Coluna Impacto Ed. 1137

SUPERINTENDÊNCIA DO BASA

Vereador Tadeu Cunha, em contato com a coluna, informou que durante uma reunião com o Sindicato dos Bancários, foi anunciado que a Superintendência do Banco da Amazônia deverá ser desinstalada do município de Santarém. Caso a proposta seja aprovada, a sede do BASA deverá apenas atender na capital do Estado, prejudicando assim quem depende do serviço em nosso Município. A saída da Superintendência do Basa de Santarém vai gerar prejuízos diretos à execução dos projetos de micro créditos aos produtores rurais.


BALANÇO DO TURISMO

Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), junto com representantes do Dieese-PA e da Secretaria de Estado do Turismo do Pará (Setur), continuam com a apresentação do “balanço econômico do turismo de Santarém 2016” para a cadeia produtiva do turismo no pólo Tapajós. A programação que, iniciou na quarta-feira (15), termina nesta sexta-feira (17).


SOLTURA DE QUELÔNIOS

Cento e cinquenta e oito filhotes de tracajá foram entregues à natureza, no sábado, 11, na comunidade Santa Terezinha, Lago das Piranhas, em Juruti. Foi a segunda soltura do ano; a primeira aconteceu no dia 25 de fevereiro no Lago Tucunaré, região do Curumucuri, quando soltos 786 quelônios. A iniciativa visa garantir a preservação da espécie, repovoando rios e lagos de Juruti, por meio do trabalho coordenado pela Prefeitura. Em 2013, a PMJ sancionou a Lei Municipal 1066, que criou o Programa Manejo de Quelônios, coordenado pela SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A soltura dos quelônios é motivo de festa nas comunidades.


MPE DISCUTE ZONA AZUL

O Ministério Público de Santarém realizará na segunda-feira, dia 20, a primeira audiência pública para discutir a implantação da zona azul de estacionamento em Santarém, que acontecerá em seu auditório, na Avenida Mendonça Furtado, a partir das 9h. O evento é aberto ao público, com a participação de representantes da Prefeitura, Câmara de vereadores, associações de bairros, Associação Comercial de Santarém, Detran, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato do Comércio Lojista. A implantação da zona azul de estacionamento rotativo está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. A segunda audiência deve ocorrer na Câmara Municipal.


REFORMA PREVIDENCIÁRIA

Vereador Dayan Serique falou à coluna, da reforma da Previdência, ressaltando que dificilmente um brasileiro consegue se aposentar com a reforma do jeito que está. “Na verdade, existe muito discurso e poucos dados que possam justificar a reforma da Previdência proposta pelo presidente Michael Temer. E em outros municípios, inclusive em Santarém, aconteceram diversas manifestações contra esta reforma, disse o Vereador.


FEIRA DO PEIXE 2017

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) realiza nesta sexta- feira (17) às 10h, no gabinete do Secretário, uma reunião para a articulação da Feira do Peixe, que este ano será realizada nos dias 13 e 14 de abril, em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. O encontro é uma organização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), juntamente com as secretarias de Agricultura, Emater, Adepará e cooperativas de piscicultores.


“CLUBE DAS QUINTAS”

Sucesso o projeto “Clube das Quintas”, que leva cultura e entretenimento para os santarenos e visitantes, que é realizado toda quinta-feira. Na Praça do Mirante A segunda edição do projeto aconteceu ontem, dia 16, com a inserção de pout pourri – mistura de músicas. A atividade artístico-cultural é idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e parceiros. Nos primeiros 6 meses o projeto vai focar no som instrumental de raiz nacional e versões regionais dos gêneros Chorinho e Samba. As apresentações são feitas pelo grupo musical Regional Mocorongo (foto). Nota 10 para o secretário Luís Alberto Figueira, o “Pixica”.


Retoques

A coluna parabeniza a bonita advogada Cínthia Coelho Miranda (foto), que trocou de idade na terça-feira, dia 14 e festejou a data na intimidade, ao lado de seus familiares e amigos mais chegados. Parabéns, minha sobrinha, pelo dia especial. * Encerra-se  nesta sexta-feira o prazo para inscrições no Processo Seletivo Simplificado, destinado para contratação e seleção temporária de 80 profissionais em nove áreas diferentes. A intenção é atender a necessidade de reestruturar a equipe do PAC/Social. A inscrição é gratuita e o edital pode ser acessado no site da PMS (www.santarem.pa.gov.br). * Vereador Valdir Matias Jr. (PV) cobrou da Mesa Diretora da Câmara, pressa na criação da comissão técnica sugerida por ele para analisar a concessão dada à Cosanpa, para gerir o serviço de tratamento e abastecimento de água em Santarém. Valdir diz que a distribuição de água na zona urbana de Santarém funciona de forma precária. Há bairros que sofrem diariamente com a escassez de água. * Termina nesta sexta-feira (17), o curso de culinária regional para moradores do Residencial Salvação. 20 pessoas participam do curso que iniciou na segunda-feira (13). As aulas são ministradas por um nutricionista do Senar, no Restaurante Popular (Mercadão 2000). * Ontem, quinta-feira (16), as crianças internadas no Hospital Regional de Santarém participaram de terapia assistida por animais. O projeto de ‘Pet Terapia’ (terapia assistida com animais) acontece pela segunda vez na unidade e auxilia no tratamento dos usuários. A terapia com animais trabalha, principalmente, com o bem-estar do paciente. Dois cachorros estiveram na Brinquedoteca para interação com as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *