Presidente da CPH vistoria Terminal Hidroviário de Itaituba

Na manhã de quarta-feira, 19, o Presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Alexandre Von, esteve juntamente com técnicos da companhia vistoriando o Terminal Hidroviário Almir Gabriel em Itaituba, a pedido do deputado estadual Hilton Aguiar.

A CPH é uma empresa pública de direito privado, vinculada ao governo estadual, que tem como finalidade a gestão da infraestrutura pública portuária de pequeno porte e hidrovias navegáveis do Pará, favorecendo o fluxo de mercadorias e passageiros. Recentemente Alexandre Von assumiu a companhia.

Alexandre Von chegou por volta de 9 horas da manhã de quarta-feira ao terminal Almir Gabriel, acompanhado do engenheiro que projetou o terminal, Haroldo Bezerra (Diretor de Gestão Portuária da CPH); Anastácio, atual diretor do terminal; Rony Freitas, secretário de Administração e da vereadora Antônia Borroló. Alexandre disse que não há nenhum problema estrutural no terminal, apenas alguns reparos que deverão ser feitos para evitar danos maiores no futuro.

Deputado Hilton Aguiar com Alexandre Von, durante visita ao Terminal Hidroviário

O presidente da CPH ressaltou que a manutenção devera ser feira ainda este ano, sem suspender o funcionamento do terminal. Von disse também que vai se reunir com o prefeito Valmir Clímaco para falar sobre os trabalhos que deverão ser feitos no local.

A vereadora Antônio Borroló, que esteve acompanhando a visita, disse que vai continuar acompanhando o trabalho da equipe. Ressaltou que já vem acompanhando mesmo antes de ser vereadora. A demanda do Terminal Hidroviário Almir Gabriel foi levada a CPH pelo deputado estadual Hilton Aguiar, que na oportunidade solicitou a vinda da equipe ao município de Itaituba para vistoriar o local e fazer reparos.

O Terminal de Itaituba tem uma das melhores estruturas em relação a terminais do Estado, nem Santarém que é um município polo da região tem um terminal desse porte, porém, o governo deverá começar construção de um ainda este ano no município. O terminal de Itaituba atende centenas de pessoas que chegam e deixam o município, o local foi bem planejado para proporcionar comodidade aos passageiros.

Terminal Hidroviário de Itaituba

Haroldo Costa Bezerra (Diretor de Gestão da CPH), que acompanha o terminal desde seu planejamento, reforçou a tese do presidente Alexandre Von, não há problemas na estrutura do terminal.

Uma das principais metas na nova gestão da CPH é a construção de sete terminais hidroviários no estado, sendo um de grande porte em Santarém e outros seis em Santana do Tapará, Curuá, Prainha, Almeirim, Faro e Terra Santa. Os recursos para as obras desses terminais, orçados em torno de 85 milhões de reais, serão obtidos por meio de uma operação de crédito que o governo do Estado está finalizando junto à Caixa Econômica Federal. Assim que for concluída, terá inicio o processo de licitação para a execução das obras. Em longo prazo, a ideia é implantar novos terminais hidroviários em pelo menos 20 municípios paraenses.

Fonte: RG 15/O Impacto e Junior Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *