Comando de Policiamento Regional I promove curso de táticas operacionais

O primeiro curso nesta modalidade que é realizado em Santarém.

Mais de 50 militares de diversos batalhões da região formam a turma que, em cerca de 15 dias, passarão por formação para atuar em uma tropa de elite. A novidade, é que entre eles, três militares do sexo feminino compõem a equipe.

Na manhã de segunda-feira (6),  o  Comandante  de  Policiamento Regional I (CPR I), Cel PM Héldson Tomaso, presidiu a aula inaugural  o Curso de Táticas Operacionais – CTO, promovido pela Polícia Militar, através da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI), na cidade de Santarém.

O curso, com duração de quinze dias, conta com o corpo discente de cinquenta e dois policiais militares, oriundos de diversos municípios da região, como Monte Alegre, Oriximiná, Alenquer, Almerim, Juruti, Óbidos e Itaituba, além de Santarém, de onde dois bombeiros militares também foram matriculados. Entre os alunos, três policiais militares femininas conquistaram suas vagas e foram inscritas pela primeira vez em um curso operacional no âmbito de Comando Regional de Santarém.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, chefes e diretores de instituições parceiras do Sistema de Segurança Pública da região. Na ocasião, o Comandante do CPR l comentou sobre as ações que  Polícia Militar vem praticando em toda a regional, tanto preventiva quanto repressivamente e os esforços da administração policial militar em manter treinamentos e atualizações profissionais à tropa.

Também discursou o Excelentíssimo Sr. Gabriel Veloso de Araújo, Juiz da Comarca de Santarém,  que explanou sobre a importância  da formação de policiais cada vez mais especializados, e que possam compor e reforçar o efetivo do GTO da região santarena, citando que por diversas vezes teve a oportunidade de acompanhar as ações realizadas pelo GTO, se sentindo impressionado pela excelente capacidade técnico-profissional que esses policiais apresentam diante de situações adversas, muitas vezes, com o risco da própria vida, para defender a sociedade local.

O Grupamento Tático Operacional I – Santarém, conta com mais de quarenta policiais militares, respondendo diretamente ao Comando do 3° Batalhão, em Santarém, e são especialmente treinados para ocorrências de alto risco e que necessitam de equipamento mais especializado, como em ocorrências envolvendo tomadas de reféns, controle de casas penais, distúrbios civis e combate a crimes contra estabelecimentos comerciais e bancários. Sua área de atuação abrange todos os municípios da circunscrição do CPR I, além de, excepcionalmente e em caso de necessidade, atenderem demanda de Altamira e Itaituba.

CALHA NORTE: O comandante do CPR-I destacou a nossa equipe de reportagem, a existência dentro do planejamento da instituição, da implantação na região da Calha Norte, de um Grupo Tático Operacional, que com a possibilidade de novas capacitações, poderão muito em breve torna-se realidade.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *