Eduardo Fonseca Ed. 1152

A PRAÇA, A PRAÇA É DO POVO!
COMO O CÉU É DO CONDOR!
É ANTRO ONDE A LIBERDADE
CRIA A ÁGUIA AO SEU CALOR!” – Castro Alves

No próximo dia 06 de julho é lembrado o dia da morte do grande poeta romântico Castro Alves, que uma das partes das suas poesias, tinha como tema a liberdade dos negros escravos, daí porque foi chamado de “O Poeta dos Escravos” e nos próximos dia 07.08 e 09 de julho estará acontecendo em Santarém um Encontro dos ex alunos do Colégio Dom Amando do ano de 1981.
Essa Turma eu fui um dos professores, e lecionei Literatura Brasileira, depois, Redação e Língua Portuguesa. Na literatura Brasileira, a Escola Romântica, chamava mais atenção, principalmente, as poesias sensuais e sociais de Castro Alves, daí a razão de se iniciar este texto com uma estrofe do Poema de Castro Alves, ou como ousava chamá-lo, em sala de aula, de: “Castrinho”.
Eu fui abrilhantado com um convite para estar presente ao encontro e para proferir uma “Aula da Saudade”. Estou me preparando como se fosse a primeira aula no Colégio Dom Amando, que por sinal esta foi a primeira turma que lecionei no grande CDA, quando retornei a Santarém depois de quinze anos ausentes. Lá trabalhei por dezesseis anos. maravilhosos!
Magnífica atitude dos organizadores do encontro que moram em Santarém para receber os que estão em outras cidades nos mais longínquos rincões do Brasil. Oportunidade em que voltarão a se encontrar, no CDA e em Santarém e lembrar das coisas boas que aconteciam ali. Como Feira da Ciência, Feira do Livro, Desfile do dia 7 de setembro (havia apenas um ensaio, com a banda), o Folclore, as danças como: (Marambiré, As Pretinhas, Espanhola, Xaxado, a do Vaqueiro, Desfeiteira, As quadrilhas, e para quem não sabe foi lá que surgiu a dança O Cheiro do Sairé, e muitas outras, e a atração especial: A Vaca Bulandeira (fui coordenador dela por oito anos), as barracas, o passeio dos vencedores. E os jogos internos. E outras iniciativas que me falham a memória.
Espero que seja um sucesso e não demorem muito para marcar o próximo, pois tomei como referência o poema O RETRATO de Cecília Meireles. “Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro,//nem estes olhos tão vazios,/nem o lábio amargo.///Eu não tinha estas mãos sem força,/tão paradas e frias e mortas;/eu não tinha este coração que nem se mostra.///Eu não dei por esta mudança,/tão simples, tão certa, tão fácil:/// Em que espelho ficou perdida a minha face? //////////////// Aproveitando a deixa para dizer que em Santarém um dos mais belos logradouros, o PARQUE DA CIDADE, que completou nove anos no dia 28 de junho passado. Houve festa, parabéns a você e aquele bolo. Bela atitude dos responsáveis, que contaram com a presença dos nossos gestores municipais. O Parque tem sido um encontro de esporte, saúde e lazer, para grande parte da população que o procura a partir das 06 da manhã, até às vinte e uma horas, aproximadamente, para as mais diversas atividades.
Só lamento que as praças de esportes, ou as academias que ficam fora do Parque não tenham o mesmo tratamento, pela Secretaria responsável, como está tendo esta importante área de lazer da cidade que está quase tudo em bom estado de conservação e de uso.
A academia de fora do Parque está fechada para manutenção desde dezembro do ano passado- 2016. A academia da Praça das Flores está com três aparelhos quebrados, desde o final do ano, também, e, ainda não houve tempo, nesses seis meses de administração desses secretários a que elas estão sob a responsabilidade. A resposta sempre é: Está no Projeto.
No mesmo dia em que se festejava o aniversário do Parque da Cidade, uma emissora de Televisão local mostrava o abandono das mais diversas Praças de Santarém. A do Júlia, a do Skate, a Barão de Santarém, a da Matriz, a do São Raimundo – Centenário-, a da Bandeira, a Pe. Felipe Bettendorf, antiga Paulo Rodrigues dos Santos, a do Mirante – fora aquela que acabaram – A do Relógio – todas abandonadas e os brinquedos quebrados que nem as crianças são atraídas, para lá.
Um bom projeto seria “Dar vida às nossas Praças”. Que não têm muitos atrativos, nem para as crianças nem para os adultos, ou até mesmo para os aposentados, pelo menos para jogarem dominó. /////// Hoje no FLUMINENSE, a sexta da saudade, com PATRICK e banda, e a participação especial da Cantora SELMINHA, a partir das 22:30. Imperdível. E no próximo dia 07.07, a volta da banda RAÍZES DA TERRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *