Combate as hepatites virais é tema de ação da Prefeitura

Identificar, combater e orientar a população do município de Santarém quanto à prevenção das hepatites virais é o objetivo da ação que faz parte da programação do Julho Amarelo, promovido pela prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/ SAE).

Na quarta-feira (19), o CTA/SAE esteve no Rio Tapajós Shopping oferecendo aos frequentadores testes rápidos de hepatites B e C, distribuição de preservativos além de material educativo.

A ação iniciou às 16h e prosseguiu até às 22h.

ENCONTRO PROMOVE TROCA DE INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA “AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS”

Para conhecer mais a proposta do Programa de Agentes Ambientais Voluntários e a realidade ambiental de Santarém, a Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou na manhã de quarta-feira (19) no Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM) encontro com lideranças comunitárias.

Criado em dezembro de 2016, por meio da Lei Municipal Nº 20.130, o Programa tem a finalidade de propiciar a toda pessoa física ou jurídica, que preencha os requisitos necessários à participação voluntária, auxiliando o município em atividades de educação ambiental, proteção, preservação e conservação dos recursos naturais.

Segundo a coordenadora do CIAM, Sabrina Lima, esse foi um primeiro encontro para o levantamento de um diagnóstico da realidade ambiental de cada bairro, numa próxima etapa será realizada capacitação pelo Ministério Público Estadual (MPE).

“O principal papel do Agente Ambiental Voluntário deverá ser o de conversar com os infratores, orientando-os e antes de tudo sendo um educador ambiental. Os casos de constatação de infrações deverão ser repassados para a SEMMA que tomará as providências concernente a fiscalização”, ressaltou Sabrina Lima.

O cadastramento para Agente Ambiental está sendo feito por etapas e a SEMMA quer contar com as indicações de voluntários pelas presidências das associações de moradores dos bairros de Santarém.

Para ser Agente Ambiental Voluntário é necessário ter idoneidade ilibada e maior de 18 anos de idade.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *