CARNE FRACA

Pobre Brasil! Embora rico em recursos naturais e reunir todas as condições apropriadas para ser o maior produtor do mundo em gêneros de primeiras necessidades, como grãos, carnes e outros, por possuirmos terras apropriadas, clima favorável e fabricar maquinários e implementos com tecnologia de ponta e principalmente por possuir produtores e trabalhadores dispostos e dedicados a produzir, ainda tem que enfrentar dificuldades internas que atrapalham nossa produção. O estrago seria bem maior se o Ministro da agricultura fosse desconhecedor dos problemas do setor, como de costume, já que não é novidade os nossos governantes e candidatos eleitos colocarem politicamente em cargos principais e importantes seus cabos eleitorais, muitas vezes sem o menor conhecimento da função ocupada. Nesse caso os prejuízos seriam bem maiores em decorrência da operação Carne Fraca. O Sr. Ministro Blairo Maggi sabiamente colocado como Ministro da Agricultura (DEUS protege os brasileiros), como tem bastante conhecimento por ser grande produtor rural é que está “tirando de letra” como diz o ditado popular e vai resolver mais essa tentativa de quebrar ou enfraquecer a cadeia produtiva do Brasil na área da agricultura e pecuária, onde é um dos maiores fornecedores para o mundo.
Como já mencionado, não é á toa que esta safra já desponta com acréscimo de 44% na produção de grãos e carnes em relação à safra do ano anterior e esse crescimento causa inveja aos países que antes ocupavam esses lugares no mundo, e querem “abocanhar” uma fatia maior do mercado mundial ou até mesmo para alguns maus brasileiros, que apostam no “quanto pior melhor”, ou para retornarem ao poder no Brasil.
Essa operação causaria imensos prejuízos, em primeira mão, aos produtores rurais sem negócios, com menor mão-de-obra no campo, desemprego na cadeia produtiva, com menos transportes, menos combustíveis consumidos, navios parados nos portos pagando altas taxas, e produtores sem poder transportar a produção, todos esperando pelas decisões dos países que suspenderam as compras, para que as mercadorias voltem a escoar e proporcionar riquezas. Além dos prejuízos financeiros existe a vergonha para os brasileiros perante o mundo que compra nossos produtos, pela tentativa de denegrir nossa imagem com essa afirmação apressada de que os nossos produtos não são de boa qualidade. Causa indignação e revolta imaginar que o trabalho de anos para conquistar o mercado externo, poderia ser destruído em poucos dias pela falta de vergonha de alguns brasileiros ou mesmo influência e ciumeira dos países que tentam liderar este segmento mundial.
Vamos pedir a DEUS, que atitudes como essa não mais ocorram e que nosso país possa concentrar suas energias nas dificuldades já existentes, sem mais ter que lutar contra “fogo amigo” devido à atitudes precipitadas.
Parabéns aos governantes, e em especial ao Ministro da Agricultura Sr. Blairo Maggi, que com rapidez e eficiência tomou medidas corretas que atenuaram o prejuízo que essa operação Carne Fraca poderia trazer à produção brasileira de carne, frango e etc… e à toda cadeia produtiva que envolve esse setor.

Manoel Ivair Chaves

Empresário e Produtor rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *