Coluna Impacto Ed. 1139

PAZ AO LAGUINHO E VERA PAZ
O leitor da coluna, Aiacá Matônis, mandou uma carta à coluna, pedido paz ao bairro do Laguinho e ao Bosque da Vera Paz. Leia alguns trechos: “A população do bairro do Laguinho não quer mais que volte o tempo em que o bairro era conhecido como ‘Baixada Fluminense’, tempo em que as ‘bocas de fumo’ e gangues dominavam e a violência imperava. Hoje os tempos são outros, os jovens daquela época cresceram, tornaram-se responsáveis, constituíram famílias, são pessoas de bem … Queremos nosso Bosque Vera Paz, nosso campo (com práticas de jogos de futebol, famílias reunidas e tranquilas em suas casas e transitando pelo bairro, pelo Bosque e arredores, sem o desespero de ser surpreendido por situações adversas. O pânico e o medo começam em plena luz do dia… Sugerimos que uma força tarefa se mobilize a fim de resguardar e trazer de volta a tranquilidade na Vera Paz, a paz ao bairro: educadores, associação de bairro, Polícia (Civil, Militar, Federal e Tático), Conselho Tutelar, Ministério Público e todos mais que estiverem interessados no bem comum e na paz social de Santarém”.


PENSÃO VITALÍCIA A MÚSICOS
A Filarmônica Professor José Agostinho completou 53 anos de fundação e foi parabenizada pela vereadora Maria José Maia, que homenageou seus quatro fundadores: José Marinho Batista (saxofonista), Anselmo de Oliveira Mota (trombone e bombardino), José Luís Barbosa Cunha (saxofonista) e Jorge Manuel Barbosa Cunha (percussionista). A Vereadora conseguiu aprovar quatro indicações que solicitam do Executivo o pagamento de pensões vitalícias, a exemplo de outros ícones da arte santarena, aos quatro músicos da Filarmônica. Louvável a atitude da Vereadora.


RECUPERAÇÃO DE RAMAIS
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Antônio Rocha (foto) voltou a apresentar trabalhos direcionados à recuperação de ramais nas comunidades de Santarém. Desta vez as solicitações foram feitas para o ramal denominado Lírio dos Vales, localizado no km 55 da PA-370 – rodovia Santarém Curuá-Una, que é o único acesso à comunidade de mesmo nome, na região do planalto santareno; e do ramal que liga a comunidade de Jacaré São João à PA-257 – Translago, região do Lago Grande. Vale lembrar, que em algumas dessas comunidades os ramais são a única via de entrada e saída.


80 ANOS
Parabenizamos um dos pioneiros da colônia japonesa em Santarém, o empresário Keisuke Okada (foto), que estará completando 80 anos neste domingo, dia 02 de abril. A data será comemorada com um jantar no Restaurante Lumi, ao lado de seus familiares e amigos.


GRANDE ÁREA DO MAICÁ
Está confirmado para o dia 11 de abril, uma audiência com a mesa diretora da ALEPA Assembleia Legislativa do Pará, a pedido do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança da Grande Área do Maicá, com apoio da Câmara Municipal de Santarém e do prefeito Nélio Aguiar, quando será discutido sobre a ativação e efetivação do 35° BPM para garantir a melhoria da segurança para Santarém, zona leste e os municípios de Mojuí dos Campos e Belterra. A nova corporação atenderá a crescente demanda populacional de grandes áreas públicas que a cada dia surgem em nossa região. A intenção é que na reunião em Belém com o apoio da ALEPA, as entidades possam cobrar do Governo do Estado o Decreto de ativação e efetivação do mencionado Batalhão para garantir a melhoria da dos serviços de segurança pública na Região Metropolitana de Santarém.


SAMBA DE QUALIDADE
Hoje, sexta-feira, dia 31, a grande pedida será a grande roda de samba, no Bar Caminho de Casa, com o grupo “Qualidade do Samba & Convidados”, entre eles, Ângelo do Chorinho, Ribamar Sorriso e outros convidados especiais. Essa é a grande pedida para você que gosta de apreciar um samba de raiz.


RETOQUES

A coluna parabeniza o amigo e companheiro de redação Bena Santana (foto), que está trocando de idade nesta sexta-feira, dia 31. A data será comemorada junto de seus familiares e amigos mais chegados. * É de se elogiar a atuação do secretário Luís Pixica, que em pouco tempo deu uma nova roupagem à cultura de Santarém. O projeto “Clube das Quintas”, através do som instrumental do Grupo “Regional Mocorongo”, realizado na Praça do Mirante, é o maior sucesso. Ontem, quinta-feira (30), o cavaquinhista Luís Acácio da Gama, o “Acácio Show”, tocou várias músicas da MPB, entre elas, Noites Cariocas, Flor Amorosa e Tico-Tico no Fubá. * Louvável a atitude do vereador Valdir Matias Jr. (PV), que está cobrando da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), um plano de ação em caráter de urgência para recuperar as vias nos bairros da cidade, afetadas neste período de fortes chuvas. * Só um alerta para o secretário Daniel Simões, da Seminfra. Para resolver um vazamento, a Cosanpa abriu um enorme buraco na Trav. Visconde do Rio Branco, entre as Galdino Veloso e Rui Barbosa, no bairro da Aldeia. O problema da água foi resolvido, só que os funcionários da Cosanpa tamparam o buraco com areia e uma enorme cratera se abriu no local. Vidas correm perigo no local. * O Rio Tapajós, em Santarém, atingiu na manhã de quarta-feira (29) a marca de 7,10m. A medição foi feita por volta das 6h pela Capitania Fluvial e é considerada pela Defesa Civil como nível de alerta. Segundo a coordenadora do órgão, Laura Lopes, as ações preventivas serão intensificadas e, como a orla é a primeira área a sofrer o impacto das águas, agentes da Defesa Civil farão acompanhamento visual a cada dois dias. A maior cheia dos últimos tempos na região ocorreu em 2009 quando o nível registrado foi de 8,31m, no dia 30 de maio, segundo a Capitania Fluvial de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *