, com as músicas das agremiações carnavalescas da cidade. A programação acontecerá até esta sexta-feira (24), sempre a partir das 13h30 com a chegada do primeiro voo da tarde. * Moradores da região do Ituqui denunciam que o manancial da comunidade Igarapé Açu estaria sendo assoreado em decorrência das plantações de soja próximo ao local. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) deverá entrar em ação e fiscalizar essa denúncia, registrando e emitindo um laudo sobre a situação do igarapé. * Os cursos de Enfermagem e Farmácia da FIT/UNAMA realizaram ontem, dia 23, a campanha “Carnaval Seguro”. O evento aconteceu no Espaço Graça Landeira, Bloco D. A ação pré-carnaval tem o objetivo de trabalhar a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Visando atender os colaboradores e alunos da instituição, foi oferecido também os serviços de testagem rápida para sífilis e HIV/Aids, além de outros atendimentos de saúde, como aferição de PA e Glicemia. * Um bom carnaval para todos os leitores da Coluna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *